Labirinto de aprendizagens: relatório final
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/14787 |
Resumo: | O presente Relatório Final é apresentado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra, tendo em consideração a prática de ensino supervisionada em contexto pré-escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico. No documento estão presentes a caracterização das instituições onde decorreram os estágios, nomeadamente as práticas da educadora e da professora cooperantes, o contexto educativo, a caracterização dos grupos e a descrição das várias fases dos períodos de estágio, que incluem a realização de projetos em ambos os contextos. No final são apresentadas algumas Experiências-Chave, que evidenciam algumas das competências teórico-práticas que fizeram com que a experiência de estágio se tornasse significativa. Estas experiências incluem o estudo realizado através da Abordagem de Mosaico, o Jogo Simbólico na Educação Pré-Escolar, a Avaliação na Educação Pré-Escolar, Situações de Aprendizagem em 1.º Ciclo do Ensino Básico, o Ensino-Aprendizagem da Leitura e da Escrita e Problemas de Comportamento. Em suma, este relatório é realizado com base na análise crítica e reflexiva acerca dos estágios, pretendendo evidenciar o modo como estes me permitiram desenvolver competências tanto pessoais como profissionais, através das descobertas realizadas durante todo o percurso. |
id |
RCAP_ee199286b8f912ff9895816b7bab3454 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/14787 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Labirinto de aprendizagens: relatório finalEducação Pré-EscolarEnsino Básico 1º CicloPrática PedagógicaPráticas EducativasO presente Relatório Final é apresentado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra, tendo em consideração a prática de ensino supervisionada em contexto pré-escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico. No documento estão presentes a caracterização das instituições onde decorreram os estágios, nomeadamente as práticas da educadora e da professora cooperantes, o contexto educativo, a caracterização dos grupos e a descrição das várias fases dos períodos de estágio, que incluem a realização de projetos em ambos os contextos. No final são apresentadas algumas Experiências-Chave, que evidenciam algumas das competências teórico-práticas que fizeram com que a experiência de estágio se tornasse significativa. Estas experiências incluem o estudo realizado através da Abordagem de Mosaico, o Jogo Simbólico na Educação Pré-Escolar, a Avaliação na Educação Pré-Escolar, Situações de Aprendizagem em 1.º Ciclo do Ensino Básico, o Ensino-Aprendizagem da Leitura e da Escrita e Problemas de Comportamento. Em suma, este relatório é realizado com base na análise crítica e reflexiva acerca dos estágios, pretendendo evidenciar o modo como estes me permitiram desenvolver competências tanto pessoais como profissionais, através das descobertas realizadas durante todo o percurso.Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-Loff, Philippe Bernard, 1955-Repositório ComumGomes, Mafalda Ferreira2016-09-21T09:41:36Z2016-01-01T00:00:00Z2016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/14787201521644porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:39:21Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/14787Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:21.164515Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Labirinto de aprendizagens: relatório final |
title |
Labirinto de aprendizagens: relatório final |
spellingShingle |
Labirinto de aprendizagens: relatório final Gomes, Mafalda Ferreira Educação Pré-Escolar Ensino Básico 1º Ciclo Prática Pedagógica Práticas Educativas |
title_short |
Labirinto de aprendizagens: relatório final |
title_full |
Labirinto de aprendizagens: relatório final |
title_fullStr |
Labirinto de aprendizagens: relatório final |
title_full_unstemmed |
Labirinto de aprendizagens: relatório final |
title_sort |
Labirinto de aprendizagens: relatório final |
author |
Gomes, Mafalda Ferreira |
author_facet |
Gomes, Mafalda Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vale, Vera Maria Silvério do, 1961- Loff, Philippe Bernard, 1955- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Mafalda Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-Escolar Ensino Básico 1º Ciclo Prática Pedagógica Práticas Educativas |
topic |
Educação Pré-Escolar Ensino Básico 1º Ciclo Prática Pedagógica Práticas Educativas |
description |
O presente Relatório Final é apresentado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra, tendo em consideração a prática de ensino supervisionada em contexto pré-escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico. No documento estão presentes a caracterização das instituições onde decorreram os estágios, nomeadamente as práticas da educadora e da professora cooperantes, o contexto educativo, a caracterização dos grupos e a descrição das várias fases dos períodos de estágio, que incluem a realização de projetos em ambos os contextos. No final são apresentadas algumas Experiências-Chave, que evidenciam algumas das competências teórico-práticas que fizeram com que a experiência de estágio se tornasse significativa. Estas experiências incluem o estudo realizado através da Abordagem de Mosaico, o Jogo Simbólico na Educação Pré-Escolar, a Avaliação na Educação Pré-Escolar, Situações de Aprendizagem em 1.º Ciclo do Ensino Básico, o Ensino-Aprendizagem da Leitura e da Escrita e Problemas de Comportamento. Em suma, este relatório é realizado com base na análise crítica e reflexiva acerca dos estágios, pretendendo evidenciar o modo como estes me permitiram desenvolver competências tanto pessoais como profissionais, através das descobertas realizadas durante todo o percurso. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-21T09:41:36Z 2016-01-01T00:00:00Z 2016-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/14787 201521644 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/14787 |
identifier_str_mv |
201521644 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130018425602048 |