Comunicação estratégica no contexto organizacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/2312 |
Resumo: | A comunicação estratégica é caracterizada por uma série de planeamento, bem definida e estruturada para alcançar um objectivo global de uma organização. Para construir uma estratégia é necessário ter informações de organizações concorrentes em relação aos seus pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças. Um dos factores diferenciadores das organizações é a capacidade de ouvir, observar e sentir as preocupações, tendências, tendo em conta um valor acrescentado para todos os interessados. Como principal objectivo deste estudo consiste numa análise teórica ao “estado da arte” relativa à comunicação estratégica no contexto organizacional tendo como propósito encontrar as ideias fundamentais sobre esta temática servindo de base a um trabalho mais aprofundado no futuro. Neste sentido, as organizações devem melhorar a capacitação dos funcionários, motivando e incentivando a criatividade, a construção de novos modelos de pensamento que, de forma estratégica, para aprender continuamente em busca do sucesso organizacional. |
id |
RCAP_c73330ccee0f2de51ddbd698e8f18437 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uportu.pt:11328/2312 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Comunicação estratégica no contexto organizacionalComunicação estratégicaParticipação coletivaSucesso organizacionalSucessoA comunicação estratégica é caracterizada por uma série de planeamento, bem definida e estruturada para alcançar um objectivo global de uma organização. Para construir uma estratégia é necessário ter informações de organizações concorrentes em relação aos seus pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças. Um dos factores diferenciadores das organizações é a capacidade de ouvir, observar e sentir as preocupações, tendências, tendo em conta um valor acrescentado para todos os interessados. Como principal objectivo deste estudo consiste numa análise teórica ao “estado da arte” relativa à comunicação estratégica no contexto organizacional tendo como propósito encontrar as ideias fundamentais sobre esta temática servindo de base a um trabalho mais aprofundado no futuro. Neste sentido, as organizações devem melhorar a capacitação dos funcionários, motivando e incentivando a criatividade, a construção de novos modelos de pensamento que, de forma estratégica, para aprender continuamente em busca do sucesso organizacional.Strategic communication is characterized by a series of planned, well-defined and structured to achieve an overall goal of an organization. To build a strategy is necessary to have information from competing organizations in relation to their strengths and weaknesses, opportunities and threats. One of the differentiating factors of the organizations is the ability to listen, observe and feel the concerns, trends, taking into account an added value for all stakeholders. As the main objective of this study is a theoretical analysis of the "state of the art" on strategic communication in organizational context with the purpose to find the fundamental ideas on this subject providing the basis for further work in the future. In this regard, organizations should enhance the capacity building of employees, motivating and encouraging creativity, building new models of thought to, in a strategic way, to learn continuously in pursuit of organizational success.Revista Internacional de Ciências2018-10-02T14:01:10Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/2312por2316-7041http://dx.doi.org/10.12957/ric.2014.7480Pereira, Manuelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:10:38ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunicação estratégica no contexto organizacional |
title |
Comunicação estratégica no contexto organizacional |
spellingShingle |
Comunicação estratégica no contexto organizacional Pereira, Manuel Comunicação estratégica Participação coletiva Sucesso organizacional Sucesso |
title_short |
Comunicação estratégica no contexto organizacional |
title_full |
Comunicação estratégica no contexto organizacional |
title_fullStr |
Comunicação estratégica no contexto organizacional |
title_full_unstemmed |
Comunicação estratégica no contexto organizacional |
title_sort |
Comunicação estratégica no contexto organizacional |
author |
Pereira, Manuel |
author_facet |
Pereira, Manuel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Manuel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação estratégica Participação coletiva Sucesso organizacional Sucesso |
topic |
Comunicação estratégica Participação coletiva Sucesso organizacional Sucesso |
description |
A comunicação estratégica é caracterizada por uma série de planeamento, bem definida e estruturada para alcançar um objectivo global de uma organização. Para construir uma estratégia é necessário ter informações de organizações concorrentes em relação aos seus pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças. Um dos factores diferenciadores das organizações é a capacidade de ouvir, observar e sentir as preocupações, tendências, tendo em conta um valor acrescentado para todos os interessados. Como principal objectivo deste estudo consiste numa análise teórica ao “estado da arte” relativa à comunicação estratégica no contexto organizacional tendo como propósito encontrar as ideias fundamentais sobre esta temática servindo de base a um trabalho mais aprofundado no futuro. Neste sentido, as organizações devem melhorar a capacitação dos funcionários, motivando e incentivando a criatividade, a construção de novos modelos de pensamento que, de forma estratégica, para aprender continuamente em busca do sucesso organizacional. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014 2018-10-02T14:01:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11328/2312 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/2312 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2316-7041 http://dx.doi.org/10.12957/ric.2014.7480 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Internacional de Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Internacional de Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777302552537202688 |