O QUE UMA COMUNIDADE ACADÊMICA DA ÁREA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO GOSTARIA DE SABER SOBRE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Bruno Santana da
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Dantas, Willian Talles Marcolino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/13481
Resumo: O Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil, oferece cursos técnicos, superiores e de pós-graduação na área de Tecnologia da Informação. Sua grande comunidade acadêmica tem recebido cada vez mais estudantes com deficiência e outras necessidades específicas. Este trabalho teve por objetivo identificar as necessidades informacionais sobre inclusão e acessibilidade de docentes, servidores e estudantes desta comunidade acadêmica. O método empregado foi o survey, com um questionário online distribuído de janeiro a março de 2021. Houve resposta de aproximadamente 10% da comunidade, com 194 respondentes num universo de aproximadamente 2,2 mil pessoas. Uma análise quantitativa dos dados revelou que as necessidades informacionais dos três perfis de participantes apresentam tendência geral similar, valorizando mais o suporte dentro da universidade do que fora dela. Contudo, foram observadas variações na importância atribuída às informações nos diferentes perfis, e entre estudantes com e sem necessidade específica. Os sistemas de informação que atenderem a essas necessidades informacionais devem acomodar essas diferenças, priorizando as informações de forma adequada a cada pessoa.
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spelling O QUE UMA COMUNIDADE ACADÊMICA DA ÁREA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO GOSTARIA DE SABER SOBRE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE?WHAT AN ACADEMIC COMMUNITY IN THE AREA OF INFORMATION TECHNOLOGY WOULD LIKE TO KNOW ABOUT INCLUSION AND ACCESSIBILITY?ArtigosO Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil, oferece cursos técnicos, superiores e de pós-graduação na área de Tecnologia da Informação. Sua grande comunidade acadêmica tem recebido cada vez mais estudantes com deficiência e outras necessidades específicas. Este trabalho teve por objetivo identificar as necessidades informacionais sobre inclusão e acessibilidade de docentes, servidores e estudantes desta comunidade acadêmica. O método empregado foi o survey, com um questionário online distribuído de janeiro a março de 2021. Houve resposta de aproximadamente 10% da comunidade, com 194 respondentes num universo de aproximadamente 2,2 mil pessoas. Uma análise quantitativa dos dados revelou que as necessidades informacionais dos três perfis de participantes apresentam tendência geral similar, valorizando mais o suporte dentro da universidade do que fora dela. Contudo, foram observadas variações na importância atribuída às informações nos diferentes perfis, e entre estudantes com e sem necessidade específica. Os sistemas de informação que atenderem a essas necessidades informacionais devem acomodar essas diferenças, priorizando as informações de forma adequada a cada pessoa.The Instituto Metrópole Digital at Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brazil, offers technical, higher and postgraduate programmes in the area of Information Technology. Its large academic community has increasingly received students with disabilities and other specific needs. This work aimed to identify the informational needs on inclusion and accessibility of professors, public employees and students in this academic community. The method used was the survey, with an online questionnaire distributed from January to March 2021. There was a response from approximately 10% of the community, with 194 respondents in a universe of approximately 2.2 thousand people.The data quantitative analysis revealed that the informational needs of the three profiles of participants show a similar general trend, valuing support within the university more than outside it. However, variations were observed in the importance attributed to information in different profiles, and between students with and without specific needs. Information systems that meet these informational needs must accommodate these differences, prioritizing information appropriately for each person.FLUP/CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória"2023-12-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/13481por2183-66710873-5670Silva, Bruno Santana daDantas, Willian Talles Marcolinoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T19:30:30Zoai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/13481Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:30:06.484904Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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