Natureza e ensino da ciência: perspectivas, paradigmas, mitos e características: Investigando as concepções de ciência dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caetano, Henrique Manuel Fernandes
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/15735
Resumo: O presente estudo investiga as concepções de ciências de um grupo de professores e a possível relação entre essas mesmas concepções e uma eventual intenção de promover o seu desenvolvimento nos alunos. Participaram no estudo 10 professores de ciências leccionando junto de alunos com idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos de idade. Foi aplicado um questionário articulado com entrevistas individuais com o objetivo de investigar as concepções de ciências dos sujeitos em estudo, as possíveis origens de tais concepções e a eventual intenção, por parte do professor, de promover o desenvolvimento das mesmas nos alunos. Foram detectadas concepções reducionistas e dissonâncias pessoais mais ou menos marcantes junto da maioria dos sujeitos, oscilando estas entre o positivismo tradicional e as correntes relativistas mais modernas. Os professores que apresentaram concepções de ciência consideradas mais adequadas foram os mesmos que revelaram não ter intenção de condicionar o desenvolvimento das mesmas nos alunos. Os resultados do presente estudam justificam a implementação de medidas compensatórias adequadas ao nível da formação de professores, no que concerne a uma abordagem explícita e a uma discussão reflexiva acerca da temática das concepções de ciência. ***/ Abstract - This study examines teachers” conceptions on science and the possible relation between these conceptions and the eventual pretention to promote their development on the students. The participants were 10 science teachers, working near students with ages between 10 and 18 years old. A questionnaire coupled with individual interviews was used to assess participants” conceptions on science, the possible origins of such conceptions and the eventual teachers” intencions on promoting the development of appropriate conceptions on their students. The majority of participants held naïve and personal-dissonant views, between the traditional positivism and the newly relativism. The teachers who held more suitable conceptions, Were the same who showed no intention on conditioning their development on the students. The results of the present study support the effectiveness of explicit, reflective on science conceptions instruction.
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