O arranjo de peça a solo para música de câmara como forma de melhorar a compreensão musical e a performance

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Rui Avelino Neves
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/8316
Resumo: O presente relatório elaborado sobre a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, desenvolvida no Conservatório de Música e Artes do Centro e sobre a unidade curricular de Metodologias de Investigação intitulado O Arranjo de peça a solo para música de câmara como forma de melhorar a compreensão musical e a performance. As duas unidades curriculares integram o Mestrado em Ensino de Música desenvolvido na Escola Superior de Artes Aplicadas, do Instituto Politécnico de Castelo Branco, no ano letivo 2021/2022. No primeiro capítulo do documento é apresentada a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada. Contém a contextualização histórica, caracterização escolar, projeto educativo, novas metodologias de ensino, plano anual de atividades e as atividades realizadas ao longo do ano letivo. Inclui as metodologias e os objetivos gerais das disciplinas lecionadas e caracterização da aluna e da turma. Para terminar a primeira parte são apresentados relatórios e planificações de uma aula realizadas em dois períodos, bem como, uma reflexão sobre a prática de ensino supervisionadas. No segundo capítulo é exposto, através da unidade curricular de Metodologias de Investigação, o projeto O Arranjo de peça a solo para música de câmara como forma de melhorar a compreensão musical e a performance. Este projeto teve como principal objetivo dar a compreender aos alunos a desconstrução das peças solo a fim de ser inserido nos cursos de ensino básico de música. Para validação, aplicabilidade e orientação dos conteúdos técnicos foi realizado uma observação direta de aulas dos alunos do curso básico música. Através da recolha de partituras, foi realizado uma análise técnica formal das obras para determinar, através do programa mencionado na disciplina de Ensemble de Guitarras, o arranjo criado estaria de acordo com as exigências técnicas dos graus em cada naipe. Um dos objetivos deste trabalho foi, através da criação de arranjos de peças a solo para ensemble, melhorar a motivação dos alunos, reforçar a interdisciplinaridade e também desenvolver o nível de performance dos alunos. Assim sendo, surge os capítulos sobre Motivação, Desenvolvimento e Aprendizagem, Papel do professor na Música de Câmara e Benefícios da prática da Música de Câmara. O professor deve conhecer os mecanismos motivacionais dos alunos, entender de que forma a música de conjunto promove as diversas aptidões, assim como, conhecer diversas estratégias para ensaios mais eficientes. Devido à escassez de artigos científicos relacionados sobre a problemática, bem como alguma escassez de reportório para ensemble de guitarra de acordo com as capacidades dos alunos, surge o capítulo Arranjos para Ensemble de Guitarras. Este capítulo apresenta a realização de alguns arranjos de peças a solo, que aponta debater a problemática acima mencionada. Por fim, termina com apresentação das Motivações e Limitações da Investigação, uma Reflexão da Investigação, Conclusão, toda a Bibliografia que sustenta o projeto e os Anexos que contém os arranjos criados para ensemble de guitarras.
