A inclusão de alunos de percurso curricular alternativo na escola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/94 |
Resumo: | Numa altura que em Portugal se defende a inclusão de crianças e jovens com NEE é importante que o professor do Ensino Básico, confrontado com as realidades educacionais utilize princípios metodológicos diversificados, isto é, que pratique a Diferenciação Pedagógica. Assim, na Escola Inclusiva é exigido aos docentes um papel mais dinamizador perante um vasto leque de competências e saberes. Não nos podemos descurar que, a Escola Inclusiva surgiu numa perspectiva de educação para Todos. Como tal, aplicam-se respostas adequadas a cada criança/jovem, relativamente ao seu nível de desempenho e aprendizagem, desenhando os programas que satisfaçam as necessidades educativas no seu próprio meio, não só superando as suas dificuldades, como também descobrindo talentos e desenvolvendo potencialidades. Desta forma a intervenção tem de ser construída a partir do conhecimento dos interesses e dos saberes, das dificuldades dos alunos e das causas que as originam e, ainda, das suas expectativas. Deste modo estabelecida propõe-se contribuir para que o professor, que continua a ser o principal dinamizador das estratégias e actividades dentro da sala de aula, consiga gerir as matérias curriculares a adquirir, os saberes já realizados, as expectativas dos alunos e os tempos a disponibilizar para tudo isto. Em suma, preconiza-se uma escola, na qual todos os alunos de uma mesma comunidade, sempre que possível, aprendam juntos, independentemente das diferenças e dificuldades individuais. |
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