Ser adolescente no período da pandemia covid-19 : o contributo de stressores relacionados com a pandemia e das estratégias de coping para o ajustamento psicológico do adolescente
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/56085 |
Resumo: | Dissertação de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia Clínica e da Saúde - Psicologia da Saúde e da Doença), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2021 |
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Ser adolescente no período da pandemia covid-19 : o contributo de stressores relacionados com a pandemia e das estratégias de coping para o ajustamento psicológico do adolescenteAdolescentesAjustamento PsicológicoCovid 19StressEstratégias de copingDissertações de mestrado - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia Clínica e da Saúde - Psicologia da Saúde e da Doença), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2021A adolescência constitui um período do desenvolvimento marcado por mudanças e desafios a um nível biopsicossocial, ao qual se acresce a atual crise pandémica da COVID-19 enquanto fator desencadeador de stress. A presente investigação teve como principais objetivos (1) compreender a vivência do período de Pandemia pelo adolescente, através de uma abordagem multi-informadores e (2) averiguar o contributo dos stressores relacionados com a Pandemia e das estratégias de coping utilizadas pelo adolescente, para o seu ajustamento psicológico (problemas de internalização, de externalização e de atenção e qualidade de vida). A amostra contempla 32 adolescentes, entre os 11 e os 17 anos e um dos seus cuidadores. Com base num design misto, com uma componente quantitativa e correlacional predominante, administrou-se um questionário online a cada adolescente e a cada cuidador, num só momento, que contemplava a sua resposta a instrumentos equivalentes e a questões específicas relacionadas com a Pandemia COVID-19. Os principais resultados sugerem uma consistência moderada a elevada entre informadores, embora se observem discrepâncias, com os adolescentes a sinalizarem mais problemas de internalização e atencionais, do que os cuidadores. Stressores relacionados com a Pandemia, como as restrições nos contactos socias, a limitação na realização de atividades diárias, as alterações de humor e a tendência para o isolamento no adolescente, associaram-se positivamente à sintomatologia depressiva relatada pelo adolescente e negativamente à qualidade de vida percecionada pelos cuidadores. Em resposta às adversidades, o recurso a estratégias de coping de evitamento associou-se positivamente à perceção de sintomatologia internalizante pelo adolescente. Em suma, este estudo permitiu caracterizar o ajustamento psicológico do adolescente, reforçando a relevância da inclusão de diferentes informadores e, salientando como essencial para a investigação futura a condução de desenhos de estudo longitudinais, que considerem o impacto percecionado a médio e longo prazo da vivência da Pandemia COVID-19.Adolescence is a period of development, plain with changes and challenges at a biopsychosocial level, to which is added the current pandemic crisis of COVID-19 as a trigger of distress. With the current work we pretend to (1) explore the experience of the pandemic period by the adolescent, through a multi-informant approach, and (2) ascertain the role of the stressors derived from the pandemic, and of the coping strategies for their psychological adjustment (internalizing, externalizing and attention problems, and quality of life). Our sample consists of 32 adolescents (ranging in age from 11 to 17 years) and one of their carers. Within a mixed-methods approach, mainly quantitative, an online survey was administered to each adolescent and each carer, including equivalent scales and specific questions related to the COVID-19 Pandemic. The main results suggested a moderate to high consistency between informants. However, there were discrepancies, revealing that adolescents identify more internalizing and attention problems than their carers. Stressors derived from the pandemic, such as social distancing from others, interference with daily routines, changes in mood or behaviour and isolation, revealed a positive association to the presence of depressive symptoms and were negatively associated with quality of life perceived by the carers. In response to these triggers, the use of avoidant coping strategies was positively related to the perception of internalizing symptoms by the adolescent. This study provides interesting data to understand the psychological adjustment of the adolescents during the COVID-19 health crisis. The results support the relevance of including different informants, and reinforces the need to further investigate the short, medium and longterm effects caused by the COVID-19 Pandemic.Pereira, Ana Isabel de Freitas, 1974-Repositório da Universidade de LisboaMartinho, Joana Filipa Ferreira2023-01-31T16:48:11Z20212021-06-282021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/56085TID:203270630porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:03:19Zoai:repositorio.ul.pt:10451/56085Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:06:34.101406Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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