O humor na rádio em Portugal: modos e finalidades do humor radiofónico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, André Manuel Monteiro
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/1454
Resumo: A presente dissertação centra-se no estudo do humor na rádio em Portugal. As primeiras considerações sobre o conceito de humor situam-se na Antiguidade Clássica e, desde aí, muitos têm sido os teorizadores que se têm dedicado a este conceito. Apesar disso, o humor continua a ser um conceito ambíguo, pelas múltiplas interpretações e formas que pode assumir por ser possível encontrá-lo em contextos muito distintos. Por sua vez, a rádio é um meio de comunicação com características muito próprias e bem definidas. Em Portugal, a rádio começou a apostar em programas de índole humorística nos anos trinta do século XX. É precisamente aqui que se centra a presente dissertação, compreender esta ligação entre o humor e a rádio, que já dura há cerca de 80 anos. Deste modo, ela almeja ser um contributo para o aprofundamento do conhecimento acerca da relação entre os dois termos deste binómio. Servindo este propósito, primeiramente são apresentadas as principais perspetivas e teorias sobre o humor, desenvolvidas ao longo dos anos. Posto isto, é estabelecida uma relação entre o humor e a comunicação, sendo também descrito, sucintamente, o nascimento do meio de comunicação rádio, até ao surgimento do primeiro programa de humor em Portugal, nesse mesmo meio. Ainda na parte teórica, foi efetuada uma compilação dos programas de humor radiofónico que existem e que já existiram em Portugal, com o intuito de elaborar uma genealogia do humor na rádio, a nível nacional. Finda a parte teórica, a parte empírica da dissertação teve como objetivo responder ao problema que orienta esta: Como é feito e qual a finalidade do humor radiofónico? Em relação ao “como” da interrogação, são analisados os programas Tubo de Ensaio, Portugalex e Governo Sombra em função dos seguintes parâmetros: temas/subtemas, âmbito nacional/internacional, alvos e modalidades de humor. Recorrendo a entrevistas a alguns humoristas portugueses, discute-se ainda a existência ou não de um humor especificamente português e as características do humor radiofónico para os humoristas. No que diz respeito à finalidade do humor, e mais especificamente aos objetivos que levam as rádios a apostar em programas de humor, ela é discutida com base nas entrevistas feitas aos diretores da rádio Antenas 3 e da Rádio Comercial.
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Deste modo, ela almeja ser um contributo para o aprofundamento do conhecimento acerca da relação entre os dois termos deste binómio. Servindo este propósito, primeiramente são apresentadas as principais perspetivas e teorias sobre o humor, desenvolvidas ao longo dos anos. Posto isto, é estabelecida uma relação entre o humor e a comunicação, sendo também descrito, sucintamente, o nascimento do meio de comunicação rádio, até ao surgimento do primeiro programa de humor em Portugal, nesse mesmo meio. Ainda na parte teórica, foi efetuada uma compilação dos programas de humor radiofónico que existem e que já existiram em Portugal, com o intuito de elaborar uma genealogia do humor na rádio, a nível nacional. Finda a parte teórica, a parte empírica da dissertação teve como objetivo responder ao problema que orienta esta: Como é feito e qual a finalidade do humor radiofónico? Em relação ao “como” da interrogação, são analisados os programas Tubo de Ensaio, Portugalex e Governo Sombra em função dos seguintes parâmetros: temas/subtemas, âmbito nacional/internacional, alvos e modalidades de humor. Recorrendo a entrevistas a alguns humoristas portugueses, discute-se ainda a existência ou não de um humor especificamente português e as características do humor radiofónico para os humoristas. No que diz respeito à finalidade do humor, e mais especificamente aos objetivos que levam as rádios a apostar em programas de humor, ela é discutida com base nas entrevistas feitas aos diretores da rádio Antenas 3 e da Rádio Comercial.This dissertation is about the humor in the Portuguese radio. The first considerations about humor appeared in the Classical Age and, since then, there have been many studies about this concept. In spite of that, humor remains an ambiguous concept, because of the multiple interpretations and ways it can take and the many different contexts in which it can be found. On the other hand, the radio is a medium with very specific and well defined characteristics. The radio, in Portugal, began to show its interest on humor about the thirties of the 20th century. The focus of this dissertation is, precisely, to deepen our knowledge about the relation between radio and humor, which has almost eighty years. In order to achieve this purpose, firstly there are presented the main perspectives and theories of humor, developed along the years. After that, a relation between humor and communication is established, being also described, concisely, the birth of the radio until the first humor programs appeared. In the theoretical part, we also made a compilation of the humor programs on Portuguese radio, including those that existed or still exist, in order to elaborate a genealogy of radio humor. After that, the empirical part tried to answer the main question of this dissertation: How is humor made in radio and why is it made there? As far as the first question is concerned, we have analyzed the radio programs Tubo de Ensaio, Portugalex and Governo Sombra in order to identify the themes, national or international contexts, targets and modalities of humor they deal with. With regard to the purpose of the humor, and more specifically the objectives that lead the radio stations to the creation of humor programs, we discuss it on the basis of the interviews made to the directors of Antena 3 and Rádio Comercial.Universidade da Beira InteriorSerra, Joaquim Mateus PaulouBibliorumDuarte, André Manuel Monteiro2013-10-29T12:22:35Z2012-062012-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/vnd.ms-excelapplication/vnd.ms-excelapplication/vnd.ms-excelapplication/vnd.ms-excelapplication/vnd.ms-excelapplication/vnd.ms-excelapplication/vnd.ms-excelapplication/vnd.ms-excelapplication/vnd.ms-excelapplication/vnd.ms-excelapplication/vnd.ms-excelapplication/vnd.ms-excelaudio/x-mpegaudio/x-mpegaudio/x-mpegaudio/x-mpegimage/jpegimage/jpegaudio/x-mpegaudio/x-mpegaudio/x-mpegaudio/x-mpegaudio/x-mpegaudio/x-mpegaudio/x-mpegaudio/x-mpegaudio/x-mpegaudio/x-mpegaudio/x-mpegaudio/x-mpegaudio/x-mpegaudio/x-mpegaudio/x-mpegaudio/x-mpegaudio/x-mpegaudio/x-mpegaudio/x-mpegaudio/x-mpegaudio/x-mpegaudio/x-mpegaudio/x-mpegaudio/x-mpeghttp://hdl.handle.net/10400.6/1454porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-27T12:07:17Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1454Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-27T12:07:17Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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