Relatório da prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar-relação-família-escola: vivências e práticas de envolvimento na creche e no jardim-de-infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/12983 |
Resumo: | No presente relatório de estágio, apresenta-se a descrição de um processo de investigação-ação, realizado no âmbito das Práticas de Ensino Supervisionada em Creche e Jardim-de-Infância, cujo tema central é a relação entre família e a escola. As primeiras etapas para a construção deste documento foram de plena análise e compreensão do contexto educativo, baseadas na observação direta, e, posteriormente, sustentando toda a informação em referenciais teóricos. Ao terminar essa etapa, foi necessário proceder à delineação de um projeto da minha ação educativa, que incluísse diversos tipos de práticas de envolvimento e vivências dos familiares nos contextos. Paralelamente, será apresentada uma reflexão dessas práticas, analisando a sua adequação no estabelecimento da relação com os familiares. Toda essa análise fará parte integradora para a construção da minha profissionalidade docente, com o propósito de aprender cada vez mais; Abstract: Teaching Practice Report Supervised in Pre-Escolar- Family-School Relationship: experiences and involvement practices in the nursery and garden for children In this internship report, we present the description of action research process developed under the scope of a nursery and kindergarten Supervised Teaching Practice, whose central theme is the relationship between family and school. The first steps towards the construction of this document were full analysis and understanding of the educational context based on direct observation and, subsequently, supporting all the information in theoretical frameworks. After finishing this stage, it was necessary to delineate a project of my educational activities, which include various types of practice and involvement experiences of the family members in the contexts. In parallel, a reflection of these practices will be presented, analysing their suitability in establishing the relationship with family members. All this analysis will be fully integrated in constructing my teaching professionalism, with the purpose of a continuous learning process. |
id |
RCAP_7561691059bd449c4923d6cade0bb156 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/12983 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório da prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar-relação-família-escola: vivências e práticas de envolvimento na creche e no jardim-de-infânciaFamíliaEscolaParticipaçãoEnvolvimentoCriançasFamilySchoolParticipationInvolvementChildrenNo presente relatório de estágio, apresenta-se a descrição de um processo de investigação-ação, realizado no âmbito das Práticas de Ensino Supervisionada em Creche e Jardim-de-Infância, cujo tema central é a relação entre família e a escola. As primeiras etapas para a construção deste documento foram de plena análise e compreensão do contexto educativo, baseadas na observação direta, e, posteriormente, sustentando toda a informação em referenciais teóricos. Ao terminar essa etapa, foi necessário proceder à delineação de um projeto da minha ação educativa, que incluísse diversos tipos de práticas de envolvimento e vivências dos familiares nos contextos. Paralelamente, será apresentada uma reflexão dessas práticas, analisando a sua adequação no estabelecimento da relação com os familiares. Toda essa análise fará parte integradora para a construção da minha profissionalidade docente, com o propósito de aprender cada vez mais; Abstract: Teaching Practice Report Supervised in Pre-Escolar- Family-School Relationship: experiences and involvement practices in the nursery and garden for children In this internship report, we present the description of action research process developed under the scope of a nursery and kindergarten Supervised Teaching Practice, whose central theme is the relationship between family and school. The first steps towards the construction of this document were full analysis and understanding of the educational context based on direct observation and, subsequently, supporting all the information in theoretical frameworks. After finishing this stage, it was necessary to delineate a project of my educational activities, which include various types of practice and involvement experiences of the family members in the contexts. In parallel, a reflection of these practices will be presented, analysing their suitability in establishing the relationship with family members. All this analysis will be fully integrated in constructing my teaching professionalism, with the purpose of a continuous learning process.Universidade de Évora2015-02-25T17:28:19Z2015-02-252014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/12983http://hdl.handle.net/10174/12983TID:201243784porDepartamento de Pedagogia e Educaçãodfmfernandes@gmail.com672Fernandes, Débora Filipa Mateusinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:57:53Zoai:dspace.uevora.pt:10174/12983Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:06:24.557930Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório da prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar-relação-família-escola: vivências e práticas de envolvimento na creche e no jardim-de-infância |
title |
Relatório da prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar-relação-família-escola: vivências e práticas de envolvimento na creche e no jardim-de-infância |
spellingShingle |
Relatório da prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar-relação-família-escola: vivências e práticas de envolvimento na creche e no jardim-de-infância Fernandes, Débora Filipa Mateus Família Escola Participação Envolvimento Crianças Family School Participation Involvement Children |
title_short |
Relatório da prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar-relação-família-escola: vivências e práticas de envolvimento na creche e no jardim-de-infância |
title_full |
Relatório da prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar-relação-família-escola: vivências e práticas de envolvimento na creche e no jardim-de-infância |
title_fullStr |
Relatório da prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar-relação-família-escola: vivências e práticas de envolvimento na creche e no jardim-de-infância |
title_full_unstemmed |
Relatório da prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar-relação-família-escola: vivências e práticas de envolvimento na creche e no jardim-de-infância |
title_sort |
Relatório da prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar-relação-família-escola: vivências e práticas de envolvimento na creche e no jardim-de-infância |
author |
Fernandes, Débora Filipa Mateus |
author_facet |
Fernandes, Débora Filipa Mateus |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Débora Filipa Mateus |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Família Escola Participação Envolvimento Crianças Family School Participation Involvement Children |
topic |
Família Escola Participação Envolvimento Crianças Family School Participation Involvement Children |
description |
No presente relatório de estágio, apresenta-se a descrição de um processo de investigação-ação, realizado no âmbito das Práticas de Ensino Supervisionada em Creche e Jardim-de-Infância, cujo tema central é a relação entre família e a escola. As primeiras etapas para a construção deste documento foram de plena análise e compreensão do contexto educativo, baseadas na observação direta, e, posteriormente, sustentando toda a informação em referenciais teóricos. Ao terminar essa etapa, foi necessário proceder à delineação de um projeto da minha ação educativa, que incluísse diversos tipos de práticas de envolvimento e vivências dos familiares nos contextos. Paralelamente, será apresentada uma reflexão dessas práticas, analisando a sua adequação no estabelecimento da relação com os familiares. Toda essa análise fará parte integradora para a construção da minha profissionalidade docente, com o propósito de aprender cada vez mais; Abstract: Teaching Practice Report Supervised in Pre-Escolar- Family-School Relationship: experiences and involvement practices in the nursery and garden for children In this internship report, we present the description of action research process developed under the scope of a nursery and kindergarten Supervised Teaching Practice, whose central theme is the relationship between family and school. The first steps towards the construction of this document were full analysis and understanding of the educational context based on direct observation and, subsequently, supporting all the information in theoretical frameworks. After finishing this stage, it was necessary to delineate a project of my educational activities, which include various types of practice and involvement experiences of the family members in the contexts. In parallel, a reflection of these practices will be presented, analysing their suitability in establishing the relationship with family members. All this analysis will be fully integrated in constructing my teaching professionalism, with the purpose of a continuous learning process. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2015-02-25T17:28:19Z 2015-02-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/12983 http://hdl.handle.net/10174/12983 TID:201243784 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/12983 |
identifier_str_mv |
TID:201243784 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação dfmfernandes@gmail.com 672 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136548774477824 |