Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a relação entre educadores e a família das crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/10866 |
Resumo: | O presente relatório de estágio desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular de prática de ensino supervisionada, tendo por finalidade a obtenção de grau de mestre. Corresponde à descrição de um trabalho desenvolvido em contexto de creche e jardim de infância. Este trabalho tinha como objetivo compreender as relações família – escola e os seus benefícios para todos os intervenientes neste processo, em especial as crianças. Para isso, foi construído um quadro teórico onde é abordado o conceito de família e de que forma este conceito se relaciona com a escola, e qual a importância desta relação. Este relatório foi suportado na metodologia investigação-ação, onde foram utilizados diversos instrumentos de recolha de dados, de forma a atingir os objetivos propostos. No decorrer das intervenções foram propostas várias experiências tendo em conta a temática do relatório. As aprendizagens decorrentes deste trabalho evidenciaram a importância de uma parceria entre a família e a escola: ### Abstract: This internship report was developed within the course of supervised teaching practice, with the purpose to obtain a master degree. Matches the description of a work developed in the context of kindergarten and daycare. This study aimed to understand the family – school relationships and its benefits to all stakeholders in this process, especially children. For this, we built a theoretical framework which addresses the concept of family and how this concept relates to the school, and the importance of this relationship. This report was supported in research-action methodology, where several tools to collect data in order to achieve the proposed objetives were used. During the interventions were proposed several experiments taking into account the theme of the report. The learning arising from this work showed the importance of partnership between family and school. |
id |
RCAP_c79dbafb48398f99f025cee12e1a83d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/10866 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a relação entre educadores e a família das criançasRelação família-escolaFamíliaEscolaPaisCriançasParticipaçãoFamily/school relationshipFamilySchoolParentsChildrenParticipatO presente relatório de estágio desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular de prática de ensino supervisionada, tendo por finalidade a obtenção de grau de mestre. Corresponde à descrição de um trabalho desenvolvido em contexto de creche e jardim de infância. Este trabalho tinha como objetivo compreender as relações família – escola e os seus benefícios para todos os intervenientes neste processo, em especial as crianças. Para isso, foi construído um quadro teórico onde é abordado o conceito de família e de que forma este conceito se relaciona com a escola, e qual a importância desta relação. Este relatório foi suportado na metodologia investigação-ação, onde foram utilizados diversos instrumentos de recolha de dados, de forma a atingir os objetivos propostos. No decorrer das intervenções foram propostas várias experiências tendo em conta a temática do relatório. As aprendizagens decorrentes deste trabalho evidenciaram a importância de uma parceria entre a família e a escola: ### Abstract: This internship report was developed within the course of supervised teaching practice, with the purpose to obtain a master degree. Matches the description of a work developed in the context of kindergarten and daycare. This study aimed to understand the family – school relationships and its benefits to all stakeholders in this process, especially children. For this, we built a theoretical framework which addresses the concept of family and how this concept relates to the school, and the importance of this relationship. This report was supported in research-action methodology, where several tools to collect data in order to achieve the proposed objetives were used. During the interventions were proposed several experiments taking into account the theme of the report. The learning arising from this work showed the importance of partnership between family and school.Universidade de Évora2014-03-27T11:29:07Z2014-03-272013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/10866http://hdl.handle.net/10174/10866TID:201243431porsandracfvaladas@hotmail.com670Valadas, Sandra Cristina Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:54:10Zoai:dspace.uevora.pt:10174/10866Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:04:44.624455Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a relação entre educadores e a família das crianças |
title |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a relação entre educadores e a família das crianças |
spellingShingle |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a relação entre educadores e a família das crianças Valadas, Sandra Cristina Ferreira Relação família-escola Família Escola Pais Crianças Participação Family/school relationship Family School Parents Children Participat |
title_short |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a relação entre educadores e a família das crianças |
title_full |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a relação entre educadores e a família das crianças |
title_fullStr |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a relação entre educadores e a família das crianças |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a relação entre educadores e a família das crianças |
title_sort |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a relação entre educadores e a família das crianças |
author |
Valadas, Sandra Cristina Ferreira |
author_facet |
Valadas, Sandra Cristina Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valadas, Sandra Cristina Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relação família-escola Família Escola Pais Crianças Participação Family/school relationship Family School Parents Children Participat |
topic |
Relação família-escola Família Escola Pais Crianças Participação Family/school relationship Family School Parents Children Participat |
description |
O presente relatório de estágio desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular de prática de ensino supervisionada, tendo por finalidade a obtenção de grau de mestre. Corresponde à descrição de um trabalho desenvolvido em contexto de creche e jardim de infância. Este trabalho tinha como objetivo compreender as relações família – escola e os seus benefícios para todos os intervenientes neste processo, em especial as crianças. Para isso, foi construído um quadro teórico onde é abordado o conceito de família e de que forma este conceito se relaciona com a escola, e qual a importância desta relação. Este relatório foi suportado na metodologia investigação-ação, onde foram utilizados diversos instrumentos de recolha de dados, de forma a atingir os objetivos propostos. No decorrer das intervenções foram propostas várias experiências tendo em conta a temática do relatório. As aprendizagens decorrentes deste trabalho evidenciaram a importância de uma parceria entre a família e a escola: ### Abstract: This internship report was developed within the course of supervised teaching practice, with the purpose to obtain a master degree. Matches the description of a work developed in the context of kindergarten and daycare. This study aimed to understand the family – school relationships and its benefits to all stakeholders in this process, especially children. For this, we built a theoretical framework which addresses the concept of family and how this concept relates to the school, and the importance of this relationship. This report was supported in research-action methodology, where several tools to collect data in order to achieve the proposed objetives were used. During the interventions were proposed several experiments taking into account the theme of the report. The learning arising from this work showed the importance of partnership between family and school. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2014-03-27T11:29:07Z 2014-03-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/10866 http://hdl.handle.net/10174/10866 TID:201243431 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/10866 |
identifier_str_mv |
TID:201243431 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
sandracfvaladas@hotmail.com 670 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136531557908480 |