Sistema de informação de energia e segurança rodoviária para veículos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/2488 |
Resumo: | A presente Dissertação pretende alertar o leitor para a utilização de veículos com baixos consumos de combustível (consequentemente, baixas emissões de CO2) e, ao mesmo tempo, seguros para os seus ocupantes em caso de acidente, consciencializando-o de que existem realmente veículos capazes de satisfazer tais exigências. Para isso, actualizaram-se duas bases de dados, a siauto e a siauto_usa, bem como o programa SINERG-AVR, que permite o acesso à informação dessas bases de dados. O programa SINERG-AVR surge agora com novas funcionalidades e novos parâmetros disponíveis para consulta, nomeadamente os resultados dos testes de segurança realizados pela organização europeia Euro NCAP e pela organização dos Estados Unidos da América The Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), para os automóveis do mercado português e dos Estados Unidos da América, respectivamente. Recorrendo às potencialidades do programa SINERG-AVR realizou-se uma selecção dos veículos mais seguros e com melhor desempenho energético de ambos os mercados. Após essa selecção foi realizada uma lista, onde constam os veículos do mercado automóvel português que obtiveram boa pontuação nos testes de segurança do Euro NCAP e que têm emissões inferiores a 140 g de CO2 por km percorrido. Verificou-se que esses veículos possuem motorizações a gasolina, com potências entre os 78 e os 143 cv, e a diesel, com potências entre os 80 e os 204 cv, com cilindradas compreendidas entre os 1300 cm3 e os 2000 cm3. Estão incluídos veículos das seguintes marcas: Audi, BMW, Citröen, Ford, Lancia, Opel, Peugeot, Renault, Toyota, Volkswagen e Volvo. Pertencem ao segmento C (Médio Inferior) e ao segmento D (Médio Superior). Nessa lista constam também os veículos do mercado automóvel dos EUA que têm a classificação “SmartWay”, atribuída pela Agência de Protecção do Ambiente Americana (EPA) (são veículos com baixos níveis de emissão de gases com efeito estufa e de gases prejudiciais à saúde) e possuem também a classificação “Top Safety”, atribuída pelo IIHS (são veículos que obtiveram a pontuação máxima nos testes de segurança do IIHS). Verificou-se que os veículos obtidos com estas duas classificações possuem motorizações a gasolina na sua maioria, com cilindradas entre os 1800 cm3 e os 3500 cm3. No entanto surgem dois veículos com motorizações a combustíveis alternativos, um a gás natural e outro a etanol. Estão incluídos veículos das seguintes marcas: Audi, BMW, Ford, Honda, Mercedes-Benz, Mercury, Mitsubishi, Saab, Toyota e Volkswagen. Pertencem às classes: station wagon, small car, midsize car e large car. O utilizador do programa SINERG-AVR fica assim com uma noção mais detalhada relativamente aos veículos destes países, nomeadamente ao nível dos consumos de combustível, emissões e segurança podendo, eventualmente, fazer uso destas informações na altura de adquirir um novo automóvel. ABSTRACT: This thesis has the main purpose to alert the reader to the use of fuel efficient vehicles (consequently with less CO2 emissions) and, at the same time, vehicles that are safe for their occupants in the case of an accident, suggesting that it is possible to buy vehicles that are able to accomplish both these requirements. For this purpose, two databases have been updated, the siauto and siauto_usa. The SINERG-AVR program, which allows access to data of those databases has been modified and comes now with new features and new parameters, such as the results of safety crash tests, conducted by the European Euro NCAP and by The Insurance Institute for Highway Safety (IIHS) for the Portuguese and the US auto market, respectively. Using the new data and features of the program SINERG-AVR it was made a selection of the safer, fuel efficient and less polluting cars for both countries. After that selection, it was made a list, with the vehicles from the Portuguese auto market that received good scores on safety tests of Euro NCAP and that have emissions lower than 140 grams of CO2 per km traveled. The vehicles obtained with these characteristics have gasoline engines with power between 78 and 143 hp and diesel engines with power between 80 and 204 hp, with displacements between 1,3 L and 2 L. These vehicles are from several manufacturers such as: Audi, BMW, Citroen, Ford, Lancia, Opel, Peugeot, Renault, Toyota, Volkswagen and Volvo. They all belong to the segment C and D. In that list, there are also vehicles from the US auto market that have the classification "SmartWay", awarded by the American Environmental Protection (EPA) – which are vehicles with reduced levels of emissions that cause smog and health