Evolução do ensino técnico e profissional em S. Tomé e Príncipe escola técnica de formação profissional/centro politécnico (1988-2014)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/25449 |
Resumo: | O Ensino Técnico-Profissional constitui uma das dimensões que melhor evidencia as inter-relações de outros sistemas educativos, este reveste-se cada vez mais de utilidade como elemento estratégico para a sociedade contemporânea repleta de grandes transformações, como é o caso de S. Tomé e Príncipe. A sua grandeza, quer em termos conceptuais, quer nas suas práticas, é vasta e complexa, não se restringindo, portanto, a uma compreensão linear, que apenas exercita o formando para a empregabilidade, nem a uma visão reducionista, que pretende meramente preparar o futuro profissional para executar tarefas instrumentais. A metodologia utilizada para a elaboração do trabalho foi de natureza, fundamentalmente, qualitativa não-experimental podendo quanto à finalidade ser classificada como estudo de caso descritivo e explicativa, embora se trabalhem, também dados de natureza quantitativa nomeadamente: actas, memorando, leis, decretos-lei, etc. Assim, podemos concluir que este ensino deverá ser concebido como um processo de construção social que qualifica o formando e o instrui em bases científicas para compreender a tecnologia como produção do ser social, que estabelece relações sócio históricas e culturais. A formação técnico-profissional concentra-se numa perspectiva de envolver o domínio teórico e prático explicitando desta maneira que o saber saber e o saber fazer se articulem com o processo produtivo; EVOLUTION OF TECHNICAL AND PROFESSIONAL EDUCATION IN S.TOMÉ AND PRÍNCIPE VOCATIONAL SCHOOL / POLYTECHNIC CENTER (1988-2014) ABSTRACT: The Vocational Education is one of educational dimensions that best represent the interconnectivity between Educational Systems. As a strategic element for the society, nowadays, Vocational Education becomes more and more important for the growth of our country, which faces now significant processes of transformation on a daily basis. It is a vast and complex issue, whether considering its conceptual or practical approaches. Vocational education does a lot more. It combines a wide variety of issues, and not only the linear comprehension process, that prepares a professional, making them able to operate instruments tools on the job site. Thus, this teaching should be conceived as a process of social construction that qualifies the trainee and instructs him on a scientific basis to understand technology as a production of the social being, which establishes socio-historical and cultural relations. The technical-vocational training focuses on a perspective of involving the theoretical and practical domain, explaining in this way that knowledge and know-how are linked to the productive process. The methodology used for the elaboration of this work was essentially non-experimental qualitative, being able to be classified as a descriptive and explanatory case study, although quantitative data are also used. |
id |
RCAP_c70455186721dac058078d9cba6a14d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/25449 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Evolução do ensino técnico e profissional em S. Tomé e Príncipe escola técnica de formação profissional/centro politécnico (1988-2014)Formação profissionalEscola Técnico-ProfissionalFormandosEvolução do Ensino ProfissionalVocational TrainingSchool of Vocational EducationTraineesDevelopmentO Ensino Técnico-Profissional constitui uma das dimensões que melhor evidencia as inter-relações de outros sistemas educativos, este reveste-se cada vez mais de utilidade como elemento estratégico para a sociedade contemporânea repleta de grandes transformações, como é o caso de S. Tomé e Príncipe. A sua grandeza, quer em termos conceptuais, quer nas suas práticas, é vasta e complexa, não se restringindo, portanto, a uma compreensão linear, que apenas exercita o formando para a empregabilidade, nem a uma visão reducionista, que pretende meramente preparar o futuro profissional para executar tarefas instrumentais. A metodologia utilizada para a elaboração do trabalho foi de natureza, fundamentalmente, qualitativa não-experimental podendo quanto à finalidade ser classificada como estudo de caso descritivo e explicativa, embora se trabalhem, também dados de natureza quantitativa nomeadamente: actas, memorando, leis, decretos-lei, etc. Assim, podemos concluir que este ensino deverá ser concebido como um processo de construção social que qualifica o formando e o instrui em bases científicas para compreender a tecnologia como produção do ser social, que estabelece relações sócio históricas e culturais. A formação técnico-profissional concentra-se numa perspectiva de envolver o domínio teórico e prático explicitando desta maneira que o saber saber e o saber fazer se articulem com o processo produtivo; EVOLUTION OF TECHNICAL AND PROFESSIONAL EDUCATION IN S.TOMÉ AND PRÍNCIPE VOCATIONAL SCHOOL / POLYTECHNIC CENTER (1988-2014) ABSTRACT: The Vocational Education is one of educational dimensions that best represent the interconnectivity between Educational Systems. As a strategic element for the society, nowadays, Vocational Education becomes more and more important for the growth of our country, which faces now significant processes of transformation on a daily basis. It is a vast and complex issue, whether considering its conceptual or practical approaches. Vocational education does a lot more. It combines a wide variety of issues, and not only the linear comprehension process, that prepares a professional, making them able to operate instruments tools on the job site. Thus, this teaching should be conceived as a process of social construction that qualifies the trainee and instructs him on a scientific basis to understand technology as a production of the social being, which establishes socio-historical and cultural relations. The technical-vocational training focuses on a perspective of involving the theoretical and practical domain, explaining in this way that knowledge and know-how are linked to the productive process. The methodology used for the elaboration of this work was essentially non-experimental qualitative, being able to be classified as a descriptive and explanatory case study, although quantitative data are also used.Universidade de Évora2019-04-03T14:12:35Z2019-04-032019-01-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/25449http://hdl.handle.net/10174/25449TID:202210090porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoadybega@hotmail.com229Gama, Adelaide Isabel da Silva Paraíso Salvadorinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:19:17Zoai:dspace.uevora.pt:10174/25449Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:15:54.106542Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Evolução do ensino técnico e profissional em S. Tomé e Príncipe escola técnica de formação profissional/centro politécnico (1988-2014) |
