Clima e cultura organizacional na gestão democrática: um estudo de caso no centro de ensino Vinícius de Moraes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Deborah Medeiros de Ataíde
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/6894
Resumo: O Clima e a Cultura organizacional estão inseridos no contexto de qualquer organização escolar, sendo influenciados pelo tipo de gestão realizada. O objetivo do estudo foi compreender como a gestão democrática influencia o clima e a cultura organizacional no Centro de Ensino Vinícius de Moraes, escola pública da rede estadual de ensino. Especificamente, intencionou: a) analisar as diferenças e relações entre clima e cultura organizacional escolar; b) mostrar a escola como uma organização; c) verificar as possibilidades de construção da gestão democrática na escola pública; d) descrever a relação entre escola e comunidade na perspectiva da gestão democrática. O percurso metodológico partiu da abordagem qualitativa, tendo como amostras duas gestoras e 50 docentes. O local da pesquisa foi o Centro de Ensino Médio Vinícius de Moraes, em São Luís do Maranhão, no Brasil. A recolha de dados ocorreu por meio de aplicação de questionários (professores e gestores). O conteúdo abrangeu questões referentes à Cultura e ao Clima Organizacional, à gestão democrática e qualidade na escola. O estudo foi além e trouxe uma proposta de intervenção orientada pela aplicação da metodologia de planejamento estratégico como instrumento de gestão democrática.
id RCAP_c7097316cf1d33f9d032f0eb3c879019
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/6894
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Clima e cultura organizacional na gestão democrática: um estudo de caso no centro de ensino Vinícius de MoraesCultura organizacionalClima organizacionalEscolaGestão democráticaOrganizational cultureOrganizational climateSchoolDemocratic managementDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO Clima e a Cultura organizacional estão inseridos no contexto de qualquer organização escolar, sendo influenciados pelo tipo de gestão realizada. O objetivo do estudo foi compreender como a gestão democrática influencia o clima e a cultura organizacional no Centro de Ensino Vinícius de Moraes, escola pública da rede estadual de ensino. Especificamente, intencionou: a) analisar as diferenças e relações entre clima e cultura organizacional escolar; b) mostrar a escola como uma organização; c) verificar as possibilidades de construção da gestão democrática na escola pública; d) descrever a relação entre escola e comunidade na perspectiva da gestão democrática. O percurso metodológico partiu da abordagem qualitativa, tendo como amostras duas gestoras e 50 docentes. O local da pesquisa foi o Centro de Ensino Médio Vinícius de Moraes, em São Luís do Maranhão, no Brasil. A recolha de dados ocorreu por meio de aplicação de questionários (professores e gestores). O conteúdo abrangeu questões referentes à Cultura e ao Clima Organizacional, à gestão democrática e qualidade na escola. O estudo foi além e trouxe uma proposta de intervenção orientada pela aplicação da metodologia de planejamento estratégico como instrumento de gestão democrática.The Climate and the Organizational Culture are inserted in the context of any school organization, being influenced by the type of management carried out. The aim of the study was to understand how democratic management influences the climate and organizational culture of the Vinícius de Moraes Teaching Center, a public school of the state school system. Specifically, it aimed to: a) analyze the differences and relationships between climate and school organizational culture; b) show the school as an organization; c) verify the possibilities of building democratic management in the public school; d) describe the relationship between school and community in the perspective of democratic management. The methodology was based on the qualitative approach, with two managers and 50 teachers as the sample. The research site was the Vinícius de Moraes High School in São Luís do Maranhão, Brazil. The data collection took place through the application of questionnaires (teachers and managers). The content covered issues related to Culture and Organizational Climate, democratic management and quality in school. This study went further and brought an intervention proposal guided by the application of the strategic planning methodology as a tool for democratic management.Fragata, OrlandoRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaCosta, Deborah Medeiros de Ataíde2018-08-03T16:26:38Z2018-07-042018-07-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/6894porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-20T02:01:22Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/6894Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:43:47.757914Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Clima e cultura organizacional na gestão democrática: um estudo de caso no centro de ensino Vinícius de Moraes
title Clima e cultura organizacional na gestão democrática: um estudo de caso no centro de ensino Vinícius de Moraes
spellingShingle Clima e cultura organizacional na gestão democrática: um estudo de caso no centro de ensino Vinícius de Moraes
Costa, Deborah Medeiros de Ataíde
Cultura organizacional
Clima organizacional
Escola
Gestão democrática
Organizational culture
Organizational climate
School
Democratic management
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Clima e cultura organizacional na gestão democrática: um estudo de caso no centro de ensino Vinícius de Moraes
title_full Clima e cultura organizacional na gestão democrática: um estudo de caso no centro de ensino Vinícius de Moraes
title_fullStr Clima e cultura organizacional na gestão democrática: um estudo de caso no centro de ensino Vinícius de Moraes
title_full_unstemmed Clima e cultura organizacional na gestão democrática: um estudo de caso no centro de ensino Vinícius de Moraes
title_sort Clima e cultura organizacional na gestão democrática: um estudo de caso no centro de ensino Vinícius de Moraes
author Costa, Deborah Medeiros de Ataíde
author_facet Costa, Deborah Medeiros de Ataíde
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fragata, Orlando
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Deborah Medeiros de Ataíde
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura organizacional
Clima organizacional
Escola
Gestão democrática
Organizational culture
Organizational climate
School
Democratic management
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Cultura organizacional
Clima organizacional
Escola
Gestão democrática
Organizational culture
Organizational climate
School
Democratic management
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O Clima e a Cultura organizacional estão inseridos no contexto de qualquer organização escolar, sendo influenciados pelo tipo de gestão realizada. O objetivo do estudo foi compreender como a gestão democrática influencia o clima e a cultura organizacional no Centro de Ensino Vinícius de Moraes, escola pública da rede estadual de ensino. Especificamente, intencionou: a) analisar as diferenças e relações entre clima e cultura organizacional escolar; b) mostrar a escola como uma organização; c) verificar as possibilidades de construção da gestão democrática na escola pública; d) descrever a relação entre escola e comunidade na perspectiva da gestão democrática. O percurso metodológico partiu da abordagem qualitativa, tendo como amostras duas gestoras e 50 docentes. O local da pesquisa foi o Centro de Ensino Médio Vinícius de Moraes, em São Luís do Maranhão, no Brasil. A recolha de dados ocorreu por meio de aplicação de questionários (professores e gestores). O conteúdo abrangeu questões referentes à Cultura e ao Clima Organizacional, à gestão democrática e qualidade na escola. O estudo foi além e trouxe uma proposta de intervenção orientada pela aplicação da metodologia de planejamento estratégico como instrumento de gestão democrática.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-03T16:26:38Z
2018-07-04
2018-07-04T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/6894
url http://hdl.handle.net/10284/6894
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130304779124736