problems and with reduced levels of emissions that cause greenhouse gases – and, at the same time, also have the classification "Top Safety", given by the IIHS – which are vehicles that have the best results in all the IIHS safety tests. The vehicles obtained with these two classifications have gasoline engines, however there are two vehicles with alternative fuel engines, one that runs on natural gas and another on ethanol. All cars have displacements between between 1,8 L and 3,5 L and are produced by several manufacturers, such as: Audi, BMW, Ford, Honda, Mercedes-Benz, Mercury, Mitsubishi, Saab, Toyota and Volkswagen. They belong to the categories: station wagon, small car, midsize car and large car. The developed program SINERG-AVR gives to the user a more detailed concept for the vehicles of their countries, including the level of fuel consumption, emissions and safety. Thus, the user may use this information to help him in the occasion of choosing and buying a new car. |
id |
RCAP_c74ba05131e6471b20aee772b47df479 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/2488 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Sistema de informação de energia e segurança rodoviária para veículosEngenharia mecânicaSegurança rodoviáriaSistemas de informaçãoAutomóveisA presente Dissertação pretende alertar o leitor para a utilização de veículos com baixos consumos de combustível (consequentemente, baixas emissões de CO2) e, ao mesmo tempo, seguros para os seus ocupantes em caso de acidente, consciencializando-o de que existem realmente veículos capazes de satisfazer tais exigências. Para isso, actualizaram-se duas bases de dados, a siauto e a siauto_usa, bem como o programa SINERG-AVR, que permite o acesso à informação dessas bases de dados. O programa SINERG-AVR surge agora com novas funcionalidades e novos parâmetros disponíveis para consulta, nomeadamente os resultados dos testes de segurança realizados pela organização europeia Euro NCAP e pela organização dos Estados Unidos da América The Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), para os automóveis do mercado português e dos Estados Unidos da América, respectivamente. Recorrendo às potencialidades do programa SINERG-AVR realizou-se uma selecção dos veículos mais seguros e com melhor desempenho energético de ambos os mercados. Após essa selecção foi realizada uma lista, onde constam os veículos do mercado automóvel português que obtiveram boa pontuação nos testes de segurança do Euro NCAP e que têm emissões inferiores a 140 g de CO2 por km percorrido. Verificou-se que esses veículos possuem motorizações a gasolina, com potências entre os 78 e os 143 cv, e a diesel, com potências entre os 80 e os 204 cv, com cilindradas compreendidas entre os 1300 cm3 e os 2000 cm3. Estão incluídos veículos das seguintes marcas: Audi, BMW, Citröen, Ford, Lancia, Opel, Peugeot, Renault, Toyota, Volkswagen e Volvo. Pertencem ao segmento C (Médio Inferior) e ao segmento D (Médio Superior). Nessa lista constam também os veículos do mercado automóvel dos EUA que têm a classificação “SmartWay”, atribuída pela Agência de Protecção do Ambiente Americana (EPA) (são veículos com baixos níveis de emissão de gases com efeito estufa e de gases prejudiciais à saúde) e possuem também a classificação “Top Safety”, atribuída pelo IIHS (são veículos que obtiveram a pontuação máxima nos testes de segurança do IIHS). Verificou-se que os veículos obtidos com estas duas classificações possuem motorizações a gasolina na sua maioria, com cilindradas entre os 1800 cm3 e os 3500 cm3. No entanto surgem dois veículos com motorizações a combustíveis alternativos, um a gás natural e outro a etanol. Estão incluídos veículos das seguintes marcas: Audi, BMW, Ford, Honda, Mercedes-Benz, Mercury, Mitsubishi, Saab, Toyota e Volkswagen. Pertencem às classes: station wagon, small car, midsize car e large car. O utilizador do programa SINERG-AVR fica assim com uma noção mais detalhada relativamente aos veículos destes países, nomeadamente ao nível dos consumos de combustível, emissões e segurança podendo, eventualmente, fazer uso destas informações na altura de adquirir um novo automóvel. ABSTRACT: This thesis has the main purpose to alert the reader to the use of fuel efficient vehicles (consequently with less CO2 emissions) and, at the same time, vehicles that are safe for their occupants in the case of an accident, suggesting that it is possible to buy vehicles that are able to accomplish both these requirements. For this purpose, two databases have been updated, the siauto and siauto_usa. The SINERG-AVR program, which allows access to data of those databases has been modified and comes now with new features and new parameters, such as the results of safety