Empatia, Estilos Parentais e Problemas de Comportamento em Crianças dos 3 aos 6 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimentel, Ana Beatriz Olas Matos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/104243
Resumo: Dissertação de Mestrado em Psicologia Clinica Forense apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_c796247988b0c1cfeb71a52ac97ef4f4
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/104243
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Empatia, Estilos Parentais e Problemas de Comportamento em Crianças dos 3 aos 6 anosEmpathy, Parenting Styles and Behavior Problems in Children Between 3 and 6 years-oldempatiaproblemas de comportamentoestilos parentaispré-escolarempathybehavior problemsparenting stylespreschoolCiências sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado em Psicologia Clinica Forense apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoA empatia é uma competência crucial no estabelecimento de relações interpessoais. Tendo em conta a importância do contexto familiar no desenvolvimento das crianças, é expectável que certos estilos parentais, pelos aspetos que os caracterizam, contribuam para o maior ou menor desenvolvimento de comportamentos empáticos, podendo funcionar como fator de proteção ou de risco para a manifestação de problemas de comportamento em crianças. Recorrendo a uma amostra de pais e mães de crianças entre os três e os seis anos (N = 96), este estudo procurou explorar as relações entre a empatia, os estilos parentais e os problemas de comportamento em crianças em idade pré-escolar, analisando a possível influência de variáveis sociodemográficas como a idade e o sexo das crianças e a constituição do agregado familiar. Os participantes preencheram um questionário sociobiográfico, bem como três instrumentos: o Empathy Questionnaire (da Silva et al., 2022), o Questionário de Dimensões e Estilos Parentais (Pedro et al., 2008) e o Questionário de Capacidades e Dificuldades (Fleitlich et al., 2005). Os resultados obtidos através do cálculo de Correlações de Pearson indicam que o estilo parental autoritativo encontra-se negativamente associado aos problemas de comportamento e positivamente associado à empatia, o que sublinha a importância deste estilo parental na promoção de efeitos desenvolvimentais positivos nas crianças desta faixa etária. Adicionalmente, não se verificam diferenças na empatia, nos estilos parentais e nos problemas de comportamento em função do sexo e da idade das crianças bem como da composição do agregado familiar.Empathy is a crucial skill in establishing interpersonal relationships. Considering the importance of the family context in children’s development, it is expected that certain parenting styles, due to the aspects that characterize them, contribute to the greater or lesser development of empathic behaviors, and may act as a protective or risk factor for the manifestation of behavior problems in children. Using a sample of fathers and mothers of children aged between three and six years old (N = 96), this study sought to explore the relationshipsbetween empathy, parenting styles and behavior problems in preschool-aged children, analyzing the possible influence of sociodemographic variables such as the age and sex of the children and the composition of the household. Participants filled out a sociobiographic questionnaire and three instruments: the Empathy Questionnaire (da Silva et al., 2022), the Parenting Styles and Dimensions Questionnaire (Pedro et al., 2008) and the Strengths and Difficulties Questionnaire (Fleitlich et al., 2005). The results obtained through the calculation of Pearson's Correlations indicate that the authoritative parenting style is negatively associated with behavior problems and positively associated with empathy, which highlights the importance of this parenting style in fostering positive developmental effects in children of this age group. Additionally, no significant differences were found in empathy, parenting styles and behavior problems regarding the sex and age of the children and the composition of the household.2022-10-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/104243http://hdl.handle.net/10316/104243TID:203128273porPimentel, Ana Beatriz Olas Matosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-21T21:42:29Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/104243Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:20:57.253455Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Empatia, Estilos Parentais e Problemas de Comportamento em Crianças dos 3 aos 6 anos
Empathy, Parenting Styles and Behavior Problems in Children Between 3 and 6 years-old
title Empatia, Estilos Parentais e Problemas de Comportamento em Crianças dos 3 aos 6 anos
spellingShingle Empatia, Estilos Parentais e Problemas de Comportamento em Crianças dos 3 aos 6 anos
Pimentel, Ana Beatriz Olas Matos
empatia
problemas de comportamento
estilos parentais
pré-escolar
empathy
behavior problems
parenting styles
preschool
Ciências sociais::Psicologia
title_short Empatia, Estilos Parentais e Problemas de Comportamento em Crianças dos 3 aos 6 anos
title_full Empatia, Estilos Parentais e Problemas de Comportamento em Crianças dos 3 aos 6 anos
title_fullStr Empatia, Estilos Parentais e Problemas de Comportamento em Crianças dos 3 aos 6 anos
title_full_unstemmed Empatia, Estilos Parentais e Problemas de Comportamento em Crianças dos 3 aos 6 anos
title_sort Empatia, Estilos Parentais e Problemas de Comportamento em Crianças dos 3 aos 6 anos
author Pimentel, Ana Beatriz Olas Matos
author_facet Pimentel, Ana Beatriz Olas Matos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pimentel, Ana Beatriz Olas Matos
dc.subject.por.fl_str_mv empatia
problemas de comportamento
estilos parentais
pré-escolar
empathy
behavior problems
parenting styles
preschool
Ciências sociais::Psicologia
topic empatia
problemas de comportamento
estilos parentais
pré-escolar
empathy
behavior problems
parenting styles
preschool
Ciências sociais::Psicologia
description Dissertação de Mestrado em Psicologia Clinica Forense apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/104243
http://hdl.handle.net/10316/104243
TID:203128273
url http://hdl.handle.net/10316/104243
identifier_str_mv TID:203128273
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134101205155840