Relatório de estágio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/9411 |
Resumo: | O presente relatório pretende dar a conhecer a reflexão realizada sobre o percurso desenvolvido ao longo dos estágios, contendo dados referentes às actividades realizadas nesse período, com a descrição e análises das experiências vividas para a obtenção de competências especificas no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem, Especialização em Enfermagem Médico-cirúrgica. Os estágios realizados tiveram a duração de 180 horas cada e efectuaram-se nos seguintes períodos: Módulo II – Unidade de monitorização do doente cirúrgico do Hospital de S. Teotónio de Viseu, que decorreu entre 27 de Abril a 27 de Junho de 2009; Módulo III – Unidade de cuidados paliativos do Hospital Arcebispo João Crisóstomo em Cantanhede, que decorreu entre 6 de Outubro e 29 de Novembro de 2009; Módulo I – Serviço de urgência do Hospital de S. Teotónio de Viseu, que decorreu entre 2 de Dezembro de 2009 e 31 de Janeiro de 2010. Das actividades desenvolvidas podemos destacar a identificação das necessidades de formação e realização de acções no intuito de colmatar essas necessidades, foi realizada investigação e pesquisa bibliográfica, no sentido de fundamentar a prática de cuidados, houve a construção de um instrumento de publicitação das directrizes das comissões de controlo da infecção e foram realizadas práticas de gestão de recursos humanos e materiais. As competências desenvolvidas passaram pela promoção do desenvolvimento de aprendizagens profissionais, valorizando a formação, tanto de cariz formal como informal, havendo preocupação no desenvolvimento de competências na área da gestão de cuidados, assim como na maximização da intervenção na prevenção e controlo da infecção perante a pessoa em situação critica e/ou falência orgânica. O desenvolvimento das competências descritas neste relatório, são fruto de uma aprendizagem auto-dirigida, dentro de um paradigma crítico-reflexivo de consumo e criação de conhecimento, fazendo da metareflexão a base para a construção de novos conhecimentos no intuito de promover práticas de cuidados de qualidade, actualizados e que signifiquem ganhos em saúde para as populações |
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