Comunicação bilíngue entre alunos surdos e seus pais ouvintes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Andréia Maria dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10848
Resumo: Este trabalho teve como objetivo investigar a comunicação entre pais ouvintes e alunos surdos, tendo em vista a aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e seu impacto no relacionamento entre estes, bem como as demais implicações envolvidas neste processo relativas ao desenvolvimento do indivíduo surdo. A pesquisa situou a educação de surdos em uma perspectiva de comunicação bilíngue entre pais ouvintes e alunos surdos, buscou compreender como é a comunicação dos pais com seus filhos, os impasses encontrados para a aprendizagem de Libras e as relações e situações que envolvem esse processo dialógico e teve como objetivo geral discutir os fatores condicionantes aos pais ouvintes de alunos surdos quanto ao aprendizado da Libras. O estudo foi conduzido na Escola Municipal Arlete Rosa Castanho, localizada no município de Cabo Frio (RJ), uma escola especial para surdos que acolhe alunos oriundos do próprio município e de cidades adjacentes. Foi adotada a abordagem qualitativa, na modalidade estudo de caso, no qual foram entrevistados 10 pais de alunos e a Diretora da Instituição. As entrevistas foram submetidas a análise de conteúdo e triangulação dos dados. Como resultado foi constatado que a aprendizagem de Libras não se efetiva entre estes pais, problema influenciado por fatores como falta de disponibilidade, dificuldades motoras, dificuldades compreensivas, desinteresse e falta de envolvimento dos pais com a comunidade surda.
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