A canção como meio facilitador na aquisição de vocabulário em educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Cátia Sofia Soares Santos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/2025
Resumo: Resumo No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico é efetuada uma reflexão crítica sobre o percurso realizado na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Inicialmente será feita uma contextualização dos locais onde foram desenvolvidas as práticas profissionais e posteriormente será apresentada uma reflexão sobre as práticas concretizadas, bem como uma análise dos conhecimentos e competências desenvolvidos. Em relação ao trabalho de investigação foi realizado um estudo de caso, relativo à exploração de canções em creches, de forma a averiguar se as canções são um meio facilitador na aquisição de vocabulário. A recolha de dados é efetuada através da observação direta de crianças com idades compreendidas entre um e três anos, através de inquéritos por entrevista, tendo como intervenientes várias educadoras de infância. Os resultados obtidos permitiram concluir que, no caso específico onde ocorreu a recolha de dados e de acordo com os sujeitos entrevistados, as canções auxiliam as crianças com idades inferiores a três anos na aquisição de vocabulário.
id RCAP_c7265c0ad8663e6c31994cc8dcfe0bca
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2025
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A canção como meio facilitador na aquisição de vocabulário em educação infantilCançõesExpressão musicalVocabulárioCrecheResumo No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico é efetuada uma reflexão crítica sobre o percurso realizado na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Inicialmente será feita uma contextualização dos locais onde foram desenvolvidas as práticas profissionais e posteriormente será apresentada uma reflexão sobre as práticas concretizadas, bem como uma análise dos conhecimentos e competências desenvolvidos. Em relação ao trabalho de investigação foi realizado um estudo de caso, relativo à exploração de canções em creches, de forma a averiguar se as canções são um meio facilitador na aquisição de vocabulário. A recolha de dados é efetuada através da observação direta de crianças com idades compreendidas entre um e três anos, através de inquéritos por entrevista, tendo como intervenientes várias educadoras de infância. Os resultados obtidos permitiram concluir que, no caso específico onde ocorreu a recolha de dados e de acordo com os sujeitos entrevistados, as canções auxiliam as crianças com idades inferiores a três anos na aquisição de vocabulário.Abstract As part of Masters in Preschool Education and Teaching 1st Cycle of Basic Education the following paper reflects on the route taken in Preschool Education and the 1st Primary School. Initially, there will be a contextualization about where the professional practices took place, followed by a reflection on the implemented practices, such as an analysis about the developed knowledge and skills. Regarding research work, we conducted a case study about the exploitation of songs in daycare centers, in order to ascertain if the songs can facilitate the acquisition of vocabulary. The data collection is done through direct observation of children aged between one and three years old, and also through interview surveys, with various childhood educators. The results showed that, in the specific case where data collection occurred and according to the interviewees, the songs can help children aged less than three years in the acquisition of vocabulary.Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de ViseuGomes, António FerreiraAguiar, Maria CristinaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuGomes, Cátia Sofia Soares Santos2014-02-12T09:28:22Z2014-012014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/2025TID:201216337porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:19Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2025Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:17.767481Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A canção como meio facilitador na aquisição de vocabulário em educação infantil
title A canção como meio facilitador na aquisição de vocabulário em educação infantil
spellingShingle A canção como meio facilitador na aquisição de vocabulário em educação infantil
Gomes, Cátia Sofia Soares Santos
Canções
Expressão musical
Vocabulário
Creche
title_short A canção como meio facilitador na aquisição de vocabulário em educação infantil
title_full A canção como meio facilitador na aquisição de vocabulário em educação infantil
title_fullStr A canção como meio facilitador na aquisição de vocabulário em educação infantil
title_full_unstemmed A canção como meio facilitador na aquisição de vocabulário em educação infantil
title_sort A canção como meio facilitador na aquisição de vocabulário em educação infantil
author Gomes, Cátia Sofia Soares Santos
author_facet Gomes, Cátia Sofia Soares Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, António Ferreira
Aguiar, Maria Cristina
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Cátia Sofia Soares Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Canções
Expressão musical
Vocabulário
Creche
topic Canções
Expressão musical
Vocabulário
Creche
description Resumo No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico é efetuada uma reflexão crítica sobre o percurso realizado na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Inicialmente será feita uma contextualização dos locais onde foram desenvolvidas as práticas profissionais e posteriormente será apresentada uma reflexão sobre as práticas concretizadas, bem como uma análise dos conhecimentos e competências desenvolvidos. Em relação ao trabalho de investigação foi realizado um estudo de caso, relativo à exploração de canções em creches, de forma a averiguar se as canções são um meio facilitador na aquisição de vocabulário. A recolha de dados é efetuada através da observação direta de crianças com idades compreendidas entre um e três anos, através de inquéritos por entrevista, tendo como intervenientes várias educadoras de infância. Os resultados obtidos permitiram concluir que, no caso específico onde ocorreu a recolha de dados e de acordo com os sujeitos entrevistados, as canções auxiliam as crianças com idades inferiores a três anos na aquisição de vocabulário.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-12T09:28:22Z
2014-01
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/2025
TID:201216337
url http://hdl.handle.net/10400.19/2025
identifier_str_mv TID:201216337
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130878441422848