Grelha de análise do papel das atividades laboratoriais dos manuais escolares de ciências na aprendizagem articulada de processos científicos e estratégias metacognitivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho da Silva, José Luís
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Carvalho, Maria Armanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/48332
Resumo: A perpetuação dos manuais escolares por sistemas educativos sucessivos e a relevância por eles assumida no ensino e aprendizagem justificam que sejam tomados recorrentemente e, em particular, após reformas educativas como objeto de avaliação e investigação. Importa acentuar um ensino das Ciências que não se limite ao conhecimento substantivo mas que valorize outras dimensões, nomeadamente, a aprendizagem de processos científicos e de estratégias metacognitivas. Estes pressupostos sustentam a construção de uma grelha que oriente a análise, tanto no contexto pedagógico como investigativo, da operacionalização dos processos científicos e de estratégias metacognitivas em atividades laboratoriais de manuais escolares e que se constitua como um referencial na conceção deste tipo de atividades por professores e autores de manuais escolares. A inclusão numa mesma grelha de processos científicos e estratégias metacognitivas justifica-se pelo contributo significativo das estratégias metacognitivas na aprendizagem e, consequentemente, na aprendizagem dos processos científicos. A grelha especifica várias vertentes dos processos científicos e das estratégias metacognitivas que, em conjunto, concorrem para a compreensão da sua natureza e para o desenvolvimento da capacidade de execução. Integra vários modos de operacionalização, concebidos em função da natureza do enfoque que podem assumir e do pressuposto das atividades laboratoriais como um meio promotor do desenvolvimento da autonomia dos alunos. A aplicação da grelha implica uma análise qualitativa mas também permite uma análise quantitativa do modo de operacionalização dos processos científicos e das estratégias metacognitivas e, consequentemente, a caracterização, acompanhada ou não do estabelecimento de tendências e regularidades, das atividades laboratoriais incluídas em manuais escolares.
id RCAP_c6a9228a830a4a2302dc09f1a5627aa1
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/48332
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Grelha de análise do papel das atividades laboratoriais dos manuais escolares de ciências na aprendizagem articulada de processos científicos e estratégias metacognitivasA grid for analysing the role of laboratory activities in science textbooks in the articulated learning of scientific processes and metacognitive strategiesManuais escolaresAtividades laboratoriaisProcessos científicosEstratégias metacognitivasTextbooksLaboratory activitiesScientific processesMetacognitive strategiesCiências Sociais::Ciências da EducaçãoA perpetuação dos manuais escolares por sistemas educativos sucessivos e a relevância por eles assumida no ensino e aprendizagem justificam que sejam tomados recorrentemente e, em particular, após reformas educativas como objeto de avaliação e investigação. Importa acentuar um ensino das Ciências que não se limite ao conhecimento substantivo mas que valorize outras dimensões, nomeadamente, a aprendizagem de processos científicos e de estratégias metacognitivas. Estes pressupostos sustentam a construção de uma grelha que oriente a análise, tanto no contexto pedagógico como investigativo, da operacionalização dos processos científicos e de estratégias metacognitivas em atividades laboratoriais de manuais escolares e que se constitua como um referencial na conceção deste tipo de atividades por professores e autores de manuais escolares. A inclusão numa mesma grelha de processos científicos e estratégias metacognitivas justifica-se pelo contributo significativo das estratégias metacognitivas na aprendizagem e, consequentemente, na aprendizagem dos processos científicos. A grelha especifica várias vertentes dos processos científicos e das estratégias metacognitivas que, em conjunto, concorrem para a compreensão da sua natureza e para o desenvolvimento da capacidade de execução. Integra vários modos de operacionalização, concebidos em função da natureza do enfoque que podem assumir e do pressuposto das atividades laboratoriais como um meio promotor do desenvolvimento da autonomia dos alunos. A aplicação da grelha implica uma análise qualitativa mas também permite uma análise quantitativa do modo de operacionalização dos processos científicos e das estratégias metacognitivas e, consequentemente, a caracterização, acompanhada ou não do estabelecimento de tendências e regularidades, das atividades laboratoriais incluídas em manuais escolares.The perpetuation of textbooks by successive educational systems and the relevance they attribute to them in the teaching and learning, justify, in particular, after educational reforms their recurrent consideration as an object of evaluation and research. It is important to emphasize a science teaching that is not limited to substantive knowledge but which also values other dimensions, namely learning scientific processes and metacognitive strategies. These assumptions support the construction of a grid that guides the analysis, both in the pedagogical and in the investigative context, of the operationalization of scientific processes and metacognitive strategies in laboratory activities of textbooks and that constitutes a reference in the conception of this type of activities by teachers and authors of textbooks. The inclusion in the grid of scientific processes and metacognitive strategies is justified by the significant contribution of metacognitive strategies in learning and, consequently, in the learning of scientific processes. The grid specifies several aspects of scientific processes and metacognitive strategies that together contribute to the understanding of their nature and to the development of performing ability. It integrates several modes of operationalization, conceived in function of the emphasis they can take and of the presupposition of the laboratory activities, as a facilitator medium of the development of students’ autonomy. The application of the grid implies a qualitative analysis as well as a quantitative analysis of the operationalization modes of the scientific processes and metacognitive strategies. Consequently, it allows a characterisation of the laboratory activities included in textbooks, and