Perfil e Impacto Socioeconómico dos Estudantes nas Escolas Politécnicas do Interior de Portugal - O caso de estudo da ESTH-IPG.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Romeu
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Martins, José Alexandre, Roque, Vitor
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/3972
https://doi.org/doi.org/10.1590/S1413-82712014000100006
Resumo: Nos últimos anos, algumas instituições de ensino superior, em particular as do interior, têm encontrado dificuldades em captar e fixar novos alunos, em consequência de um processo de litoralização continuado. Nesse sentido, com esta investigação pretende-se caraterizar o perfil socioeconómico dos estudantes da Escola Superior de Turismo e Hotelaria (ESTH) do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e o “valor” que representam para o concelho de Seia. Como objetivos gerais da investigação salientam-se os seguintes: (i) conhecer o perfil dos alunos; (ii) percecionar as condições e limitações de vida que a região e a instituição oferecem; (iii) indagar sobre as perspetivas de futuro em termos profissionais. O método escolhido foi o da pesquisa quantitativa, realizada essencialmente de forma descritiva e centrada na análise e interpretação dos dados, recolhidos através de um questionário em suporte de papel. Este foi distribuído por todos os anos dos cursos em funcionamento. Recolheram-se e validaram-se 252 inquéritos, que foram tratados com recurso ao IBM SPSS Statistics (versão 24). O estudo efetua uma reflexão e disponibiliza um conjunto de sugestões, que podem vir a ser úteis para uma melhor resposta das instituições de ensino superior e do meio envolvente, no sentido de captar e fixar estudantes e futuros profissionais, em particular nas regiões do interior do país.
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