O lugar das palavras na aula de língua materna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Carla Sofia
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/6586
Resumo: Esta comunicação pretende situar-nos no contexto pedagógico-didáctico de promoção da competência lexical, no âmbito da aula de Língua Materna. Reveste-se de suma importância que os professores e educadores conheçam os mecanismos através dos quais se opera o desenvolvimento conceptual e lexical e se sintam estimulados a criar na sala de aula situações que promovam esse mesmo desenvolvimento. Como falantes, as crianças alcançam o conhecimento de uma palavra pelo uso da palavra em contexto, o que significa que a riqueza e precisão lexicais são extremamente influenciadas pelo contexto sociocultural dos alunos. Devido ao facto de se apresentar fortemente determinada pelo meio, a vertente vocabular deve beneficiar de uma atitude pedagógica, por parte do professor, que conduza à ultrapassagem das diferenças baseadas nas assimetrias sociais e culturais dos alunos. Neste sentido, é fundamental traçar como objectivo educativo o desenvolvimento da competência lexical dos alunos, dando às palavras um lugar central na aula de Língua Materna, no sentido de transpor as barreiras limitadoras do acesso ao saber transdisciplinar e do desenvolvimento integral dos alunos. Ao longo desta comunicação, procuraremos reflectir sobre as seguintes questões: Qual é a importância do conhecimento lexical no sucesso escolar? O que significa saber uma palavra? O que a aula de Língua Materna pode fazer para desenvolver e enriquecer a competência lexical dos alunos? This communication aims to situate ourselves in the context of pedagogical and educational promotion of lexical competence, in the Native Language Lesson. It is of utmost importance that teachers and educators know the mechanisms through which operates the lexical and conceptual development and feel encouraged to create class situations that promote this development. As speakers, children come to know a word by using the word in context, which means that the lexical richness and accuracy are extremely influenced by the sociocultural context of the students. Due to the fact that it is strongly determined by the social environment, the vocabulary aspect should benefit from a teaching by the teacher, leading to bridging the differences based on social inequalities and cultural of students. Therefore, it is essential to trace the development of educational purpose lexical competence of students, giving a central place to the words in the Native Language Lesson, to overcome the barriers limiting access to disciplinary knowledge and development full of students. Throughout this communication, we aim to reflect on the following questions: What is the importance of lexical knowledge in school success? What does knowing a word? What the Native Language Lesson can do to develop and enhance the lexical competence of students?
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