Turmas de percurso curricular alternativo: um processo possivel de inclusão de jovens em risco?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valverde, Dulce Maria Rodrigues
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/2663
Resumo: Dissertação apresentada para a obtenção do Grau de Mestre em Ciências da Educação Especialidade em Educação e Desenvolvimento
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spelling Turmas de percurso curricular alternativo: um processo possivel de inclusão de jovens em risco?InsucessoAbandono escolarExclusãoMudançaInovaçãoInclusãoPercurso curricular alternativoDissertação apresentada para a obtenção do Grau de Mestre em Ciências da Educação Especialidade em Educação e DesenvolvimentoEste estudo apresenta-se como um contributo para a compreensão do processo de inclusão educativa de jovens em risco, integrados em turmas de Percurso Curricular Alternativo. Do ponto de vista do enquadramento teórico, o trabalho centrou-se nas temáticas/conceitos de educação inclusiva, insucesso e abandono escolar, mudança e inovação nas práticas lectivas. Esta investigação teve como finalidade conhecer as perspectivas de EE,Professores e Alunos em relação aos projectos de PCA. Quisemos saber como é que estes projectos contribuíram para a inclusão destes jovens na escola, conhecer sobre as mudanças operadas quer na prática lectiva quer nas atitudes, respectivamente dos professores e alunos,bem como clarificar as perspectivas de futuro dos alunos. Para atingir esta finalidade adoptou-se uma metodologia qualitativa com orientação interpretativa. Participaram no estudo alunos e professores que integravam turmas de PCA e respectivos EE, bem como a Psicóloga do SPO, todos pertencentes a uma escola do concelho de Almada. Os instrumentos mobilizados para recolha de dados foram documentos da escola, questionários de resposta fechada e de resposta aberta, realização de conversas informais e entrevistas a seis alunos. Os resultados parecem apontar para uma visão globalmente positiva por parte de EE, alunos e professores em relação aos projectos de PCA. Esta visão positiva está sistematicamente associada à forma como os alunos se apropriaram destes projectos e ao sucesso por eles alcançado, permitindo combater o abandono escolar e inferir do desejo e vontade por parte destes alunos em prosseguirem os seus estudos. Neste contexto, recorrer a este tipo de projectos pode ser um processo possível de inclusão de jovens em risco. Finalmente, o estudo sugere que mudar será a palavra-chave. A Educação Inclusiva, deverá ser o novo paradigma de escola organizada, em conformidade com um conjunto de valores de respeito, solidariedade, responsabilidade e qualidade para todos os alunos(Rodrigues 2000).FCT - UNLAlves, Mariana GaioRUNValverde, Dulce Maria Rodrigues2010-02-23T11:43:02Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/2663porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:32:57Zoai:run.unl.pt:10362/2663Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:15:15.992673Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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