Estratégias transversais de compreensão na leitura: um estudo no 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Maria do Céu Fidalgo dos Santos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/8461
Resumo: O presente estudo visava determinar o contributo que o recurso a estratégias de leitura transversais poderá dar para um melhor desempenho de alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico em compreensão da leitura em vários domínios do saber. Com esta finalidade, procedeu-se à conceção e implementação de uma intervenção didática centrada no recurso a estratégias relacionadas com a formulação de hipóteses antes da leitura, a obtenção de informação durante a leitura e a confirmação/infirmação de hipóteses formuladas após a leitura. Foram também propostas tarefas que implicavam o uso da informação recolhida com diversas finalidades. As atividades previstas diziam respeito às áreas curriculares disciplinares de Língua Portuguesa e Estudo do Meio. Foram recolhidos dados relativos ao desempenho dos alunos nas duas áreas curriculares disciplinares, nos dois momentos da intervenção didática. A análise de conteúdo destes dados e a comparação dos resultados permitiu concluir que os alunos registaram melhoria em termos de compreensão na leitura, em diversos níveis, mas continuavam a revelar dificuldades na identificação das ideias principais dos textos lidos. Paralelamente, constatouse que a existência de conhecimentos prévios que é possível mobilizar influencia bastante o sucesso no recurso a estas estratégias de leitura.
id RCAP_005ba1e3bcdd08b0e0aaa8f45c513c45
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/8461
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias transversais de compreensão na leitura: um estudo no 1º ciclo do ensino básicoEnsino de línguasEnsino da língua materna - Ensino básico 1º ciclo - Aveiro (Portugal)Língua portuguesaEnsino da leituraEstratégias da aprendizagemO presente estudo visava determinar o contributo que o recurso a estratégias de leitura transversais poderá dar para um melhor desempenho de alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico em compreensão da leitura em vários domínios do saber. Com esta finalidade, procedeu-se à conceção e implementação de uma intervenção didática centrada no recurso a estratégias relacionadas com a formulação de hipóteses antes da leitura, a obtenção de informação durante a leitura e a confirmação/infirmação de hipóteses formuladas após a leitura. Foram também propostas tarefas que implicavam o uso da informação recolhida com diversas finalidades. As atividades previstas diziam respeito às áreas curriculares disciplinares de Língua Portuguesa e Estudo do Meio. Foram recolhidos dados relativos ao desempenho dos alunos nas duas áreas curriculares disciplinares, nos dois momentos da intervenção didática. A análise de conteúdo destes dados e a comparação dos resultados permitiu concluir que os alunos registaram melhoria em termos de compreensão na leitura, em diversos níveis, mas continuavam a revelar dificuldades na identificação das ideias principais dos textos lidos. Paralelamente, constatouse que a existência de conhecimentos prévios que é possível mobilizar influencia bastante o sucesso no recurso a estas estratégias de leitura.The foreseen study aimed to determine the role that the use of certain reading strategies could play in developing skills in reading comprehension in primary school students concerning various content areas. With this purpose, we conceived and applied a didactic intervention focused on tasks involving the use of certain reading strategies: producing strategies before reading, gathering information while reading and validating the hypotheses after reading. This intervention also included tasks promoting the use of knowledge gathered through reading with several purposes. This intervention concerned two content areas: mother tongue and sciences. We collected data on the performance of the primary school students that took part in this experiment, through the activities included in the didactic intervention. The content analysis of these data revealed that students revealed that the students had improved in reading comprehension, but still had some problems concerning the identification of main ideas in the texts. In parallel, we observed that previous knowledge on the subject played a main role on the use of these reading strategies.Universidade de Aveiro2012-05-07T09:33:01Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/8461porRodrigues, Maria do Céu Fidalgo dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:14:12Zoai:ria.ua.pt:10773/8461Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:45:34.681053Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias transversais de compreensão na leitura: um estudo no 1º ciclo do ensino básico
title Estratégias transversais de compreensão na leitura: um estudo no 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle Estratégias transversais de compreensão na leitura: um estudo no 1º ciclo do ensino básico
Rodrigues, Maria do Céu Fidalgo dos Santos
Ensino de línguas
Ensino da língua materna - Ensino básico 1º ciclo - Aveiro (Portugal)
Língua portuguesa
Ensino da leitura
Estratégias da aprendizagem
title_short Estratégias transversais de compreensão na leitura: um estudo no 1º ciclo do ensino básico
title_full Estratégias transversais de compreensão na leitura: um estudo no 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr Estratégias transversais de compreensão na leitura: um estudo no 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Estratégias transversais de compreensão na leitura: um estudo no 1º ciclo do ensino básico
title_sort Estratégias transversais de compreensão na leitura: um estudo no 1º ciclo do ensino básico
author Rodrigues, Maria do Céu Fidalgo dos Santos
author_facet Rodrigues, Maria do Céu Fidalgo dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Maria do Céu Fidalgo dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de línguas
Ensino da língua materna - Ensino básico 1º ciclo - Aveiro (Portugal)
Língua portuguesa
Ensino da leitura
Estratégias da aprendizagem
topic Ensino de línguas
Ensino da língua materna - Ensino básico 1º ciclo - Aveiro (Portugal)
Língua portuguesa
Ensino da leitura
Estratégias da aprendizagem
description O presente estudo visava determinar o contributo que o recurso a estratégias de leitura transversais poderá dar para um melhor desempenho de alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico em compreensão da leitura em vários domínios do saber. Com esta finalidade, procedeu-se à conceção e implementação de uma intervenção didática centrada no recurso a estratégias relacionadas com a formulação de hipóteses antes da leitura, a obtenção de informação durante a leitura e a confirmação/infirmação de hipóteses formuladas após a leitura. Foram também propostas tarefas que implicavam o uso da informação recolhida com diversas finalidades. As atividades previstas diziam respeito às áreas curriculares disciplinares de Língua Portuguesa e Estudo do Meio. Foram recolhidos dados relativos ao desempenho dos alunos nas duas áreas curriculares disciplinares, nos dois momentos da intervenção didática. A análise de conteúdo destes dados e a comparação dos resultados permitiu concluir que os alunos registaram melhoria em termos de compreensão na leitura, em diversos níveis, mas continuavam a revelar dificuldades na identificação das ideias principais dos textos lidos. Paralelamente, constatouse que a existência de conhecimentos prévios que é possível mobilizar influencia bastante o sucesso no recurso a estas estratégias de leitura.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011
2012-05-07T09:33:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/8461
url http://hdl.handle.net/10773/8461
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137507781115904