title |
Evolução do ensino técnico e profissional em S. Tomé e Príncipe escola técnica de formação profissional/centro politécnico (1988-2014) |
spellingShingle |
Evolução do ensino técnico e profissional em S. Tomé e Príncipe escola técnica de formação profissional/centro politécnico (1988-2014) Gama, Adelaide Isabel da Silva Paraíso Salvador Formação profissional Escola Técnico-Profissional Formandos Evolução do Ensino Profissional Vocational Training School of Vocational Education Trainees Development |
title_short |
Evolução do ensino técnico e profissional em S. Tomé e Príncipe escola técnica de formação profissional/centro politécnico (1988-2014) |
title_full |
Evolução do ensino técnico e profissional em S. Tomé e Príncipe escola técnica de formação profissional/centro politécnico (1988-2014) |
title_fullStr |
Evolução do ensino técnico e profissional em S. Tomé e Príncipe escola técnica de formação profissional/centro politécnico (1988-2014) |
title_full_unstemmed |
Evolução do ensino técnico e profissional em S. Tomé e Príncipe escola técnica de formação profissional/centro politécnico (1988-2014) |
title_sort |
Evolução do ensino técnico e profissional em S. Tomé e Príncipe escola técnica de formação profissional/centro politécnico (1988-2014) |
author |
Gama, Adelaide Isabel da Silva Paraíso Salvador |
author_facet |
Gama, Adelaide Isabel da Silva Paraíso Salvador |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gama, Adelaide Isabel da Silva Paraíso Salvador |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação profissional Escola Técnico-Profissional Formandos Evolução do Ensino Profissional Vocational Training School of Vocational Education Trainees Development |
topic |
Formação profissional Escola Técnico-Profissional Formandos Evolução do Ensino Profissional Vocational Training School of Vocational Education Trainees Development |
description |
O Ensino Técnico-Profissional constitui uma das dimensões que melhor evidencia as inter-relações de outros sistemas educativos, este reveste-se cada vez mais de utilidade como elemento estratégico para a sociedade contemporânea repleta de grandes transformações, como é o caso de S. Tomé e Príncipe. A sua grandeza, quer em termos conceptuais, quer nas suas práticas, é vasta e complexa, não se restringindo, portanto, a uma compreensão linear, que apenas exercita o formando para a empregabilidade, nem a uma visão reducionista, que pretende meramente preparar o futuro profissional para executar tarefas instrumentais. A metodologia utilizada para a elaboração do trabalho foi de natureza, fundamentalmente, qualitativa não-experimental podendo quanto à finalidade ser classificada como estudo de caso descritivo e explicativa, embora se trabalhem, também dados de natureza quantitativa nomeadamente: actas, memorando, leis, decretos-lei, etc. Assim, podemos concluir que este ensino deverá ser concebido como um processo de construção social que qualifica o formando e o instrui em bases científicas para compreender a tecnologia como produção do ser social, que estabelece relações sócio históricas e culturais. A formação técnico-profissional concentra-se numa perspectiva de envolver o domínio teórico e prático explicitando desta maneira que o saber saber e o saber fazer se articulem com o processo produtivo; EVOLUTION OF TECHNICAL AND PROFESSIONAL EDUCATION IN S.TOMÉ AND PRÍNCIPE VOCATIONAL SCHOOL / POLYTECHNIC CENTER (1988-2014) ABSTRACT: The Vocational Education is one of educational dimensions that best represent the interconnectivity between Educational Systems. As a strategic element for the society, nowadays, Vocational Education becomes more and more important for the growth of our country, which faces now significant processes of transformation on a daily basis. It is a vast and complex issue, whether considering its conceptual or practical approaches. Vocational education does a lot more. It combines a wide variety of issues, and not only the linear comprehension process, that prepares a professional, making them able to operate instruments tools on the job site. Thus, this teaching should be conceived as a process of social construction that qualifies the trainee and instructs him on a scientific basis to understand technology as a production of the social being, which establishes socio-historical and cultural relations. The technical-vocational training focuses on a perspective of involving the theoretical and practical domain, explaining in this way that knowledge and know-how are linked to the productive process. The methodology used for the elaboration of this work was essentially non-experimental qualitative, being able to be classified as a descriptive and explanatory case study, although quantitative data are also used. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-03T14:12:35Z 2019-04-03 2019-01-23T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/25449 http://hdl.handle.net/10174/25449 TID:202210090 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/25449 |
identifier_str_mv |
TID:202210090 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação adybega@hotmail.com 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136640903413760 |