Representações sociais da formação docente em estudantes e professores da Educação Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1467
Resumo: Este trabalho analisa as representações sociais sobre a formação docente de um grupo de 513 estudantes de licenciatura em Pedagogia do Estado do Pará, na Região Norte do Brasil, e de um grupo de 369 professores de Educação Básica do Estado de Minas Gerais, na Região Sudeste do Brasil. Procura-se caracterizar a formação em termos da organização de seus elementos constituintes, comparando-se os resultados obtidos para cada grupo a partir das respostas a um questionário. Os questionários foram submetidos a uma análise em componentes principais, com rotação varimax. Nos dois estudos a caracterização da formação docente ocorre em termos do esforço/trabalho individual necessário para ser professor e em termos de competências a serem trabalhadas na formação acadêmica e na prática docente. Uma inversão de prioridades nos dois grupos indica uma evolução das representações sociais de uma visão acadêmica para uma visão de formação enquanto prática social.
id UNITAU_289d6a1956ede7d76c2d45edd7f0b94e
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/1467
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Chamon, Edna Maria Querido de OliveiraChamon, Edna Maria Querido de Oliveira https://orcid.org/0000-0003-2835-65542019-09-11T20:58:33Z2019-09-11T20:58:33Z201418230331210.1590/2175-3539/2014/01827512175-3539http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1467SCIELO:S1413-85572014000200303Este trabalho analisa as representações sociais sobre a formação docente de um grupo de 513 estudantes de licenciatura em Pedagogia do Estado do Pará, na Região Norte do Brasil, e de um grupo de 369 professores de Educação Básica do Estado de Minas Gerais, na Região Sudeste do Brasil. Procura-se caracterizar a formação em termos da organização de seus elementos constituintes, comparando-se os resultados obtidos para cada grupo a partir das respostas a um questionário. Os questionários foram submetidos a uma análise em componentes principais, com rotação varimax. Nos dois estudos a caracterização da formação docente ocorre em termos do esforço/trabalho individual necessário para ser professor e em termos de competências a serem trabalhadas na formação acadêmica e na prática docente. Uma inversão de prioridades nos dois grupos indica uma evolução das representações sociais de uma visão acadêmica para uma visão de formação enquanto prática social.In this paper we analyze the social representation of teacher training constructed by a group of 513 undergraduates in Education from Pará State, in Brazilian Northern region, and a group of 369 teachers from Minas Gerais State, in Brazilian Southeastern region. Our aim is to characterize the educational process by the organizing its elements, comparing the results obtained for each group based on the responses to a questionnaire. The questionnaires were submitted to a principal component analysis with varimax rotation. In both studies the characterization of teacher education occurs in terms of effort/individual work necessary for a teacher, and in terms of skills to be developed in academic and teaching practice. An inversion of priorities in both groups reveals an evolution of representations from an academic view to an educating view as a social practice.Este trabajo analiza representaciones sociales sobre la formación docente de un grupo de 513 estudiantes de licenciatura en Pedagogía del Estado de Pará, Región Norte de Brasil, y de un grupo de 369 profesores de educación básica del Estado de Minas Gerais, Región Sudeste de Brasil. El objetivo es caracterizar la formación en términos de sus elementos constitutivos, comparándose los resultados obtenidos para cada grupo a partir de las respuestas a un cuestionario. Los cuestionarios se sometieron a un análisis de componentes principales, con rotación varimax. En los dos estudios la caracterización de la formación docente ocurre en términos del esfuerzo/trabajo individual necesario para ser profesor y en relación a las habilidades que serán trabajadas en la formación académica y en la práctica docente. Una inversión de prioridades en los dos grupos indica una evolución de las representaciones sociales de una visión académica para una visión de formación como práctica social.Made available in DSpace on 2019-09-11T20:58:33Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2014[Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira] Universidade de Taubaté, BrazilAssociação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)BrasilPsicologia Escolar e Educacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessScieloreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUTeacher educationsocial representationteachersformación docenterepresentación social de la formaciónprofesoresFormação de professoresrepresentação socialprofessoresPsychologyPsychology, EducationalRepresentações