O desenvolvimento da autonomia do estudante de guitarra através da experimentação lúdica nas primeiras fases da aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Eduardo Daniel Martins Baltar
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/28935
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino da Música
id RCAP_3cd4dabe6b7394af7871ce6f58d4a9c7
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28935
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O desenvolvimento da autonomia do estudante de guitarra através da experimentação lúdica nas primeiras fases da aprendizagemAutonomous classical guitar students through playful experimentation in basic music teaching78:372.878372.878:78787.61Relatório de estágio de mestrado em Ensino da MúsicaAo longo da nossa experiência contexto do ensino básico da música em regime articulado em Portugal, observamos a vigência de um conjunto de práticas educativas musicais baseadas na procura da máxima produtividade, uma tendência que actualmente goza de grande aceitação social. Na nossa opinião, estas práticas podem promover hábitos negativos que não proporcionam uma formação musical e humana completa, nem facilita a progressiva autonomia dos alunos. Tendo em consideração este facto, no presente trabalho pretendemos criar e testar um conjunto de estratégias educativas, baseadas no Teatro do Oprimido de Augusto Boal, que permita aos alunos, desenvolvendo quatro aspectos que julgamos fundamentais da aprendizagem musical, a saber: próprio percepção, imitação, memória e criatividade. O nosso objectivo principal é fomentar mecanismos para a autonomia utilizando ferramentas lúdicas originais e, através delas, lançar um olhar crítico sobre a relação que tem o estudante com o seu instrumento musical. Esperamos que estes jogos permitam complementar a formação tradicional do ensino da música centrada na leitura de partituras e no aprimoramento técnico e que possibilitem a ampliação do espectro de competências motorocognitivas trabalhadas na aula de Guitarra Clássica, facilitando a capacidade do estudante em tomar as suas próprias decisões. Com efeito, durante a nossa investigação, pudemos constatar elevados níveis de interesse, empenho e participação dos alunos na realização das tarefas propostas, assim como apreciar resultados positivos ligados ao domínio de ferramentas utilizadas para desenvolver as competências de imitação, memória e criatividade.Throughout our experience in the context of music teaching in Portugal, we observe the presence of a set of educational musical based on the search for maximum productivity, a trend that currently enjoys wide social acceptance. In our opinion, these practices can promote negative habits that do not provide a complete musical education and human nor facilitates the progressive autonomy of students. Taking this into account, in this paper we intend to create and test a set of educational strategies based on Theater of the Oppressed by Augusto Boal, enabling students to develop four aspects that we consider fundamental musical learning, namely: self perception , imitation , memory and creativity . Our main aim is to build autonomous procedures using original and entertaining tools and through them cast a critical eye on the relationship that the student has with his instrument. Hopefully these games may complement traditional training of music teaching centered on reading scores and technical improvement, enabling the expansion of the spectrum of cognitive skills worked in the classical guitar classroom, and making possible for the student to make his own choices. Indeed, during our investigation, we found high levels of interest, commitment and participation of students in all tasks, as well as visible and positive results linked to the domain of tools related to the development of the skills of imitation, memory and creativity.Abeijón, Ricardo Iván BarcelóUniversidade do MinhoSoares, Eduardo Daniel Martins Baltar20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/octet-streamapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/28935por201217015info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:26:19Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28935Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:20:44.556323Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento da autonomia do estudante de guitarra através da experimentação lúdica nas primeiras fases da aprendizagem
Autonomous classical guitar students through playful experimentation in basic music teaching
title O desenvolvimento da autonomia do estudante de guitarra através da experimentação lúdica nas primeiras fases da aprendizagem
spellingShingle O desenvolvimento da autonomia do estudante de guitarra através da experimentação lúdica nas primeiras fases da aprendizagem
Soares, Eduardo Daniel Martins Baltar
78:372.878
372.878:78
787.61
title_short O desenvolvimento da autonomia do estudante de guitarra através da experimentação lúdica nas primeiras fases da aprendizagem
title_full O desenvolvimento da autonomia do estudante de guitarra através da experimentação lúdica nas primeiras fases da aprendizagem
title_fullStr O desenvolvimento da autonomia do estudante de guitarra através da experimentação lúdica nas primeiras fases da aprendizagem
title_full_unstemmed O desenvolvimento da autonomia do estudante de guitarra através da experimentação lúdica nas primeiras fases da aprendizagem
title_sort O desenvolvimento da autonomia do estudante de guitarra através da experimentação lúdica nas primeiras fases da aprendizagem
author Soares, Eduardo Daniel Martins Baltar
author_facet Soares, Eduardo Daniel Martins Baltar
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abeijón, Ricardo Iván Barceló
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Eduardo Daniel Martins Baltar
dc.subject.por.fl_str_mv 78:372.878
372.878:78
787.61
topic 78:372.878
372.878:78
787.61
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino da Música
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/28935
url http://hdl.handle.net/1822/28935
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201217015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/octet-stream
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132671745458176