Gestão de enfermagem
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.29352/mill0211.08.00264 |
Resumo: | Introdução: A segurança em saúde tem ganho especial destaque devido aos dados preocupantes que têm sido revelados. Altos padrões de segurança não se alcançam sem o envolvimento de Enfermeiros gestores. Objetivos: Conhecer as estratégias dos enfermeiros gestores para garantir a segurança dos clientes e enfermeiros num serviço hospitalar. Métodos: Estudo qualitativo interpretativo com recurso a entrevista semiestruturada a 14 enfermeiros gestores de um hospital da região centro de Portugal, com amostragem por conveniência. Realizada análise de conteúdo com recurso à metodologia de Bardin e ao software Atlas.ti. Resultados: Foram identificadas vinte categorias, das quais se destacam Discussão em Equipa, Reforço da Equipa, Distribuição do Plano de Trabalho, Formação, Sensibilização, Supervisão. De referir que, do total de categorias, dez dizem respeito à segurança do cliente e enfermeiro, nove em exclusivo com a segurança do cliente e uma à segurança do enfermeiro. Conclusões: Verifica-se que as estratégias de gestão da segurança são predominantemente globais, evidente na coincidência de categorias entre estratégias para segurança de utentes e profissionais. As estratégias para a segurança do cliente superam em número as estratégias para os enfermeiros. Os participantes demonstraram conhecimento de algumas das principais recomendações estratégias da Organização Mundial de Saúde Palavras-chave: Cuidados de enfermagem; Segurança do paciente; Gestão da segurança; Riscos ocupacionais |
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Gestão de enfermagemEstión de enfermeríaGestão de enfermagemLife and Healthcare SciencesIntrodução: A segurança em saúde tem ganho especial destaque devido aos dados preocupantes que têm sido revelados. Altos padrões de segurança não se alcançam sem o envolvimento de Enfermeiros gestores. Objetivos: Conhecer as estratégias dos enfermeiros gestores para garantir a segurança dos clientes e enfermeiros num serviço hospitalar. Métodos: Estudo qualitativo interpretativo com recurso a entrevista semiestruturada a 14 enfermeiros gestores de um hospital da região centro de Portugal, com amostragem por conveniência. Realizada análise de conteúdo com recurso à metodologia de Bardin e ao software Atlas.ti. Resultados: Foram identificadas vinte categorias, das quais se destacam Discussão em Equipa, Reforço da Equipa, Distribuição do Plano de Trabalho, Formação, Sensibilização, Supervisão. De referir que, do total de categorias, dez dizem respeito à segurança do cliente e enfermeiro, nove em exclusivo com a segurança do cliente e uma à segurança do enfermeiro. Conclusões: Verifica-se que as estratégias de gestão da segurança são predominantemente globais, evidente na coincidência de categorias entre estratégias para segurança de utentes e profissionais. As estratégias para a segurança do cliente superam em número as estratégias para os enfermeiros. Os participantes demonstraram conhecimento de algumas das principais recomendações estratégias da Organização Mundial de Saúde Palavras-chave: Cuidados de enfermagem; Segurança do paciente; Gestão da segurança; Riscos ocupacionaisIntroduction: Health safety has gained special prominence due to the worrying data that has been revealed. High safety standards are not achieved without the involvement of nurse managers. Objetives: Know the strategies of nurse managers to ensure the safety of clients and nurses in a hospital service. Methods: Qualitative interpretative study using semi-structured interviews with 14 nurse managers of a hospital in central Portugal, with convenience sampling. Performed content analysis using Bardin methodology and Atlas.ti software. Results: Twenty categories were identified, such as Team Discussion, Team Reinforcement, Work Plan Distribution, Training, Awareness Raising, Supervision. Of the total of categories, ten relate to client and nurse safety, nine exclusively to client safety and one to nurse safety. Conclusion: Safety management strategies are predominantly global, evident in the coincidence of categories between user and professional safety strategies. The strategies for client safety outnumber the strategies for nurses. Participants demonstrated knowledge of some of the World Health Organization's key strategic recommendations. Keywords: Nursing Care; Patient Safety; Safety Management; Occupational RisksIntroducción: la seguridad de la salud ha adquirido especial importancia debido a los datos preocupantes que se han revelado. No se alcanzan altos estándares de seguridad sin la participación de enfermeras gerentes. Objetivos: Conocer las estrategias de los gerentes de enfermería para garantizar la seguridad de los clientes y enfermeras en un servicio hospitalario. Métodos: Estudio interpretativo cualitativo utilizando entrevistas semiestructuradas con 14 enfermeras gerentes de un hospital en el centro de Portugal, con muestreo de conveniencia. Análisis de contenido realizado utilizando la metodología Bardin y el software Atlas.ti. Resultados: Se identificaron veinte categorías, tales como Discusión del equipo, Refuerzo del equipo, Distribución del plan de trabajo, Capacitación, Sensibilización, Supervisión. Del total de categorías, diez se refieren a la seguridad del cliente y la enfermera, nueve exclusivamente a la seguridad del cliente y una a la seguridad de la enfermera. Conclusións: Las estrategias de gestión de seguridad son predominantemente globales, evidentes en la coincidencia de categorías entre las estrategias de seguridad de usuario y profesionales. Las estrategias para la seguridad del cliente superan en número a las estrategias para las enfermeras. Los participantes demostraron conocimiento de algunas de las recomendaciones estratégicas clave de la Organización Mundial de la Salud. Palabras Clave: Cuidado de enfermería; Seguridad del paciente; Gestión de la seguridad; Riesgos laboralesPolytechnic Institute of Viseu (IPV)2020-01-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.29352/mill0211.08.00264por1647-662X0873-3015Correia, TâniaMartins, Maria ManuelaForte, Elaine Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T15:01:52Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/18784Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:29:28.425900Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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