Emocio: Um aplicativo de apoio ao desenvolvimento da Inteligência Emocional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Patricia de Kassia Souza da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-01072022-161734/
Resumo: O atual contexto social de expansão tecnológica e seus impactos na sociedade apontam a necessidade de trazer o estudo das competências socioemocionais intermediado pelas tecnologias de informação e comunicação aplicados a diversos contextos sociais, dentre eles, o educacional sendo o mais relevante. A presente pesquisa tem como temática, a associação entre a Inteligência Emocional, as Tecnologias de Informação e Comunicação e a Educação Básica, a partir da criação e desenvolvimento do aplicativo Emocio com o propósito de mapear e qualificar as emoções de adolescentes, no contexto escolar e com isso estimular o desenvolvimento das competências socioemocionais. Foi realizada uma pesquisa de campo, com delineamento pautado na metodologia da pesquisa-ação, sendo o público-alvo estudantes do Ensino Médio. Foi possível identificar que o público estudado apresenta interesse pelo tema emoções, observando-se a necessidade da fala reflexiva e que a abordagem do tema ainda desperta reações de desconforto nas falas obtidas. O levantamento dessas informações permitiu corroborar a importância e a necessidade de pesquisa em competências socioemocionais aliadas à educação e as tecnologias, ainda em estágio incipiente de investigação no Brasil.
id USP_4da20f3632bb95e47f84f1ae807e9435
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-01072022-161734
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Emocio: Um aplicativo de apoio ao desenvolvimento da Inteligência EmocionalEmocio: An App to Support the Development of Emotional IntelligenceAplicativoAppCompetências SocioemocionaisEmotional IntelligenceInteligência Emocionalsocio-emotional SkillsTechnologyTecnologiaO atual contexto social de expansão tecnológica e seus impactos na sociedade apontam a necessidade de trazer o estudo das competências socioemocionais intermediado pelas tecnologias de informação e comunicação aplicados a diversos contextos sociais, dentre eles, o educacional sendo o mais relevante. A presente pesquisa tem como temática, a associação entre a Inteligência Emocional, as Tecnologias de Informação e Comunicação e a Educação Básica, a partir da criação e desenvolvimento do aplicativo Emocio com o propósito de mapear e qualificar as emoções de adolescentes, no contexto escolar e com isso estimular o desenvolvimento das competências socioemocionais. Foi realizada uma pesquisa de campo, com delineamento pautado na metodologia da pesquisa-ação, sendo o público-alvo estudantes do Ensino Médio. Foi possível identificar que o público estudado apresenta interesse pelo tema emoções, observando-se a necessidade da fala reflexiva e que a abordagem do tema ainda desperta reações de desconforto nas falas obtidas. O levantamento dessas informações permitiu corroborar a importância e a necessidade de pesquisa em competências socioemocionais aliadas à educação e as tecnologias, ainda em estágio incipiente de investigação no Brasil.The current social context of technological expansion and its impacts on society point to the need to bring the study of socio-emotional skills mediated by information and communication technologies applied to various social contexts, among them, the educational being the most relevant. The present research has as its theme, the association between Emotional Intelligence, Information and Communication Technologies and Basic Education, from the creation and development of the Emocio application with the purpose of mapping and qualifying the emotions of adolescents, in the school context and thereby stimulating the development of socio-emotional skills. A field research was carried out, based on the methodology of action research, with the target audience being high school students. It was possible to identify that the public studied is interested in the topic of emotions, observing the need for reflective speech and that the topic still arouses reactions of discomfort in the speeches obtained. The analysis of this information allowed us to corroborate the importance and the need for research on socio-emotional competences allied to education and technology, still in an incipient stage of investigation in Brazil.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPShigue, Carlos YujiroRocha, Patricia de Kassia Souza da2022-04-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-01072022-161734/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-07-01T19:19:00Zoai:teses.usp.br:tde-01072022-161734Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-07-01T19:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Emocio: Um aplicativo de apoio ao desenvolvimento da Inteligência Emocional
Emocio: An App to Support the Development of Emotional Intelligence
title Emocio: Um aplicativo de apoio ao desenvolvimento da Inteligência Emocional
spellingShingle Emocio: Um aplicativo de apoio ao desenvolvimento da Inteligência Emocional
Rocha, Patricia de Kassia Souza da
Aplicativo
App
Competências Socioemocionais
Emotional Intelligence
Inteligência Emocional
socio-emotional Skills
Technology
Tecnologia
title_short Emocio: Um aplicativo de apoio ao desenvolvimento da Inteligência Emocional
title_full Emocio: Um aplicativo de apoio ao desenvolvimento da Inteligência Emocional
title_fullStr Emocio: Um aplicativo de apoio ao desenvolvimento da Inteligência Emocional
title_full_unstemmed Emocio: Um aplicativo de apoio ao desenvolvimento da Inteligência Emocional
title_sort Emocio: Um aplicativo de apoio ao desenvolvimento da Inteligência Emocional
author Rocha, Patricia de Kassia Souza da
author_facet Rocha, Patricia de Kassia Souza da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Shigue, Carlos Yujiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Patricia de Kassia Souza da
dc.subject.por.fl_str_mv Aplicativo
App
Competências Socioemocionais
Emotional Intelligence
Inteligência Emocional
socio-emotional Skills
Technology
Tecnologia
topic Aplicativo
App
Competências Socioemocionais
Emotional Intelligence
Inteligência Emocional
socio-emotional Skills
Technology
Tecnologia
description O atual contexto social de expansão tecnológica e seus impactos na sociedade apontam a necessidade de trazer o estudo das competências socioemocionais intermediado pelas tecnologias de informação e comunicação aplicados a diversos contextos sociais, dentre eles, o educacional sendo o mais relevante. A presente pesquisa tem como temática, a associação entre a Inteligência Emocional, as Tecnologias de Informação e Comunicação e a Educação Básica, a partir da criação e desenvolvimento do aplicativo Emocio com o propósito de mapear e qualificar as emoções de adolescentes, no contexto escolar e com isso estimular o desenvolvimento das competências socioemocionais. Foi realizada uma pesquisa de campo, com delineamento pautado na metodologia da pesquisa-ação, sendo o público-alvo estudantes do Ensino Médio. Foi possível identificar que o público estudado apresenta interesse pelo tema emoções, observando-se a necessidade da fala reflexiva e que a abordagem do tema ainda desperta reações de desconforto nas falas obtidas. O levantamento dessas informações permitiu corroborar a importância e a necessidade de pesquisa em competências socioemocionais aliadas à educação e as tecnologias, ainda em estágio incipiente de investigação no Brasil.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-01072022-161734/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-01072022-161734/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256581363728384