Trabalhos para casa: perspetiva de alunos, encarregados de educação e professores do 1.º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Fiona Duffy
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/9573
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
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spelling Trabalhos para casa: perspetiva de alunos, encarregados de educação e professores do 1.º ciclo do ensino básicoTrabalho para casaAutorregulação da aprendizagemDiferenciação pedagógicaAutonomiaResponsabilizaçãoHomeworkSelf-regulation in learningDifferentiated instructionAutonomyAccountabilityRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO relatório que se apresenta foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, com vista à obtenção do grau de mestre, em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Numa primeira parte, o relatório apresenta uma análise reflexiva das práticas de intervenção pedagógica ocorrida no 1.º e 2.º CEB, numa turma mista de 3.º e 4.º ano e em duas turmas de 5.º ano, respetivamente, em instituições de ensino públicas da zona da Grande Lisboa. Numa segunda parte, o relatório apresenta um estudo empírico intitulado Trabalhos para Casa: perspetivas de alunos, encarregados de educação e professores do 1.º CEB que tem como finalidade estudar as perspetivas dos alunos, encarregados de educação e professores de 1.º CEB sobre os Trabalhos Para Casa (TPC). Para tal, recorreu-se a uma metodologia de investigação de natureza quantitativa e qualitativa interpretativa. Participaram no estudo 201 sujeitos – 115 alunos, 79 encarregados de educação e 7 professores – de escolas do 1.º CEB. Os dados foram recolhidos através de inquérito por questionário e tratados com recurso ao software Statistical Package for the Social Sciences v.25 e ao Excel. Os dados qualitativos foram tratados com recurso à análise de conteúdo, de acordo com os pressupostos sugeridos por Bardin (2013). Os resultados do estudo permitiram evidenciar que o modo como os TPC são prescritos e corrigidos influencia a opinião dos sujeitos sobre os mesmos, em particular no grupo dos alunos. Quanto maior a autonomia e a responsibilização do aluno na prescrição do TPC e quanto mais individual e presencial for a correção do TPC maior a concordância dos alunos com a realização do mesmo. Não obstante, os encarregados de educação e os professores são mais favoráveis à realização dos TPC quando estes são prescritos recorrendo a uma metodologia mista.ABSTRACT The present report was carried out within the scope of the curricular unit of Supervised Teaching Practice II in order to obtain the Master's Degree in Teaching in the 1st Cycle of Primary Education1 and of Mathematics and Sciences in the 2nd Cycle of Primary Education. The first part of the report presents a reflexive analysis of the pedagogical intervention practices implemented in the 1st and 2nd cycles, in a mixed 3rd and 4th grade class and in two 5th grade classes, respectively, in public schools in the Greater Lisbon area. The second part of the report presents an empirical study entitled Homework: perspectives of students, guardians and teachers of the 1st Cycle of Primary Education. The purpose of this study is to analyze the perspectives of students, guardians and teachers of the 1st Cycle of Primary Education. To this end, a mixed research methodology of quantitative and qualitative nature was used. The study included 201 subjects – 115 students, 79 guardians and 7 teachers – from 1st cycle primary schools. The data was collected through questionnaire surveys and was processed using content analysis, Statistical Package for Social Sciences v.25 software and Excel. The results of the study concluded that the way homework is prescribed and corrected influences the subjects’ opinion about it, particularly in the group of students. Greater the autonomy and responsibility of the student in the prescription of the homework and the more individual and in person the correction of the homework is, greater the students’ agreement on its performance. Regardless, guardians and teachers are more favorable to the performance of homework when it is prescribed by a mixed methodology.Pereira, Maria da Conceição Figueira SantosRCIPLMonteiro, Fiona Duffy2019-02-22T11:29:13Z2018-12-132018-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9573TID:202099571porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:58:26Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9573Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:07.348797Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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