Diálogos sobre a escola e a educação bilíngue Libras/Português : olhares de surdos e ouvintes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618819 |
Resumo: | Orientador: Regina Maria de Souza |
id |
UNICAMP-30_eeec6ded01e379fe78ab3b25c0d8b7e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::881014 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Diálogos sobre a escola e a educação bilíngue Libras/Português : olhares de surdos e ouvintesDialogues about the school and bilingual education Libras/Portuguese : deaf and listeners looksSurdezEducação bilíngueLinguagemDisciplinaNormalizaçãoDeafnessBilingual educationLanguageDisciplineStandardizationOrientador: Regina Maria de SouzaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Apresento neste estudo, inicialmente, a constituição do projeto de educação bilíngue do Instituto Federal de Santa Catarina, campus São José. Procuro analisar como alunos surdos de uma turma do Curso de Ensino Médio Bilíngue Libras/Português e alunos ouvintes de uma turma de Ensino Médio significam a escola e como percebem o outro diferente ao seu grupo. Os dados foram obtidos através de entrevistas com quatro alunos surdos - com a participação da intérprete da língua de sinais - e quatro alunos ouvintes. Todas as entrevistas foram filmadas e realizadas individualmente com cada sujeito. Para a análise dos dados, foi realizada análise temática a partir das transcrições das entrevistas. Foram estabelecidas as seguintes categorias temáticas: Escola e estudo - para quê?; Imagem do professor; Concepção sobre a surdez, o estudar na mesma classe e a interação com o ouvinte. Teoricamente, as discussões dos dados consideraram a concepção histórico-cultural sobre língua(gem), os conceitos foucaultiano de poder disciplinar e norma, no que se refere aos mecanismos da criação dos normais e, consequentemente, dos excluídos. Os resultados indicam que, do ponto de vista do estudante, a escola é entendida como instituição normalizadora, mas, ao mesmo tempo, como lugar de humanização. Ela é percebida, pelos alunos ouvintes, como um espaço de disciplinamento e como uma etapa obrigatória e necessária para se certificar para o mundo do trabalho; e, para os alunos surdos a escola, que adota uma proposta bilíngue, representa um lugar onde ele podem se olhar como seres humanos que partilham uma língua comum e viva, fator necessário para o processo de subjetivação e para o sentimento de ser parte de uma comunidade mais ampla que a própria família.Abstract: I present in this study, initially, the constitution of the bilingual education project of the Instituto Federal de Santa Catarina, Unity São José. From this context, I analyze how a group of deaf students of the Course Bilingual High School and listeners students of a common class of high school mean the school and how they perceive the different one to their group. Data were obtained through interviews with four deaf and four hearing students. In the case of deaf students, we had the participation of the interpreter of sign language. All interviews were videotaped and conducted individually with each subject. For the treatment of data was performed thematic analysis of transcripts from the interviews. We defined the following thematic categories: School and study-for what?; Image of the teacher ;Design about deafness, the study in the same class and interaction with the listener. Theoretically discussions of the data were performed considering the cultural-historical conception of language, Foucault's concepts of disciplinary power and rule in relation to the mechanisms of creation of the normal and, consequently, the excluded. The results indicate that, from the stand point of the student, the school is understood as a normative institution, but at the same time as a place of humanization. While to the hearing students the school is perceived as an area of discipline and a mandatory and necessary step to certificate to the world of work, for the deaf students the school, which adopts a bilingual proposal, represents a place where they can look themselves as human beings who share a common and lively language, a factor necessary for the process of subjectivation and to the feeling of being part of a broader community than the family itself.MestradoPsicologia EducacionalMestre em Educação[s.n.]Souza, Regina Maria de, 1957-Gallo, Silvio Donizetti de OliveiraMachado, Paulo CesarSoligo, Ângela FátimaFilordi, AlexandreUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASHahn, Rosimêri Schuck Schmidt, 1966-2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf211 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618819HAHN, Rosimêri Schuck Schmidt. Diálogos sobre a escola e a educação bilíngue Libras/Português: olhares de surdos e ouvintes. 2012. 211 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618819. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/881014porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:47:34Zoai::881014Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:47:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diálogos sobre a escola e a educação bilíngue Libras/Português : olhares de surdos e ouvintes Dialogues about the school and bilingual education Libras/Portuguese : deaf and listeners looks |
title |
Diálogos sobre a escola e a educação bilíngue Libras/Português : olhares de surdos e ouvintes |
spellingShingle |
Diálogos sobre a escola e a educação bilíngue Libras/Português : olhares de surdos e ouvintes Hahn, Rosimêri Schuck Schmidt, 1966- Surdez Educação bilíngue Linguagem Disciplina Normalização Deafness Bilingual education Language Discipline Standardization |
title_short |
Diálogos sobre a escola e a educação bilíngue Libras/Português : olhares de surdos e ouvintes |
title_full |
Diálogos sobre a escola e a educação bilíngue Libras/Português : olhares de surdos e ouvintes |
title_fullStr |
Diálogos sobre a escola e a educação bilíngue Libras/Português : olhares de surdos e ouvintes |
title_full_unstemmed |
Diálogos sobre a escola e a educação bilíngue Libras/Português : olhares de surdos e ouvintes |
title_sort |
Diálogos sobre a escola e a educação bilíngue Libras/Português : olhares de surdos e ouvintes |
author |
Hahn, Rosimêri Schuck Schmidt, 1966- |
author_facet |
Hahn, Rosimêri Schuck Schmidt, 1966- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Souza, Regina Maria de, 1957- Gallo, Silvio Donizetti de Oliveira Machado, Paulo Cesar Soligo, Ângela Fátima Filordi, Alexandre Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hahn, Rosimêri Schuck Schmidt, 1966- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Surdez Educação bilíngue Linguagem Disciplina Normalização Deafness Bilingual education Language Discipline Standardization |
topic |
Surdez Educação bilíngue Linguagem Disciplina Normalização Deafness Bilingual education Language Discipline Standardization |
description |
Orientador: Regina Maria de Souza |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618819 HAHN, Rosimêri Schuck Schmidt. Diálogos sobre a escola e a educação bilíngue Libras/Português: olhares de surdos e ouvintes. 2012. 211 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618819. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618819 |
identifier_str_mv |
HAHN, Rosimêri Schuck Schmidt. Diálogos sobre a escola e a educação bilíngue Libras/Português: olhares de surdos e ouvintes. 2012. 211 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618819. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/881014 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 211 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189087312084992 |