crash tests, conducted by the European Euro NCAP and by The Insurance Institute for Highway Safety (IIHS) for the Portuguese and the US auto market, respectively. Using the new data and features of the program SINERG-AVR it was made a selection of the safer, fuel efficient and less polluting cars for both countries. After that selection, it was made a list, with the vehicles from the Portuguese auto market that received good scores on safety tests of Euro NCAP and that have emissions lower than 140 grams of CO2 per km traveled. The vehicles obtained with these characteristics have gasoline engines with power between 78 and 143 hp and diesel engines with power between 80 and 204 hp, with displacements between 1,3 L and 2 L. These vehicles are from several manufacturers such as: Audi, BMW, Citroen, Ford, Lancia, Opel, Peugeot, Renault, Toyota, Volkswagen and Volvo. They all belong to the segment C and D. In that list, there are also vehicles from the US auto market that have the classification "SmartWay", awarded by the American Environmental Protection (EPA) – which are vehicles with reduced levels of emissions that cause smog and health problems and with reduced levels of emissions that cause greenhouse gases – and, at the same time, also have the classification "Top Safety", given by the IIHS – which are vehicles that have the best results in all the IIHS safety tests. The vehicles obtained with these two classifications have gasoline engines, however there are two vehicles with alternative fuel engines, one that runs on natural gas and another on ethanol. All cars have displacements between between 1,8 L and 3,5 L and are produced by several manufacturers, such as: Audi, BMW, Ford, Honda, Mercedes-Benz, Mercury, Mitsubishi, Saab, Toyota and Volkswagen. They belong to the categories: station wagon, small car, midsize car and large car. The developed program SINERG-AVR gives to the user a more detailed concept for the vehicles of their countries, including the level of fuel consumption, emissions and safety. Thus, the user may use this information to help him in the occasion of choosing and buying a new car.Universidade de Aveiro2011-04-19T14:01:53Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/2488porAndrade, João Miguel Simõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:00:14Zoai:ria.ua.pt:10773/2488Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:55.162499Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sistema de informação de energia e segurança rodoviária para veículos |
title |
Sistema de informação de energia e segurança rodoviária para veículos |
spellingShingle |
Sistema de informação de energia e segurança rodoviária para veículos Andrade, João Miguel Simões Engenharia mecânica Segurança rodoviária Sistemas de informação Automóveis |
title_short |
Sistema de informação de energia e segurança rodoviária para veículos |
title_full |
Sistema de informação de energia e segurança rodoviária para veículos |
title_fullStr |
Sistema de informação de energia e segurança rodoviária para veículos |
title_full_unstemmed |
Sistema de informação de energia e segurança rodoviária para veículos |
title_sort |
Sistema de informação de energia e segurança rodoviária para veículos |
author |
Andrade, João Miguel Simões |
author_facet |
Andrade, João Miguel Simões |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, João Miguel Simões |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia mecânica Segurança rodoviária Sistemas de informação Automóveis |
topic |
Engenharia mecânica Segurança rodoviária Sistemas de informação Automóveis |
description |
A presente Dissertação pretende alertar o leitor para a utilização de veículos com baixos consumos de combustível (consequentemente, baixas emissões de CO2) e, ao mesmo tempo, seguros para os seus ocupantes em caso de acidente, consciencializando-o de que existem realmente veículos capazes de satisfazer tais exigências. Para isso, actualizaram-se duas bases de dados, a siauto e a siauto_usa, bem como o programa SINERG-AVR, que permite o acesso à informação dessas bases de dados. O programa SINERG-AVR surge agora com novas funcionalidades e novos parâmetros disponíveis para consulta, nomeadamente os resultados dos testes de segurança realizados pela organização europeia Euro NCAP e pela organização dos Estados Unidos da América The Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), para os automóveis do mercado português e dos Estados Unidos da América, respectivamente. Recorrendo às potencialidades do programa SINERG-AVR realizou-se uma selecção dos veículos mais seguros e com melhor desempenho energético de ambos os mercados. Após essa selecção foi realizada uma lista, onde constam os veículos do mercado