A organização da discussão nas aulas de matemática na Prática de Ensino Supervisionada: Um estudo no 1.º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Raquel Alexandra Pereira da
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Rodrigues, Margarida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/6884
Resumo: Este artigo apresenta um estudo realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do último ano do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo. A investigação centra-se na fase de discussão das aulas de ensino exploratório da matemática, e teve como objetivo analisar o modo mais proveitoso de selecionar e sequenciar as apresentações dos alunos e conhecer o impacto desta fase no desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas dos alunos. O artigo foca-se na análise da forma como a professora estagiária selecionou e sequenciou as resoluções dos alunos de uma tarefa envolvendo a subtração com o suporte da reta numérica. Foi adotada uma metodologia de natureza qualitativa, tendo sido usadas a observação participante e a análise documental como técnicas de recolha de dados. A investigação permitiu concluir que (i) as discussões no ensino exploratório da matemática foram cuidadosa e intencionalmente orientadas pela professora estagiária, a qual selecionou as resoluções que permitissem esclarecer ideias matemáticas importantes e sequenciou-as de modo a permitir que todos compreendessem o que era discutido, e (ii) essa fase conduziu à sistematização das ideias, conceitos ou procedimentos visados nos objetivos da aula. Por sua vez, os alunos foram levados a esclarecer continuamente os seus conhecimentos intuitivos e a contribuir para a clarificação das ideias dos pares, refletindo.
id RCAP_c6f9f13ee9e1bb6841badc279c1bbbf8
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6884
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A organização da discussão nas aulas de matemática na Prática de Ensino Supervisionada: Um estudo no 1.º ano de escolaridadeThe organization of the discussion in mathematics classroom in Supervised Teaching Practice: A study in 1st GradeLa organización de la discusión en las clases de matemáticas en la Práctica Docente Supervisada: Un estudio en el primer añoEnsino exploratório da matemáticaDiscussão matemáticaSubtraçãoReta numéricaMathematics historyHistory in comicsCurriculum theoriesEste artigo apresenta um estudo realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do último ano do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo. A investigação centra-se na fase de discussão das aulas de ensino exploratório da matemática, e teve como objetivo analisar o modo mais proveitoso de selecionar e sequenciar as apresentações dos alunos e conhecer o impacto desta fase no desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas dos alunos. O artigo foca-se na análise da forma como a professora estagiária selecionou e sequenciou as resoluções dos alunos de uma tarefa envolvendo a subtração com o suporte da reta numérica. Foi adotada uma metodologia de natureza qualitativa, tendo sido usadas a observação participante e a análise documental como técnicas de recolha de dados. A investigação permitiu concluir que (i) as discussões no ensino exploratório da matemática foram cuidadosa e intencionalmente orientadas pela professora estagiária, a qual selecionou as resoluções que permitissem esclarecer ideias matemáticas importantes e sequenciou-as de modo a permitir que todos compreendessem o que era discutido, e (ii) essa fase conduziu à sistematização das ideias, conceitos ou procedimentos visados nos objetivos da aula. Por sua vez, os alunos foram levados a esclarecer continuamente os seus conhecimentos intuitivos e a contribuir para a clarificação das ideias dos pares, refletindo.Abstract This article presents a study carried out under the Supervised Teaching Practice of the last year of the Master in Teaching in the 1st and 2nd Cycles of Basic Education. The research focuses on the discussion phase of the exploratory teaching classes in mathematics, and aimed to analyze the most profitable way to select and sequence the students' presentations and know the impact of this phase in the development of students' problem-solving ability. The article focuses on the analysis of how the trainee teacher selected and sequenced the resolutions of students in a task involving subtraction with the number line support. It was adopted a qualitative methodology and the data collection techniques were participant observation and document analysis. We concluded that (i) the discussions in exploratory teaching mathematics were carefully and deliberately targeted by the trainee teacher, which selected the resolutions to clarify important mathematical ideas and sequenced them in order to allow everyone understand what was discussed and (ii) this phase led to the systematization of ideas, concepts or procedures referred to in the lesson objectives. In turn, the students were taken to continually clarify their intuitive knowledge and to contribute to the clarification of ideas of their classmates, reflecting.Educação e Fronteiras On-LineRCIPLSilva, Raquel Alexandra Pereira daRodrigues, Margarida2017-03-23T11:12:44Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/6884porSilva, R., & Rodrigues, M. (2016). A organização da discussão nas aulas de matemática na Prática de Ensino Supervisionada: Um estudo no 1.