A importância das áreas científicas em cursos de licenciatura em Turismo
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/3110 |
Resumo: | O estudo afere sobre a situação atual da educação em Turismo no ensino superior em Portugal, interpretando as mudanças que estão a ocorrer nos processos educativos após a plena implementação do Processo de Bolonha (PB). Assim, o objetivo principal é o de conhecer essas mudanças, bem como as decorrentes da utilização mais recente dos sistemas de avaliação e acreditação nos cursos de 1.º ciclo nesta área do conhecimento científico. A análise da contribuição dos sistemas de avaliação e acreditação da oferta formativa na área do Turismo pode permitir perspetivar a evolução futura desta área científica, também nos restantes níveis de ensino, com vista a compreender a sua articulação vertical, sobretudo com os cursos de 2.º e 3.º ciclos. A metodologia de pesquisa baseia-se essencialmente na análise de dados secundários recolhidos para o efeito no site da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), decorrente da necessidade de examinarmos transversalmente algumas variáveis científicas e curriculares dos cursos selecionados, com o intuito de compreender a natureza científica do Turismo, sobretudo criando uma perspetiva holística de reflexão sobre os resultados dos processos de avaliação e de acreditação desenvolvidos pela A3ES. O desenvolvimento curricular e a qualidade da formação, neste domínio científico, dependem também da ponderação das várias áreas científicas, que contribuem para a estruturação dos curricula de licenciatura, pelo que será possível equacionar a importância relativa de cada uma e o modelo adotado pela instituição. |
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