Os contrastes do humor na rádio portuguesa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/11863 |
Resumo: | O riso e o humor são difíceis de definir. Variam de país para país, de cultura para cultura, de sociedade em sociedade, de rádio para rádio. As primeiras demonstrações daquilo que podemos considerar “riso” começaram na Antiguidade Clássica. A partir daí foram diversos os pensadores ou filósofos que se centraram e centram no estudo do riso e do humor, à procura da definição perfeita. A Rádio é o meio de comunicação deste estudo. O início da sua atividade data o ano de 1914, no entanto foi no ano de 1924 que se deram as primeiras emissões mais parecidas ao que conseguimos assistir nos dias de hoje. No entanto, foi nos anos 30 que se deram os anos de ouro da rádio e onde se começou a dar os primeiros passos em direção ao humor radiofónico. O Humor Radiofónico é o pilar basilar da presente dissertação. É sobre ele que pretendemos fazer aqui uma reflexão dos principais contrastes que existiram entre o pré e o pós-25 de abril, pois foram dois períodos distintos, marcados por uma revolução que separou a Censura e a Ditadura, da Liberdade e da Democracia. O objetivo desta dissertação é então avaliar de que forma é que esses períodos se distinguem, sobretudo relativamente à forma como o discurso humorístico era e é feito agora; as diferenças entre quem fazia humor naquela altura e quem faz agora; os mecanismos mais presentes tanto num período como noutro, assim como as Teorias do Humor. |
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Os contrastes do humor na rádio portuguesaO pré e o pós 25 de abrilCensuraComunicaçãoDemocraciaDitaduraHumorHumoristasLiberdadeRádioRevoluçãoRisoDomínio/Área Científica::Humanidades::Ciências da Comunicação::JornalismoO riso e o humor são difíceis de definir. Variam de país para país, de cultura para cultura, de sociedade em sociedade, de rádio para rádio. As primeiras demonstrações daquilo que podemos considerar “riso” começaram na Antiguidade Clássica. A partir daí foram diversos os pensadores ou filósofos que se centraram e centram no estudo do riso e do humor, à procura da definição perfeita. A Rádio é o meio de comunicação deste estudo. O início da sua atividade data o ano de 1914, no entanto foi no ano de 1924 que se deram as primeiras emissões mais parecidas ao que conseguimos assistir nos dias de hoje. No entanto, foi nos anos 30 que se deram os anos de ouro da rádio e onde se começou a dar os primeiros passos em direção ao humor radiofónico. O Humor Radiofónico é o pilar basilar da presente dissertação. É sobre ele que pretendemos fazer aqui uma reflexão dos principais contrastes que existiram entre o pré e o pós-25 de abril, pois foram dois períodos distintos, marcados por uma revolução que separou a Censura e a Ditadura, da Liberdade e da Democracia. O objetivo desta dissertação é então avaliar de que forma é que esses períodos se distinguem, sobretudo relativamente à forma como o discurso humorístico era e é feito agora; as diferenças entre quem fazia humor naquela altura e quem faz agora; os mecanismos mais presentes tanto num período como noutro, assim como as Teorias do Humor.Laughter and humor are hard to define. They vary from country to country, from culture to culture, from society to society, from radio to radio. The first demonstrations of what we can consider "laughter" began in Classical Antiquity. From then on, several thinkers or philosophers focused and still focus on the study of laughter and humor, in search of the perfect definition. Radio is the mean of communication of this study. The beginning of its activity dates back to 1914, but it was in 1924 that the first broadcasts were made more similar to what we are able to watch today. However, it was in the 1930s that the golden years of radio were given and where the first steps towards radio humor began to be taken. Radio Humor is the basic pillar of this dissertation. It’s about it that we intend to make here a reflection of the main contrasts that existed between pre- and post-April 25, because they were two distinct periods, marked by a revolution that separated Censorship from Dictatorship, Freedom and Democracy. The purpose of this dissertation is then to evaluate how these periods differ, especially in relation to the way humorous discourse was and is done now; the differences between those who made humor back then and who make it now; the mechanisms most present both in one period and in another, as well as the Theories of Humor.Carvalheiro, José Ricardo PintouBibliorumReino, Catarina Alexandra Nabais2022-01-17T17:00:31Z2021-01-212020-12-292021-01-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/11863TID:202858618porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:54:37Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/11863Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:51:33.300060Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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