where tendencies and regularities may or may not be established.Este trabalho é financiado pelo CIEd - Centro de Investigação em Educação, projetos UID/CED/1661/2013 e UID/CED/1661/2016, Instituto de Educação, Universidade do Minho, através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PT.info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade Estadual do Norte do Paraná. Programa de Pós-Graduação em Ensino (UENP-PPGEN)Universidade do MinhoCoelho da Silva, José LuísCarvalho, Maria Armanda2017-122017-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/48332porCoelho da Silva, José Luís & Carvalho, Maria Armanda (2017). Grelha de análise do papel das atividades laboratoriais dos manuais escolares de Ciências na aprendizagem articulada de processos científicos e esratégias metacognitivas. REPPE - Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino, 1(2), pp. 3-30.2526-9542http://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1217info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-06T01:24:21Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/48332Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:26:24.640597Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Grelha de análise do papel das atividades laboratoriais dos manuais escolares de ciências na aprendizagem articulada de processos científicos e estratégias metacognitivas
A grid for analysing the role of laboratory activities in science textbooks in the articulated learning of scientific processes and metacognitive strategies
title Grelha de análise do papel das atividades laboratoriais dos manuais escolares de ciências na aprendizagem articulada de processos científicos e estratégias metacognitivas
spellingShingle Grelha de análise do papel das atividades laboratoriais dos manuais escolares de ciências na aprendizagem articulada de processos científicos e estratégias metacognitivas
Coelho da Silva, José Luís
Manuais escolares
Atividades laboratoriais
Processos científicos
Estratégias metacognitivas
Textbooks
Laboratory activities
Scientific processes
Metacognitive strategies
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Grelha de análise do papel das atividades laboratoriais dos manuais escolares de ciências na aprendizagem articulada de processos científicos e estratégias metacognitivas
title_full Grelha de análise do papel das atividades laboratoriais dos manuais escolares de ciências na aprendizagem articulada de processos científicos e estratégias metacognitivas
title_fullStr Grelha de análise do papel das atividades laboratoriais dos manuais escolares de ciências na aprendizagem articulada de processos científicos e estratégias metacognitivas
title_full_unstemmed Grelha de análise do papel das atividades laboratoriais dos manuais escolares de ciências na aprendizagem articulada de processos científicos e estratégias metacognitivas
title_sort Grelha de análise do papel das atividades laboratoriais dos manuais escolares de ciências na aprendizagem articulada de processos científicos e estratégias metacognitivas
author Coelho da Silva, José Luís
author_facet Coelho da Silva, José Luís
Carvalho, Maria Armanda
author_role author
author2 Carvalho, Maria Armanda
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho da Silva, José Luís
Carvalho, Maria Armanda
dc.subject.por.fl_str_mv Manuais escolares
Atividades laboratoriais
Processos científicos
Estratégias metacognitivas
Textbooks
Laboratory activities
Scientific processes
Metacognitive strategies
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Manuais escolares
Atividades laboratoriais
Processos científicos
Estratégias metacognitivas
Textbooks
Laboratory activities
Scientific processes
Metacognitive strategies
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A perpetuação dos manuais escolares por sistemas educativos sucessivos e a relevância por eles assumida no ensino e aprendizagem justificam que sejam tomados recorrentemente e, em particular, após reformas educativas como objeto de avaliação e investigação. Importa acentuar um ensino das Ciências que não se limite ao conhecimento substantivo mas que valorize outras dimensões, nomeadamente, a aprendizagem de processos científicos e de estratégias metacognitivas. Estes pressupostos sustentam a construção de uma grelha que oriente a análise, tanto no contexto pedagógico como investigativo, da operacionalização dos processos científicos e de estratégias metacognitivas em atividades laboratoriais de manuais escolares e que se constitua como um referencial na conceção deste tipo de atividades por professores e autores de manuais escolares. A inclusão numa mesma grelha de processos científicos e estratégias metacognitivas justifica-se pelo contributo significativo das estratégias metacognitivas na aprendizagem e, consequentemente, na aprendizagem dos processos científicos. A grelha especifica várias vertentes dos processos científicos e das estratégias metacognitivas que, em conjunto, concorrem para a compreensão da sua natureza e para o desenvolvimento da capacidade de execução. Integra vários modos de operacionalização, concebidos em função da natureza do enfoque que podem assumir e do pressuposto das atividades laboratoriais como um meio promotor do desenvolvimento da autonomia dos alunos. A aplicação da grelha implica uma análise qualitativa mas também permite uma análise quantitativa do modo de operacionalização dos processos científicos e das estratégias metacognitivas e, consequentemente, a caracterização, acompanhada ou não do estabelecimento de tendências e regularidades, das atividades laboratoriais incluídas em manuais escolares.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12
2017-12-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/48332
url https://hdl.handle.net/1822/48332
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Coelho da Silva, José Luís & Carvalho, Maria Armanda (2017). Grelha de análise do papel das atividades laboratoriais dos manuais escolares de Ciências na aprendizagem articulada de processos científicos e esratégias metacognitivas. REPPE - Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino, 1(2), pp. 3-30.
2526-9542
http://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1217
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Norte do Paraná. Programa de Pós-Graduação em Ensino (UENP-PPGEN)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Norte do Paraná. Programa de Pós-Graduação em Ensino (UENP-PPGEN)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132752261414912