O contributo da universidade sénior de Pombal na promoção do envelhecimento ativo dos seus estudantes - um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Virgínia Lopes dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/2964
Resumo: O envelhecimento não é um problema, mas antes um processo natural que ocorre ao longo do ciclo de vida de cada indivíduo. Conforme preconizado pelo paradigma do envelhecimento ativo instituído pela OMS urge encontrar estratégias que promovam a saúde, a autonomia física, psicológica e social do indivíduo enquanto ser biopsicossocial, tendo por base quatro pilares chave: saúde, aprendizagem ao longo da vida, participação social e segurança. Enquadradas no pilar aprendizagem ao longo da vida encontram-se as Universidades Seniores, uma resposta socioeducativa que opera num regime informal, ausente de certificações e onde são dinamizadas atividades de cariz social, educativo, cultural e de convívio, para um público com idade a partir dos 50 anos. O presente trabalho de investigação pretende responder à seguinte questão: “qual o papel da Universidade Sénior de Pombal na vida quotidiana dos seus estudantes?” e tem como objetivo geral compreender a importância da Universidade Sénior de Pombal (USP) na vida dos estudantes seniores. A opção metodológica assenta numa perspetiva qualitativa ou interpretativa, tendo a USP sido o estudo de caso escolhido, constituindo o objeto de investigação seis estudantes desta instituição. Quanto às técnicas de recolha de informação, privilegiou-se a pesquisa documental e a entrevista semiestruturada, cujo tratamento de dados foi efetuado através da análise de conteúdo, com recurso ao programa de análise qualitativa – MAXQDA. Os dados obtidos permitem concluir que a USP assume um papel de extrema relevância na vida dos participantes, devolvendo um novo significado ao tempo e à própria vida daqueles que viram, através da entrada na reforma, alterados os ritmos dos seus dias. Vêem-se acrescidos sentimentos de maior utilidade, autorrealização e ainda uma maior valorização e desenvolvimento pessoal. A referida instituição assume ainda um carácter integrador e promotor do relacionamento entre os seus estudantes a comunidade em geral.
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