automóvel português que obtiveram boa pontuação nos testes de segurança do Euro NCAP e que têm emissões inferiores a 140 g de CO2 por km percorrido. Verificou-se que esses veículos possuem motorizações a gasolina, com potências entre os 78 e os 143 cv, e a diesel, com potências entre os 80 e os 204 cv, com cilindradas compreendidas entre os 1300 cm3 e os 2000 cm3. Estão incluídos veículos das seguintes marcas: Audi, BMW, Citröen, Ford, Lancia, Opel, Peugeot, Renault, Toyota, Volkswagen e Volvo. Pertencem ao segmento C (Médio Inferior) e ao segmento D (Médio Superior). Nessa lista constam também os veículos do mercado automóvel dos EUA que têm a classificação “SmartWay”, atribuída pela Agência de Protecção do Ambiente Americana (EPA) (são veículos com baixos níveis de emissão de gases com efeito estufa e de gases prejudiciais à saúde) e possuem também a classificação “Top Safety”, atribuída pelo IIHS (são veículos que obtiveram a pontuação máxima nos testes de segurança do IIHS). Verificou-se que os veículos obtidos com estas duas classificações possuem motorizações a gasolina na sua maioria, com cilindradas entre os 1800 cm3 e os 3500 cm3. No entanto surgem dois veículos com motorizações a combustíveis alternativos, um a gás natural e outro a etanol. Estão incluídos veículos das seguintes marcas: Audi, BMW, Ford, Honda, Mercedes-Benz, Mercury, Mitsubishi, Saab, Toyota e Volkswagen. Pertencem às classes: station wagon, small car, midsize car e large car. O utilizador do programa SINERG-AVR fica assim com uma noção mais detalhada relativamente aos veículos destes países, nomeadamente ao nível dos consumos de combustível, emissões e segurança podendo, eventualmente, fazer uso destas informações na altura de adquirir um novo automóvel. ABSTRACT: This thesis has the main purpose to alert the reader to the use of fuel efficient vehicles (consequently with less CO2 emissions) and, at the same time, vehicles that are safe for their occupants in the case of an accident, suggesting that it is possible to buy vehicles that are able to accomplish both these requirements. For this purpose, two databases have been updated, the siauto and siauto_usa. The SINERG-AVR program, which allows access to data of those databases has been modified and comes now with new features and new parameters, such as the results of safety crash tests, conducted by the European Euro NCAP and by The Insurance Institute for Highway Safety (IIHS) for the Portuguese and the US auto market, respectively. Using the new data and features of the program SINERG-AVR it was made a selection of the safer, fuel efficient and less polluting cars for both countries. After that selection, it was made a list, with the vehicles from the Portuguese auto market that received good scores on safety tests of Euro NCAP and that have emissions lower than 140 grams of CO2 per km traveled. The vehicles obtained with these characteristics have gasoline engines with power between 78 and 143 hp and diesel engines with power between 80 and 204 hp, with displacements between 1,3 L and 2 L. These vehicles are from several manufacturers such as: Audi, BMW, Citroen, Ford, Lancia, Opel, Peugeot, Renault, Toyota, Volkswagen and Volvo. They all belong to the segment C and D. In that list, there are also vehicles from the US auto market that have the classification "SmartWay", awarded by the American Environmental Protection (EPA) – which are vehicles with reduced levels of emissions that cause smog and health problems and with reduced levels of emissions that cause greenhouse gases – and, at the same time, also have the classification "Top Safety", given by the IIHS – which are vehicles that have the best results in all the IIHS safety tests. The vehicles obtained with these two classifications have gasoline engines, however there are two vehicles with alternative fuel engines, one that runs on natural gas and another on ethanol. All cars have displacements between between 1,8 L and 3,5 L and are produced by several manufacturers, such as: Audi, BMW, Ford, Honda, Mercedes-Benz, Mercury, Mitsubishi, Saab, Toyota and Volkswagen. They belong to the categories: station wagon, small car, midsize car and large car. The developed program SINERG-AVR gives to the user a more detailed concept for the vehicles of their countries, including the level of fuel consumption, emissions and safety. Thus, the user may use this information to help him in the occasion of choosing and buying a new car. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-01T00:00:00Z 2009 2011-04-19T14:01:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/2488 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/2488 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137457703223296 |