Conhecimentos tácito, explícito e cultural no planejamento da demanda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Popadiuk, Silvio
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Santos, André Eduardo Miranda Dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of Information Systems and Technology Management (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/12879
Resumo: O planejamento da demanda consiste num conjunto de etapas que envolvem dois tipos principais de conhecimentos: o tácito e o explícito. É sob este contexto desses tipos de conhecimentos que o presente artigo foi desenvolvido. Procura relacionar o planejamento da demanda com a gestão do conhecimento, delimitada para os componentes de conhecimento tácito, explícito e cultural. Para tanto, foi realizada uma pesquisa, de caráter exploratório, em cinco empresas, caracterizando-se como um estudo múlticasos, envolvendo entrevistas, observações e análises de documentos. Para análise e interpretação dos dados foi empregada a análise de conteúdo. Os resultados evidenciam a presença de componentes desses três tipos de conhecimentos no planejamento da demanda, tais como: o uso de ferramentas de tecnologia da informação, experiência dos profissionais, interação coletiva, relações sociais e a visão corporativa, que direcionam os negócios da firma.
id USP-33_d2f8def1864ea87d2c933b6035bd66d4
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/12879
network_acronym_str USP-33
network_name_str Journal of Information Systems and Technology Management (Online)
repository_id_str
spelling Conhecimentos tácito, explícito e cultural no planejamento da demanda Tacit, explicit, and cultural knowledge in demand planning Planejamento da demandagestão do conhecimentoconhecimento tácitoconhecimento explícitoplanejamento de marketingDemand planningknowledge managementtacit knowledgeexplicit knowledgemarketing planning O planejamento da demanda consiste num conjunto de etapas que envolvem dois tipos principais de conhecimentos: o tácito e o explícito. É sob este contexto desses tipos de conhecimentos que o presente artigo foi desenvolvido. Procura relacionar o planejamento da demanda com a gestão do conhecimento, delimitada para os componentes de conhecimento tácito, explícito e cultural. Para tanto, foi realizada uma pesquisa, de caráter exploratório, em cinco empresas, caracterizando-se como um estudo múlticasos, envolvendo entrevistas, observações e análises de documentos. Para análise e interpretação dos dados foi empregada a análise de conteúdo. Os resultados evidenciam a presença de componentes desses três tipos de conhecimentos no planejamento da demanda, tais como: o uso de ferramentas de tecnologia da informação, experiência dos profissionais, interação coletiva, relações sociais e a visão corporativa, que direcionam os negócios da firma. Demand planning consists in a set of steps which evolves two main types of knowledge: tacit and explicit. It is under these types of knowledge that the present article was developed. It aimed at relating the concept of demand planning with knowledge management, but delimited to its tacit, explicit, and cultural knowledge components. An exploratory research was done with five companies. Therefore, the study was characterized as multicases and evolded enterviews, observations, and documents analysis. The analysis was made by content analysis. The results evidenced the presence of a set of components related to the three types of knowledge in demand planning like: information technology tools, professional experience, collective interation, social relations, and a corporative view, which leads the company´ business. TECSI - FEA - Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/1287910.4301/S1807-17752010000100010Journal of Information Systems and Technology Management; v. 7 n. 1 (2010); 205-226Journal of Information Systems and Technology Management; Vol. 7 No. 1 (2010); 205-226Journal of Information Systems and Technology Management; Vol. 7 Núm. 1 (2010); 205-2261807-1775reponame:Journal of Information Systems and Technology Management (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/12879/14669Copyright (c) 2018 JISTEM - Journal of Information Systems and Technology Management (Online)info:eu-repo/semantics/openAccessPopadiuk, SilvioSantos, André Eduardo Miranda Dos2014-05-18T13:17:06Zoai:revistas.usp.br:article/12879Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-1775&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||jistem@usp.br1807-17751807-1775opendoar:2014-05-18T13:17:06Journal of Information Systems and Technology Management (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimentos tácito, explícito e cultural no planejamento da demanda
Tacit, explicit, and cultural knowledge in demand planning
title Conhecimentos tácito, explícito e cultural no planejamento da demanda
spellingShingle Conhecimentos tácito, explícito e cultural no planejamento da demanda
Popadiuk, Silvio
Planejamento da demanda
gestão do conhecimento
conhecimento tácito
conhecimento explícito
planejamento de marketing
Demand planning
knowledge management
tacit knowledge
explicit knowledge
marketing planning
title_short Conhecimentos tácito, explícito e cultural no planejamento da demanda
title_full Conhecimentos tácito, explícito e cultural no planejamento da demanda
title_fullStr Conhecimentos tácito, explícito e cultural no planejamento da demanda
title_full_unstemmed Conhecimentos tácito, explícito e cultural no planejamento da demanda
title_sort Conhecimentos tácito, explícito e cultural no planejamento da demanda
author Popadiuk, Silvio
author_facet Popadiuk, Silvio
Santos, André Eduardo Miranda Dos
author_role author
author2 Santos, André Eduardo Miranda Dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Popadiuk, Silvio
Santos, André Eduardo Miranda Dos
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento da demanda
gestão do conhecimento
conhecimento tácito
conhecimento explícito
planejamento de marketing
Demand planning
knowledge management
tacit knowledge
explicit knowledge
marketing planning
topic Planejamento da demanda
gestão do conhecimento
conhecimento tácito
conhecimento explícito
planejamento de marketing
Demand planning
knowledge management
tacit knowledge
explicit knowledge
marketing planning
description O planejamento da demanda consiste num conjunto de etapas que envolvem dois tipos principais de conhecimentos: o tácito e o explícito. É sob este contexto desses tipos de conhecimentos que o presente artigo foi desenvolvido. Procura relacionar o planejamento da demanda com a gestão do conhecimento, delimitada para os componentes de conhecimento tácito, explícito e cultural. Para tanto, foi realizada uma pesquisa, de caráter exploratório, em cinco empresas, caracterizando-se como um estudo múlticasos, envolvendo entrevistas, observações e análises de documentos. Para análise e interpretação dos dados foi empregada a análise de conteúdo. Os resultados evidenciam a presença de componentes desses três tipos de conhecimentos no planejamento da demanda, tais como: o uso de ferramentas de tecnologia da informação, experiência dos profissionais, interação coletiva, relações sociais e a visão corporativa, que direcionam os negócios da firma.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/12879
10.4301/S1807-17752010000100010
url https://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/12879
identifier_str_mv 10.4301/S1807-17752010000100010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/12879/14669
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 JISTEM - Journal of Information Systems and Technology Management (Online)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 JISTEM - Journal of Information Systems and Technology Management (Online)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv TECSI - FEA - Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária
publisher.none.fl_str_mv TECSI - FEA - Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Information Systems and Technology Management; v. 7 n. 1 (2010); 205-226
Journal of Information Systems and Technology Management; Vol. 7 No. 1 (2010); 205-226
Journal of Information Systems and Technology Management; Vol. 7 Núm. 1 (2010); 205-226
1807-1775
reponame:Journal of Information Systems and Technology Management (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Journal of Information Systems and Technology Management (Online)
collection Journal of Information Systems and Technology Management (Online)
repository.name.fl_str_mv Journal of Information Systems and Technology Management (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||jistem@usp.br
_version_ 1809284036018831360