Evolução do ensino técnico e profissional em S. Tomé e Príncipe escola técnica de formação profissional/centro politécnico (1988-2014)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gama, Adelaide Isabel da Silva Paraíso Salvador
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/25449
Resumo: O Ensino Técnico-Profissional constitui uma das dimensões que melhor evidencia as inter-relações de outros sistemas educativos, este reveste-se cada vez mais de utilidade como elemento estratégico para a sociedade contemporânea repleta de grandes transformações, como é o caso de S. Tomé e Príncipe. A sua grandeza, quer em termos conceptuais, quer nas suas práticas, é vasta e complexa, não se restringindo, portanto, a uma compreensão linear, que apenas exercita o formando para a empregabilidade, nem a uma visão reducionista, que pretende meramente preparar o futuro profissional para executar tarefas instrumentais. A metodologia utilizada para a elaboração do trabalho foi de natureza, fundamentalmente, qualitativa não-experimental podendo quanto à finalidade ser classificada como estudo de caso descritivo e explicativa, embora se trabalhem, também dados de natureza quantitativa nomeadamente: actas, memorando, leis, decretos-lei, etc. Assim, podemos concluir que este ensino deverá ser concebido como um processo de construção social que qualifica o formando e o instrui em bases científicas para compreender a tecnologia como produção do ser social, que estabelece relações sócio históricas e culturais. A formação técnico-profissional concentra-se numa perspectiva de envolver o domínio teórico e prático explicitando desta maneira que o saber saber e o saber fazer se articulem com o processo produtivo; EVOLUTION OF TECHNICAL AND PROFESSIONAL EDUCATION IN S.TOMÉ AND PRÍNCIPE VOCATIONAL SCHOOL / POLYTECHNIC CENTER (1988-2014) ABSTRACT: The Vocational Education is one of educational dimensions that best represent the interconnectivity between Educational Systems. As a strategic element for the society, nowadays, Vocational Education becomes more and more important for the growth of our country, which faces now significant processes of transformation on a daily basis. It is a vast and complex issue, whether considering its conceptual or practical approaches. Vocational education does a lot more. It combines a wide variety of issues, and not only the linear comprehension process, that prepares a professional, making them able to operate instruments tools on the job site. Thus, this teaching should be conceived as a process of social construction that qualifies the trainee and instructs him on a scientific basis to understand technology as a production of the social being, which establishes socio-historical and cultural relations. The technical-vocational training focuses on a perspective of involving the theoretical and practical domain, explaining in this way that knowledge and know-how are linked to the productive process. The methodology used for the elaboration of this work was essentially non-experimental qualitative, being able to be classified as a descriptive and explanatory case study, although quantitative data are also used.
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