O educador de infância: Representações sociais da função e da criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sena, Ana Paula Clemente
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/912
Resumo: Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional
id RCAP_c72764bb180fdc0b1ea8e17fe95bca89
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/912
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O educador de infância: Representações sociais da função e da criançaPsicologia educacionalRepresentação socialAtitudes dos professoresProfessoresEducaçãoEducacional psychologySocial representationTeacher attitudesTeachersEducationDissertação de Mestrado em Psicologia EducacionalO objectivo deste estudo consistiu em explicitar as representações que o aluno do curso de educador de infância tem, no início e fim da sua formação académica, da criança e da sua função junto da mesma. Considera-se que a formação académica influenciará essas representações, de modo a diferenciar os dois grupos; enquanto que o conteúdo informacional das respostas será indicador da persistência de certo tipo de dimensões relativas às representações da criança e de função de educador. Utilizando entrevistas semi-directivas numa amostra de 30 estudantes, 15 do 1o ano e 15 do 3o ano, cujos dados foram submetidos a análise de conteúdo e tratamento estatístico (X2) obtiveram-se os resultados seguintes: na representação da criança existe diferenciação nos dois grupos em estudo, constatando-se, no entanto, que nas dimensões relativas aos temas atributos sócio-afectivos, sentimentos face à criança e valores morais estas apresentam uma elevada frequência nos dois grupos. Na representação da função mantém-se a diferenciação nos dois grupos, verificando-se igualmente uma elevada frequência nos dois grupos nos factores sócio-afectivos e relacionais. Conclui-se assim, que durante os anos de formação académica se alteraram alguns aspectos das representações que o aluno em I.F. (Início de Formação) tem quer da criança quer da função. Constatamos igualmente que existe um conjunto de temas referentes a aspectos sócio-afectivos que são predominantes relativamente a todos os outros, não se verificando uma diferença qualitativa nos dois grupos em estudo.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRamalho, GlóriaRepositório do ISPASena, Ana Paula Clemente2011-09-27T19:55:55Z2003-01-01T00:00:00Z2003-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/912porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:37:01Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/912Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:19:01.126787Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O educador de infância: Representações sociais da função e da criança
title O educador de infância: Representações sociais da função e da criança
spellingShingle O educador de infância: Representações sociais da função e da criança
Sena, Ana Paula Clemente
Psicologia educacional
Representação social
Atitudes dos professores
Professores
Educação
Educacional psychology
Social representation
Teacher attitudes
Teachers
Education
title_short O educador de infância: Representações sociais da função e da criança
title_full O educador de infância: Representações sociais da função e da criança
title_fullStr O educador de infância: Representações sociais da função e da criança
title_full_unstemmed O educador de infância: Representações sociais da função e da criança
title_sort O educador de infância: Representações sociais da função e da criança
author Sena, Ana Paula Clemente
author_facet Sena, Ana Paula Clemente
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramalho, Glória
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Sena, Ana Paula Clemente
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia educacional
Representação social
Atitudes dos professores
Professores
Educação
Educacional psychology
Social representation
Teacher attitudes
Teachers
Education
topic Psicologia educacional
Representação social
Atitudes dos professores
Professores
Educação
Educacional psychology
Social representation
Teacher attitudes
Teachers
Education
description Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-01-01T00:00:00Z
2003-01-01T00:00:00Z
2011-09-27T19:55:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/912
url http://hdl.handle.net/10400.12/912
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130049715109888