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Contém a contextualização histórica, caracterização escolar, projeto educativo, novas metodologias de ensino, plano anual de atividades e as atividades realizadas ao longo do ano letivo. Inclui as metodologias e os objetivos gerais das disciplinas lecionadas e caracterização da aluna e da turma. Para terminar a primeira parte são apresentados relatórios e planificações de uma aula realizadas em dois períodos, bem como, uma reflexão sobre a prática de ensino supervisionadas. No segundo capítulo é exposto, através da unidade curricular de Metodologias de Investigação, o projeto O Arranjo de peça a solo para música de câmara como forma de melhorar a compreensão musical e a performance. Este projeto teve como principal objetivo dar a compreender aos alunos a desconstrução das peças solo a fim de ser inserido nos cursos de ensino básico de música. Para validação, aplicabilidade e orientação dos conteúdos técnicos foi realizado uma observação direta de aulas dos alunos do curso básico música. Através da recolha de partituras, foi realizado uma análise técnica formal das obras para determinar, através do programa mencionado na disciplina de Ensemble de Guitarras, o arranjo criado estaria de acordo com as exigências técnicas dos graus em cada naipe. Um dos objetivos deste trabalho foi, através da criação de arranjos de peças a solo para ensemble, melhorar a motivação dos alunos, reforçar a interdisciplinaridade e também desenvolver o nível de performance dos alunos. Assim sendo, surge os capítulos sobre Motivação, Desenvolvimento e Aprendizagem, Papel do professor na Música de Câmara e Benefícios da prática da Música de Câmara. O professor deve conhecer os mecanismos motivacionais dos alunos, entender de que forma a música de conjunto promove as diversas aptidões, assim como, conhecer diversas estratégias para ensaios mais eficientes. Devido à escassez de artigos científicos relacionados sobre a problemática, bem como alguma escassez de reportório para ensemble de guitarra de acordo com as capacidades dos alunos, surge o capítulo Arranjos para Ensemble de Guitarras. Este capítulo apresenta a realização de alguns arranjos de peças a solo, que aponta debater a problemática acima mencionada. Por fim, termina com apresentação das Motivações e Limitações da Investigação, uma Reflexão da Investigação, Conclusão, toda a Bibliografia que sustenta o projeto e os Anexos que contém os arranjos criados para ensemble de guitarras.Abstract : The present report elaborated on the curricular unit of Supervised Teaching Practice, developed at the Conservatório de Música e Artes do Centro, and the curricular unit of Research Methodologies entitled The Arrangement of a solo piece for chamber music as a to improve musical understanding and performance. The two curricular units are part of the Master’s in Music Teaching developed at the Escola Superior de Artes Aplicadas, of the Instituto Politécnico de Castelo Branco, in the academic year 2021/2022. In the first chapter of the document, the curricular unit of Supervised Teaching Practice is presented. It contains the historical context, school characterization, educational project, new teaching methodologies, annual activity plan and activities carried out throughout the school year. I t includes the methodologies and general objectives of the subjects taught and characterization of the student and the class. To finish the first part, reports, and plans of a class caried out in two periods are presented, as well as a reflection on the supervised teaching practice. In the second chapter, the project The Arrangement of a solo piece for chamber music to improve musical understanding and performance is exposed through the Research Methodologies course. The main objective of this project was to make students understand the deconstruction of solo pieces to be inserted in basic music education courses. For validation, applicability and guidance of the technical content, a direct observation of classes of students of the basic music course was carried out. Through the collection of score, a formal technical analysis of the works was carried out to determine, through the program mentioned in the discipline of Guitar Ensemble, the arrangement created would be in accordance with the technical requirements of the grades in each suit. One of the objectives of this work was, through the creation of arrangements of solo piece for ensemble, to improve student’s motivation, reinforce interdisciplinarity and develop the student’s performance level. Therefore, the chapters on Motivation, Development and Learning, Role of the teacher in chamber music appear, and the Benefits of the practice of chamber music. The teacher must know the motivational mechanisms of the student’s, understand how ensemble music promotes different skills, as well as know different strategies for more efficient rehearsals. Due to the scarcity of scientific articles related to the problem, as well as some scarcity of repertoire for guitar ensemble according to the abilities of the student’s, the chapter Arrangements for Guitar Ensemble appears. This chapter presents the realization of some arrangements of solo piece, which aims to debate the problem. Finally, it ends with a presentation of the Motivations and Limitations of the Research, a Reflection of the Research, Conclusion, the entire Bibliography that supports the project and the Annexes, that contain the arrangements created for the guitar ensemble.Carvalhinho, Miguel Nuno MarquesRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoMartins, Rui Avelino Neves2023-02-10T17:13:45Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/8316TID:203220986porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-02-18T01:45:25Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/8316Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:46:24.908315Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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