Relatório da prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar-relação-família-escola: vivências e práticas de envolvimento na creche e no jardim-de-infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Débora Filipa Mateus
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/12983
Resumo: No presente relatório de estágio, apresenta-se a descrição de um processo de investigação-ação, realizado no âmbito das Práticas de Ensino Supervisionada em Creche e Jardim-de-Infância, cujo tema central é a relação entre família e a escola. As primeiras etapas para a construção deste documento foram de plena análise e compreensão do contexto educativo, baseadas na observação direta, e, posteriormente, sustentando toda a informação em referenciais teóricos. Ao terminar essa etapa, foi necessário proceder à delineação de um projeto da minha ação educativa, que incluísse diversos tipos de práticas de envolvimento e vivências dos familiares nos contextos. Paralelamente, será apresentada uma reflexão dessas práticas, analisando a sua adequação no estabelecimento da relação com os familiares. Toda essa análise fará parte integradora para a construção da minha profissionalidade docente, com o propósito de aprender cada vez mais; Abstract: Teaching Practice Report Supervised in Pre-Escolar- Family-School Relationship: experiences and involvement practices in the nursery and garden for children In this internship report, we present the description of action research process developed under the scope of a nursery and kindergarten Supervised Teaching Practice, whose central theme is the relationship between family and school. The first steps towards the construction of this document were full analysis and understanding of the educational context based on direct observation and, subsequently, supporting all the information in theoretical frameworks. After finishing this stage, it was necessary to delineate a project of my educational activities, which include various types of practice and involvement experiences of the family members in the contexts. In parallel, a reflection of these practices will be presented, analysing their suitability in establishing the relationship with family members. All this analysis will be fully integrated in constructing my teaching professionalism, with the purpose of a continuous learning process.
id RCAP_7561691059bd449c4923d6cade0bb156
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/12983
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar-relação-família-escola: vivências e práticas de envolvimento na creche e no jardim-de-infânciaFamíliaEscolaParticipaçãoEnvolvimentoCriançasFamilySchoolParticipationInvolvementChildrenNo presente relatório de estágio, apresenta-se a descrição de um processo de investigação-ação, realizado no âmbito das Práticas de Ensino Supervisionada em Creche e Jardim-de-Infância, cujo tema central é a relação entre família e a escola. As primeiras etapas para a construção deste documento foram de plena análise e compreensão do contexto educativo, baseadas na observação direta, e, posteriormente, sustentando toda a informação em referenciais teóricos. Ao terminar essa etapa, foi necessário proceder à delineação de um projeto da minha ação educativa, que incluísse diversos tipos de práticas de envolvimento e vivências dos familiares nos contextos. Paralelamente, será apresentada uma reflexão dessas práticas, analisando a sua adequação no estabelecimento da relação com os familiares. Toda essa análise fará parte integradora para a construção da minha profissionalidade docente, com o propósito de aprender cada vez mais; Abstract: Teaching Practice Report Supervised in Pre-Escolar- Family-School Relationship: experiences and involvement practices in the nursery and garden for children In this internship report, we present the description of action research process developed under the scope of a nursery and kindergarten Supervised Teaching Practice, whose central theme is the relationship between family and school. The first steps towards the construction of this document were full analysis and understanding of the educational context based on direct observation and, subsequently, supporting all the information in theoretical frameworks. After finishing this stage, it was necessary to delineate a project of my educational activities, which include various types of practice and involvement experiences of the family members in the contexts. In parallel, a reflection of these practices will be presented, analysing their suitability in establishing the relationship with family members. All this analysis will be fully integrated in constructing my teaching professionalism, with the purpose of a continuous learning process.Universidade de Évora2015-02-25T17:28:19Z2015-02-252014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/12983http://hdl.handle.net/10174/12983TID:201243784porDepartamento de Pedagogia e Educaçãodfmfernandes@gmail.com672Fernandes, Débora Filipa Mateusinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:57:53Zoai:dspace.uevora.pt:10174/12983Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:06:24.557930Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar-relação-família-escola: vivências e práticas de envolvimento na creche e no jardim-de-infância
title Relatório da prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar-relação-família-escola: vivências e práticas de envolvimento na creche e no jardim-de-infância
spellingShingle Relatório da prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar-relação-família-escola: vivências e práticas de envolvimento na creche e no jardim-de-infância
Fernandes, Débora Filipa Mateus
Família
Escola
Participação
Envolvimento
Crianças
Family
School
Participation
Involvement
Children
title_short Relatório da prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar-relação-família-escola: vivências e práticas de envolvimento na creche e no jardim-de-infância
title_full Relatório da prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar-relação-família-escola: vivências e práticas de envolvimento na creche e no jardim-de-infância
title_fullStr Relatório da prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar-relação-família-escola: vivências e práticas de envolvimento na creche e no jardim-de-infância
title_full_unstemmed Relatório da prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar-relação-família-escola: vivências e práticas de envolvimento na creche e no jardim-de-infância
title_sort Relatório da prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar-relação-família-escola: vivências e práticas de envolvimento na creche e no jardim-de-infância
author Fernandes, Débora Filipa Mateus
author_facet Fernandes, Débora Filipa Mateus
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Débora Filipa Mateus
dc.subject.por.fl_str_mv Família
Escola
Participação
Envolvimento
Crianças
Family
School
Participation
Involvement
Children
topic Família
Escola
Participação
Envolvimento
Crianças
Family
School
Participation
Involvement
Children
description No presente relatório de estágio, apresenta-se a descrição de um processo de investigação-ação, realizado no âmbito das Práticas de Ensino Supervisionada em Creche e Jardim-de-Infância, cujo tema central é a relação entre família e a escola. As primeiras etapas para a construção deste documento foram de plena análise e compreensão do contexto educativo, baseadas na observação direta, e, posteriormente, sustentando toda a informação em referenciais teóricos. Ao terminar essa etapa, foi necessário proceder à delineação de um projeto da minha ação educativa, que incluísse diversos tipos de práticas de envolvimento e vivências dos familiares nos contextos. Paralelamente, será apresentada uma reflexão dessas práticas, analisando a sua adequação no estabelecimento da relação com os familiares. Toda essa análise fará parte integradora para a construção da minha profissionalidade docente, com o propósito de aprender cada vez mais; Abstract: Teaching Practice Report Supervised in Pre-Escolar- Family-School Relationship: experiences and involvement practices in the nursery and garden for children In this internship report, we present the description of action research process developed under the scope of a nursery and kindergarten Supervised Teaching Practice, whose central theme is the relationship between family and school. The first steps towards the construction of this document were full analysis and understanding of the educational context based on direct observation and, subsequently, supporting all the information in theoretical frameworks. After finishing this stage, it was necessary to delineate a project of my educational activities, which include various types of practice and involvement experiences of the family members in the contexts. In parallel, a reflection of these practices will be presented, analysing their suitability in establishing the relationship with family members. All this analysis will be fully integrated in constructing my teaching professionalism, with the purpose of a continuous learning process.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2015-02-25T17:28:19Z
2015-02-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/12983
http://hdl.handle.net/10174/12983
TID:201243784
url http://hdl.handle.net/10174/12983
identifier_str_mv TID:201243784
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
dfmfernandes@gmail.com
672
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136548774477824