'Resiliência dum olhar com memória (s)' de portas abertas para o contributo da educação artística na preservação e valorização dum património cultural que nos define

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Magda Sofia Calado dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/13365
Resumo: A educação artística é um agente de transmissão de cultura e um gerador de mudanças. Ao nos acercarmos das coisas através da arte, expandimos o nosso campo percetivo. A arte integra a vida e esta conexão integra o currículo das artes. Tudo o que chegou até nós de relevância estética, artística, científica e histórica, engloba o nosso património. Somos herdeiros das artes, da cultura e do património e devemos criar a partir deles. Através das artes, ou seja, da dança, da música, do teatro, do cinema, da fotografia, da pintura, da escultura, da arquitetura, do desenho, do design, podemos obter diferentes linguagens para comunicarmos, sem nos fixarmos apenas na linguagem lógico-verbal, facilitando a inclusão de cada ser humano no mundo. Estudar artes aprimora a sensibilidade estética dos alunos, mobilizando-os à criação de mundos alternativos. É tida como um instrumento pedagógico, com um papel preponderante na sociedade. A arquitetura é a arte de projetar edifícios numa determinada época, com determinado estilo arquitetónico, transmitindo-nos informação sobre os nossos antepassados. Alguns são preservados e considerados património cultural imóvel, construindo a história da humanidade. A presente dissertação refere-se à pesquisa desenvolvida no Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo, em duas turmas de 10º e 11º ano de “Desenho A” e aborda a interligação da educação artística com a educação patrimonial, integrada no Projeto Cultural de Escola “De Portas Abertas”, no âmbito do Plano Nacional das Artes, em que as portas têm um valor simbólico, focado na sua preservação. Foram usadas metodologias criativas que conduziram os alunos à apreciação estética e à conceção de projetos criativos, assim como estudadas questões identitárias, que envolvem as memórias, as tradições, a criatividade dos povos, a riqueza das culturas, sensibilizando os alunos para um “novo olhar” perante a preservação e valorização do património arquitetónico local, fruto de uma herança cultural. Acreditamos ter conseguido através desta pesquisa, estimular a afetividade, a sensibilidade dos alunos para o património cultural local.
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spelling 'Resiliência dum olhar com memória (s)' de portas abertas para o contributo da educação artística na preservação e valorização dum património cultural que nos defineMESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOENSINO DE ARTES VISUAISEDUCAÇÃO ARTÍSTICACRIATIVIDADEPATRIMÓNIO CULTURALPRESERVAÇÃO DO PATRIMÓNIOVISUAL ARTS TEACHINGARTISTIC EDUCATIONCREATIVITYCULTURAL HERITAGEHERITAGE PRESERVATIONA educação artística é um agente de transmissão de cultura e um gerador de mudanças. Ao nos acercarmos das coisas através da arte, expandimos o nosso campo percetivo. A arte integra a vida e esta conexão integra o currículo das artes. Tudo o que chegou até nós de relevância estética, artística, científica e histórica, engloba o nosso património. Somos herdeiros das artes, da cultura e do património e devemos criar a partir deles. Através das artes, ou seja, da dança, da música, do teatro, do cinema, da fotografia, da pintura, da escultura, da arquitetura, do desenho, do design, podemos obter diferentes linguagens para comunicarmos, sem nos fixarmos apenas na linguagem lógico-verbal, facilitando a inclusão de cada ser humano no mundo. Estudar artes aprimora a sensibilidade estética dos alunos, mobilizando-os à criação de mundos alternativos. É tida como um instrumento pedagógico, com um papel preponderante na sociedade. A arquitetura é a arte de projetar edifícios numa determinada época, com determinado estilo arquitetónico, transmitindo-nos informação sobre os nossos antepassados. Alguns são preservados e considerados património cultural imóvel, construindo a história da humanidade. A presente dissertação refere-se à pesquisa desenvolvida no Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo, em duas turmas de 10º e 11º ano de “Desenho A” e aborda a interligação da educação artística com a educação patrimonial, integrada no Projeto Cultural de Escola “De Portas Abertas”, no âmbito do Plano Nacional das Artes, em que as portas têm um valor simbólico, focado na sua preservação. Foram usadas metodologias criativas que conduziram os alunos à apreciação estética e à conceção de projetos criativos, assim como estudadas questões identitárias, que envolvem as memórias, as tradições, a criatividade dos povos, a riqueza das culturas, sensibilizando os alunos para um “novo olhar” perante a preservação e valorização do património arquitetónico local, fruto de uma herança cultural. Acreditamos ter conseguido através desta pesquisa, estimular a afetividade, a sensibilidade dos alunos para o património cultural local.Art education is a culture transmission agent and a change generator. When we approach things through art, we expand our perceptual field. Arts integrates life and this connection integrates the arts curriculum. Everything that has come to us in aesthetic, artistic, scientific, and historical relevance includes our heritage. We are heirs of the arts, culture and heritage and we must create from them. Through the arts, like, dance, music, theater, cinema, photography, painting, sculpture, architecture, drawing, design, we can have different languages to communicate, without fix only on language logical verbal, facilitating the inclusion of every human being in the world. Studying the arts enhances students' aesthetic sensibility, mobilizing them to create alternative worlds. It is seen as a pedagogical instrument, with a leading role in society. Architecture is the art of designing buildings at a certain time, with a certain architectural style, giving us information about our ancestors. Some are preserved and considered immovable cultural heritage, building the history of humanity. The present dissertation refers to the research carried out at the Marcelino Mesquita do Cartaxo School Group, in two classes of 10th and 11th grade of “Drawing A” and addresses the interconnection of artistic education with heritage education, integrated in the Cultural Project of School "Open Doors", within the scope of the National Arts Plan, in that the doors have a symbolic value, focused on their preservation. Creative methodologies were used that led students to aesthetic appreciation and the design of creative projects, as well as identity issues, involving memories, traditions, creativity of peoples, the richness of cultures, sensitizing students to a “new look” in view of the preservation and enhancement of the local architectural heritage, the result of a cultural heritage. We believe that, through this research, we have managed to stimulate the affectivity and sensitivity of students to the local cultural heritage2022-12-26T21:34:06Z2022-01-01T00:00:00Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/13365TID:203110382porSantos, Magda Sofia Calado dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:03:51Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13365Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:58.029803Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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