Performance criativa através da prática composicional na guitarra clássica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Pedro Miguel Pereira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/39532
Resumo: Apesar da importância que o texto musical retém no ensino da música, de acordo com Adorno, o texto musical é insuficiente, por si só não consegue suscitar uma interpretação adequada. Face a esta insuficiência, Adorno considera que a fantasia subjetiva do intérprete é fundamental para uma abordagem objetiva da obra. Contudo, esta fantasia nem sempre é promovida em sala de aula, onde por vezes o professor simplesmente dita ao aluno o que ele considera correto em termos expressivos, o que Tobias Matthay intitula de “svengalism”. Tendo em conta estas preocupações, desenhei o projeto educativo baseando-me no conceito de performance criativa, que de acordo com John Kratus: ocorre quando o intérprete faz escolhas pessoais sobre como tocar uma peça. Neste projeto educativo, cinco alunos escreveram uma peça, depois da peça estar composta, os alunos registaram as suas intenções expressivas a partir de um quadro e fizeram decisões interpretativas de forma a expressar essas intenções. Com este projeto educativo, pretende-se compreender se a performance criativa contribui para uma maior liberdade nas escolhas interpretativas e no uso da fantasia subjetiva do aluno; averiguar se essa liberdade é valorizada pelos alunos, e se culmina num resultado melhor. Para este fim, a atividade foi caracterizada a partir de um relatório da experiência, que inclui informação sobre cada uma das sessões; foi feita uma gravação da performance dos alunos, e realizaram-se entrevistas com os alunos de forma a recolher dados qualitativos para analisar face aos objetivos e questões aqui delineados.
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