Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a relação entre educadores e a família das crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valadas, Sandra Cristina Ferreira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/10866
Resumo: O presente relatório de estágio desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular de prática de ensino supervisionada, tendo por finalidade a obtenção de grau de mestre. Corresponde à descrição de um trabalho desenvolvido em contexto de creche e jardim de infância. Este trabalho tinha como objetivo compreender as relações família – escola e os seus benefícios para todos os intervenientes neste processo, em especial as crianças. Para isso, foi construído um quadro teórico onde é abordado o conceito de família e de que forma este conceito se relaciona com a escola, e qual a importância desta relação. Este relatório foi suportado na metodologia investigação-ação, onde foram utilizados diversos instrumentos de recolha de dados, de forma a atingir os objetivos propostos. No decorrer das intervenções foram propostas várias experiências tendo em conta a temática do relatório. As aprendizagens decorrentes deste trabalho evidenciaram a importância de uma parceria entre a família e a escola: ### Abstract: This internship report was developed within the course of supervised teaching practice, with the purpose to obtain a master degree. Matches the description of a work developed in the context of kindergarten and daycare. This study aimed to understand the family – school relationships and its benefits to all stakeholders in this process, especially children. For this, we built a theoretical framework which addresses the concept of family and how this concept relates to the school, and the importance of this relationship. This report was supported in research-action methodology, where several tools to collect data in order to achieve the proposed objetives were used. During the interventions were proposed several experiments taking into account the theme of the report. The learning arising from this work showed the importance of partnership between family and school.
id RCAP_c79dbafb48398f99f025cee12e1a83d9
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/10866
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a relação entre educadores e a família das criançasRelação família-escolaFamíliaEscolaPaisCriançasParticipaçãoFamily/school relationshipFamilySchoolParentsChildrenParticipatO presente relatório de estágio desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular de prática de ensino supervisionada, tendo por finalidade a obtenção de grau de mestre. Corresponde à descrição de um trabalho desenvolvido em contexto de creche e jardim de infância. Este trabalho tinha como objetivo compreender as relações família – escola e os seus benefícios para todos os intervenientes neste processo, em especial as crianças. Para isso, foi construído um quadro teórico onde é abordado o conceito de família e de que forma este conceito se relaciona com a escola, e qual a importância desta relação. Este relatório foi suportado na metodologia investigação-ação, onde foram utilizados diversos instrumentos de recolha de dados, de forma a atingir os objetivos propostos. No decorrer das intervenções foram propostas várias experiências tendo em conta a temática do relatório. As aprendizagens decorrentes deste trabalho evidenciaram a importância de uma parceria entre a família e a escola: ### Abstract: This internship report was developed within the course of supervised teaching practice, with the purpose to obtain a master degree. Matches the description of a work developed in the context of kindergarten and daycare. This study aimed to understand the family – school relationships and its benefits to all stakeholders in this process, especially children. For this, we built a theoretical framework which addresses the concept of family and how this concept relates to the school, and the importance of this relationship. This report was supported in research-action methodology, where several tools to collect data in order to achieve the proposed objetives were used. During the interventions were proposed several experiments taking into account the theme of the report. The learning arising from this work showed the importance of partnership between family and school.Universidade de Évora2014-03-27T11:29:07Z2014-03-272013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/10866http://hdl.handle.net/10174/10866TID:201243431porsandracfvaladas@hotmail.com670Valadas, Sandra Cristina Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:54:10Zoai:dspace.uevora.pt:10174/10866Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:04:44.624455Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a relação entre educadores e a família das crianças
title Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a relação entre educadores e a família das crianças
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a relação entre educadores e a família das crianças
Valadas, Sandra Cristina Ferreira
Relação família-escola
Família
Escola
Pais
Crianças
Participação
Family/school relationship
Family
School
Parents
Children
Participat
title_short Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a relação entre educadores e a família das crianças
title_full Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a relação entre educadores e a família das crianças
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a relação entre educadores e a família das crianças
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a relação entre educadores e a família das crianças
title_sort Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a relação entre educadores e a família das crianças
author Valadas, Sandra Cristina Ferreira
author_facet Valadas, Sandra Cristina Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valadas, Sandra Cristina Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Relação família-escola
Família
Escola
Pais
Crianças
Participação
Family/school relationship
Family
School
Parents
Children
Participat
topic Relação família-escola
Família
Escola
Pais
Crianças
Participação
Family/school relationship
Family
School
Parents
Children
Participat
description O presente relatório de estágio desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular de prática de ensino supervisionada, tendo por finalidade a obtenção de grau de mestre. Corresponde à descrição de um trabalho desenvolvido em contexto de creche e jardim de infância. Este trabalho tinha como objetivo compreender as relações família – escola e os seus benefícios para todos os intervenientes neste processo, em especial as crianças. Para isso, foi construído um quadro teórico onde é abordado o conceito de família e de que forma este conceito se relaciona com a escola, e qual a importância desta relação. Este relatório foi suportado na metodologia investigação-ação, onde foram utilizados diversos instrumentos de recolha de dados, de forma a atingir os objetivos propostos. No decorrer das intervenções foram propostas várias experiências tendo em conta a temática do relatório. As aprendizagens decorrentes deste trabalho evidenciaram a importância de uma parceria entre a família e a escola: ### Abstract: This internship report was developed within the course of supervised teaching practice, with the purpose to obtain a master degree. Matches the description of a work developed in the context of kindergarten and daycare. This study aimed to understand the family – school relationships and its benefits to all stakeholders in this process, especially children. For this, we built a theoretical framework which addresses the concept of family and how this concept relates to the school, and the importance of this relationship. This report was supported in research-action methodology, where several tools to collect data in order to achieve the proposed objetives were used. During the interventions were proposed several experiments taking into account the theme of the report. The learning arising from this work showed the importance of partnership between family and school.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2014-03-27T11:29:07Z
2014-03-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/10866
http://hdl.handle.net/10174/10866
TID:201243431
url http://hdl.handle.net/10174/10866
identifier_str_mv TID:201243431
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv sandracfvaladas@hotmail.com
670
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136531557908480