Inteligência emocional e resolução de problemas sociais na adolescência: um estudo comparativo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/1481 |
Resumo: | A presente investigação está inserida nos estudos que procuram compreender quais os fatores que influenciam a Inteligência Emocional (IE) e a capacidade de Resolução de Problemas Sociais na adolescência, sobretudo em contexto escolar, bem como na relação que se pode estabelecer entre estas competências. Neste sentido, a investigação desenvolveu-se com os objetivos de responder a questões associadas à relação entre a Inteligência Emocional percebida, as habilidades de Inteligência Emocional e as habilidades de resolução de problemas sociais, e à influência das variáveis género, idade, sucesso académico, retenção escolar e tipo de ensino. A amostra é constituída por 83 adolescentes de ambos os géneros, feminino e masculino, a frequentar o 2º e o 3º ciclo do Ensino Básico, e com idades compreendidas entre os 11 e os 18 anos. Para tal utilizou-se a metodologia quantitativa, adotando a natureza de estudo exploratório. Os instrumentos utilizados foram: 1) Questionário Sócio-Demográfico e Educativo, 2) Emotional quotient inventory (EQ-i: YV de Bar-On, adaptado por Candeias & Rebocho, 2007), 3) Multifactor Emotional Intelligence Scale (MEIS, Mayer et al.,1999, adaptado por Franco, 2003) e 4) Prova Cognitiva de Inteligência Social (PCIS, Candeias, 2006). Relativamente aos resultados obtidos, em relação à variável género verifica-se que existe alguma variabilidade, enquanto a variável idade favorece o grupo dos pré-adolescentes, ao contrário daquilo que era esperado. Verifica-se igualmente que existem algumas correlações positivas significativas com o sucesso académico, com a retenção escolar e com o tipo de ensino. Os resultados obtidos também permitem verificar que existem correlações positivas significativas entre algumas escalas da Inteligência Emocional percebida e de habilidades de Inteligência Emocional, e algumas escalas do teste de Resolução de Problemas Sociais, permitindo igualmente verificar que a Inteligência Emocional é considerada um preditor do Índice de Resolução de Problemas (IRP). |
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Inteligência emocional e resolução de problemas sociais na adolescência: um estudo comparativoInteligência emocionalCompetências sócio emocionaisResolução de problema sociaisAdolescênciaEmotional intelligenceSocial-emotional skillsSocial problem solvingAdolescencePsicologia da Educação.Faculdade de Artes e HumanidadesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaA presente investigação está inserida nos estudos que procuram compreender quais os fatores que influenciam a Inteligência Emocional (IE) e a capacidade de Resolução de Problemas Sociais na adolescência, sobretudo em contexto escolar, bem como na relação que se pode estabelecer entre estas competências. Neste sentido, a investigação desenvolveu-se com os objetivos de responder a questões associadas à relação entre a Inteligência Emocional percebida, as habilidades de Inteligência Emocional e as habilidades de resolução de problemas sociais, e à influência das variáveis género, idade, sucesso académico, retenção escolar e tipo de ensino. A amostra é constituída por 83 adolescentes de ambos os géneros, feminino e masculino, a frequentar o 2º e o 3º ciclo do Ensino Básico, e com idades compreendidas entre os 11 e os 18 anos. Para tal utilizou-se a metodologia quantitativa, adotando a natureza de estudo exploratório. Os instrumentos utilizados foram: 1) Questionário Sócio-Demográfico e Educativo, 2) Emotional quotient inventory (EQ-i: YV de Bar-On, adaptado por Candeias & Rebocho, 2007), 3) Multifactor Emotional Intelligence Scale (MEIS, Mayer et al.,1999, adaptado por Franco, 2003) e 4) Prova Cognitiva de Inteligência Social (PCIS, Candeias, 2006). Relativamente aos resultados obtidos, em relação à variável género verifica-se que existe alguma variabilidade, enquanto a variável idade favorece o grupo dos pré-adolescentes, ao contrário daquilo que era esperado. Verifica-se igualmente que existem algumas correlações positivas significativas com o sucesso académico, com a retenção escolar e com o tipo de ensino. Os resultados obtidos também permitem verificar que existem correlações positivas significativas entre algumas escalas da Inteligência Emocional percebida e de habilidades de Inteligência Emocional, e algumas escalas do teste de Resolução de Problemas Sociais, permitindo igualmente verificar que a Inteligência Emocional é considerada um preditor do Índice de Resolução de Problemas (IRP).The present investigation is inserted in studies that looking for understand what factors influence the Emotional Intelligence (EI) and the Social Problem-Solving ability in adolescence, particularly in schools, as well as the relationship that can be established between these skills. In this sense, the research was developed to answer questions related to the relationship between the perceived Emotional Intelligence, the Emotional Intelligence skills and the social problem-solving skills, as well to verify the influence of the variables gender, age, academic success, scholar retention and type of education. The population sample is constituted by 83 adolescents of both genders, male and female, attending the 2nd and the 3rd cycle of basic education, and with ages between 11 and 18 years. For this study we used the quantitative methodology, adopting the nature of exploratory study. The instruments used were: 1) Socio-demographic and Educational Questionnaire, 2) Emotional quotient inventory (EQ-i: YV Bar-On, adapted by Candeias & Rebocho, 2007), 3) Multifactor Emotional Intelligence Scale (MEIS, Mayer et al., 1999, adapted by Franco, 2003) and 4) Cognitive Test of Social Intelligence (PCIS, Candeias, 2006). As to results obtained, in relation to the gender variable was found that there is some variability, while the variable age favors the group of preadolescents, contrary to what was expected. It also appears that there are some significant positive correlations with academic success, with the scholar retention and with the type of scholar education. The results also allow verify that there are significant positive correlations between some of the Emotional Intelligence scales perceived and Emotional Intelligence skills, and some scales of the test of social problem solving, also allowing verify that Emotional Intelligence is considered a predictor of the Index of Problem Solving.Franco, Maria da Glória Salazar d´Eça CostaDigitUMaNóbrega, Marisa Carina Alves2015-07-02T00:00:00Z2017-05-07T00:00:00Z2015-07-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1481201120372porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:54:11Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1481Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:04:11.802950Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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