sociais da formação docente em estudantes e professores da Educação BásicaSocial Representation of Teacher Education for Undergraduates and Primary Education TeachersRepresentaciones sociales de la formación docente en estudiantes y profesores de Educación Básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporORIGINALSCIELO S1413-85572014000200303.pdfSCIELO S1413-85572014000200303.pdfapplication/pdf321295http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/1467/1/SCIELO%20S1413-85572014000200303.pdf55fe5b1acbcefa5da348a90e4b93b998MD5120.500.11874/14672020-07-30 10:18:25.433oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/1467Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2020-07-30T13:18:25Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.en.fl_str_mv Representações sociais da formação docente em estudantes e professores da Educação Básica
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Social Representation of Teacher Education for Undergraduates and Primary Education Teachers
Representaciones sociales de la formación docente en estudiantes y profesores de Educación Básica
title Representações sociais da formação docente em estudantes e professores da Educação Básica
spellingShingle Representações sociais da formação docente em estudantes e professores da Educação Básica
Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira
Teacher education
social representation
teachers
formación docente
representación social de la formación
profesores
Formação de professores
representação social
professores
Psychology
Psychology, Educational
title_short Representações sociais da formação docente em estudantes e professores da Educação Básica
title_full Representações sociais da formação docente em estudantes e professores da Educação Básica
title_fullStr Representações sociais da formação docente em estudantes e professores da Educação Básica
title_full_unstemmed Representações sociais da formação docente em estudantes e professores da Educação Básica
title_sort Representações sociais da formação docente em estudantes e professores da Educação Básica
author Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira
author_facet Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira
author_role author
dc.contributor.orcid.pt_BR.fl_str_mv Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira https://orcid.org/0000-0003-2835-6554
dc.contributor.author.fl_str_mv Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira
dc.subject.other.en.fl_str_mv Teacher education
social representation
teachers
topic Teacher education
social representation
teachers
formación docente
representación social de la formación
profesores
Formação de professores
representação social
professores
Psychology
Psychology, Educational
dc.subject.other.es.fl_str_mv formación docente
representación social de la formación
profesores
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Formação de professores
representação social
professores
dc.subject.researcharea.en.fl_str_mv Psychology
dc.subject.scieloarea.en.fl_str_mv Psychology, Educational
description Este trabalho analisa as representações sociais sobre a formação docente de um grupo de 513 estudantes de licenciatura em Pedagogia do Estado do Pará, na Região Norte do Brasil, e de um grupo de 369 professores de Educação Básica do Estado de Minas Gerais, na Região Sudeste do Brasil. Procura-se caracterizar a formação em termos da organização de seus elementos constituintes, comparando-se os resultados obtidos para cada grupo a partir das respostas a um questionário. Os questionários foram submetidos a uma análise em componentes principais, com rotação varimax. Nos dois estudos a caracterização da formação docente ocorre em termos do esforço/trabalho individual necessário para ser professor e em termos de competências a serem trabalhadas na formação acadêmica e na prática docente. Uma inversão de prioridades nos dois grupos indica uma evolução das representações sociais de uma visão acadêmica para uma visão de formação enquanto prática social.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-11T20:58:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-09-11T20:58:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1467
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv 10.1590/2175-3539/2014/0182751
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 2175-3539
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv SCIELO:S1413-85572014000200303
identifier_str_mv 10.1590/2175-3539/2014/0182751
2175-3539
SCIELO:S1413-85572014000200303
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1467
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.pt_BR.fl_str_mv Scielo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/1467/1/SCIELO%20S1413-85572014000200303.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 55fe5b1acbcefa5da348a90e4b93b998
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813263153700536320