º ano de escolaridade. Educação e Fronteiras On-Line, 6(17), 114-131.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:52:13Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6884Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:15:56.966089Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A organização da discussão nas aulas de matemática na Prática de Ensino Supervisionada: Um estudo no 1.º ano de escolaridade
The organization of the discussion in mathematics classroom in Supervised Teaching Practice: A study in 1st Grade
La organización de la discusión en las clases de matemáticas en la Práctica Docente Supervisada: Un estudio en el primer año
title A organização da discussão nas aulas de matemática na Prática de Ensino Supervisionada: Um estudo no 1.º ano de escolaridade
spellingShingle A organização da discussão nas aulas de matemática na Prática de Ensino Supervisionada: Um estudo no 1.º ano de escolaridade
Silva, Raquel Alexandra Pereira da
Ensino exploratório da matemática
Discussão matemática
Subtração
Reta numérica
Mathematics history
History in comics
Curriculum theories
title_short A organização da discussão nas aulas de matemática na Prática de Ensino Supervisionada: Um estudo no 1.º ano de escolaridade
title_full A organização da discussão nas aulas de matemática na Prática de Ensino Supervisionada: Um estudo no 1.º ano de escolaridade
title_fullStr A organização da discussão nas aulas de matemática na Prática de Ensino Supervisionada: Um estudo no 1.º ano de escolaridade
title_full_unstemmed A organização da discussão nas aulas de matemática na Prática de Ensino Supervisionada: Um estudo no 1.º ano de escolaridade
title_sort A organização da discussão nas aulas de matemática na Prática de Ensino Supervisionada: Um estudo no 1.º ano de escolaridade
author Silva, Raquel Alexandra Pereira da
author_facet Silva, Raquel Alexandra Pereira da
Rodrigues, Margarida
author_role author
author2 Rodrigues, Margarida
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Raquel Alexandra Pereira da
Rodrigues, Margarida
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino exploratório da matemática
Discussão matemática
Subtração
Reta numérica
Mathematics history
History in comics
Curriculum theories
topic Ensino exploratório da matemática
Discussão matemática
Subtração
Reta numérica
Mathematics history
History in comics
Curriculum theories
description Este artigo apresenta um estudo realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do último ano do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo. A investigação centra-se na fase de discussão das aulas de ensino exploratório da matemática, e teve como objetivo analisar o modo mais proveitoso de selecionar e sequenciar as apresentações dos alunos e conhecer o impacto desta fase no desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas dos alunos. O artigo foca-se na análise da forma como a professora estagiária selecionou e sequenciou as resoluções dos alunos de uma tarefa envolvendo a subtração com o suporte da reta numérica. Foi adotada uma metodologia de natureza qualitativa, tendo sido usadas a observação participante e a análise documental como técnicas de recolha de dados. A investigação permitiu concluir que (i) as discussões no ensino exploratório da matemática foram cuidadosa e intencionalmente orientadas pela professora estagiária, a qual selecionou as resoluções que permitissem esclarecer ideias matemáticas importantes e sequenciou-as de modo a permitir que todos compreendessem o que era discutido, e (ii) essa fase conduziu à sistematização das ideias, conceitos ou procedimentos visados nos objetivos da aula. Por sua vez, os alunos foram levados a esclarecer continuamente os seus conhecimentos intuitivos e a contribuir para a clarificação das ideias dos pares, refletindo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2017-03-23T11:12:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/6884
url http://hdl.handle.net/10400.21/6884
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Silva, R., & Rodrigues, M. (2016). A organização da discussão nas aulas de matemática na Prática de Ensino Supervisionada: Um estudo no 1.º ano de escolaridade. Educação e Fronteiras On-Line, 6(17), 114-131.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação e Fronteiras On-Line
publisher.none.fl_str_mv Educação e Fronteiras On-Line
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133418982735872