Aprender com a arte - traços de vida : um olhar sobre o património histórico e cultural do Concelho de Sousel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castanho, Maria Dordio
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/12994
Resumo: Este Relatório assenta no estágio desenvolvido no Agrupamento de Escolas de Sousel- Escola Básica Padre Joaquim Maria Fernandes, enquadrado no Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia-Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração Instituto da Educação, nos anos letivos 2019/2021. O trabalho desenvolvido, em época de Pandemia, explora o processo de ensino de artes visuais num ambiente misto, presencial e à distância do ensino/aprendizagem, com recurso a várias ferramentas digitais, nomeadamente a plataforma TEAMS. Destacam-se as vantagens e dificuldades do uso de espaços virtuais como ferramentas no processo de ensino de artes visuais. No entanto, constatamos que o recurso ao ambiente virtual em conjunto com os restantes recursos disponíveis contribuiu para a melhoria significativa do processo de ensino das artes visuais. Sendo que o ensino das artes tem como uma das suas características principais as possibilidades interdisciplinares, foi desenvolvido um projeto em que foi esta utilizada de modo a cativar os alunos. Aliámos a história e a cultura às artes e estas aos vários projetos desenvolvidos pelas outras disciplinas numa lógica de interdisciplinaridade, conduzindo os alunos à descoberta do património cultural do concelho de Sousel.
id RCAP_424d0238c24f39f1cf027aa76f616f64
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/12994
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprender com a arte - traços de vida : um olhar sobre o património histórico e cultural do Concelho de SouselMESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOENSINO DE ARTES VISUAISPATRIMÓNIO CULTURALVISUAL ARTS TEACHINGCULTURAL HERITAGEEste Relatório assenta no estágio desenvolvido no Agrupamento de Escolas de Sousel- Escola Básica Padre Joaquim Maria Fernandes, enquadrado no Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia-Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração Instituto da Educação, nos anos letivos 2019/2021. O trabalho desenvolvido, em época de Pandemia, explora o processo de ensino de artes visuais num ambiente misto, presencial e à distância do ensino/aprendizagem, com recurso a várias ferramentas digitais, nomeadamente a plataforma TEAMS. Destacam-se as vantagens e dificuldades do uso de espaços virtuais como ferramentas no processo de ensino de artes visuais. No entanto, constatamos que o recurso ao ambiente virtual em conjunto com os restantes recursos disponíveis contribuiu para a melhoria significativa do processo de ensino das artes visuais. Sendo que o ensino das artes tem como uma das suas características principais as possibilidades interdisciplinares, foi desenvolvido um projeto em que foi esta utilizada de modo a cativar os alunos. Aliámos a história e a cultura às artes e estas aos vários projetos desenvolvidos pelas outras disciplinas numa lógica de interdisciplinaridade, conduzindo os alunos à descoberta do património cultural do concelho de Sousel.This Report is based on the internship developed at the Agrupamento de Escolas de Sousel- Escola Básica Padre Joaquim Maria Fernandes, as part of the Masters’ Degree in Teaching Visual Arts in the 3rd Cycle of Basic Education and in Secondary Education, by the Lusófona University of Humanities and Technology-Faculty of Social Sciences, Education and Administration - Institute of Education, in the academic years 2019/2021. The work developed, in the time of Pandemic, explores the process of teaching visual arts in a mixed environment, face-to-face and distance teaching/learning, using various digital tools, mainly the TEAMS platform. The advantages and difficulties of using virtual spaces as tools in the process of teaching visual arts are highlighted. However, we found that the use of the virtual environment together with the other available resources contributed to a significant improvement in the teaching process of the visual arts. Since the teaching of the arts has as one of its main characteristics the interdisciplinary possibilities, a project was developed in which this was used in order to captivate students. We combined history and culture with the arts and these with the various projects developed by other disciplines in an interdisciplinary logic, leading students to discover the cultural heritage of the municipality of Sousel.2022-07-11T16:14:57Z2022-01-01T00:00:00Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/12994TID:203032233porCastanho, Maria Dordioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:06:29Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/12994Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:01.411859Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprender com a arte - traços de vida : um olhar sobre o património histórico e cultural do Concelho de Sousel
title Aprender com a arte - traços de vida : um olhar sobre o património histórico e cultural do Concelho de Sousel
spellingShingle Aprender com a arte - traços de vida : um olhar sobre o património histórico e cultural do Concelho de Sousel
Castanho, Maria Dordio
MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
ENSINO DE ARTES VISUAIS
PATRIMÓNIO CULTURAL
VISUAL ARTS TEACHING
CULTURAL HERITAGE
title_short Aprender com a arte - traços de vida : um olhar sobre o património histórico e cultural do Concelho de Sousel
title_full Aprender com a arte - traços de vida : um olhar sobre o património histórico e cultural do Concelho de Sousel
title_fullStr Aprender com a arte - traços de vida : um olhar sobre o património histórico e cultural do Concelho de Sousel
title_full_unstemmed Aprender com a arte - traços de vida : um olhar sobre o património histórico e cultural do Concelho de Sousel
title_sort Aprender com a arte - traços de vida : um olhar sobre o património histórico e cultural do Concelho de Sousel
author Castanho, Maria Dordio
author_facet Castanho, Maria Dordio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castanho, Maria Dordio
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
ENSINO DE ARTES VISUAIS
PATRIMÓNIO CULTURAL
VISUAL ARTS TEACHING
CULTURAL HERITAGE
topic MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
ENSINO DE ARTES VISUAIS
PATRIMÓNIO CULTURAL
VISUAL ARTS TEACHING
CULTURAL HERITAGE
description Este Relatório assenta no estágio desenvolvido no Agrupamento de Escolas de Sousel- Escola Básica Padre Joaquim Maria Fernandes, enquadrado no Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia-Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração Instituto da Educação, nos anos letivos 2019/2021. O trabalho desenvolvido, em época de Pandemia, explora o processo de ensino de artes visuais num ambiente misto, presencial e à distância do ensino/aprendizagem, com recurso a várias ferramentas digitais, nomeadamente a plataforma TEAMS. Destacam-se as vantagens e dificuldades do uso de espaços virtuais como ferramentas no processo de ensino de artes visuais. No entanto, constatamos que o recurso ao ambiente virtual em conjunto com os restantes recursos disponíveis contribuiu para a melhoria significativa do processo de ensino das artes visuais. Sendo que o ensino das artes tem como uma das suas características principais as possibilidades interdisciplinares, foi desenvolvido um projeto em que foi esta utilizada de modo a cativar os alunos. Aliámos a história e a cultura às artes e estas aos vários projetos desenvolvidos pelas outras disciplinas numa lógica de interdisciplinaridade, conduzindo os alunos à descoberta do património cultural do concelho de Sousel.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-11T16:14:57Z
2022-01-01T00:00:00Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/12994
TID:203032233
url http://hdl.handle.net/10437/12994
identifier_str_mv TID:203032233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131237514739712