Mentoring : o caso Santander Totta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Ana Margarida Bordalo Ferreira Marques
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/11923
Resumo: Mestrado em Ciências Empresariais
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spelling Mentoring : o caso Santander TottaMentoringorientaçãoorganizaçõesMentoresMenteesestágioBanco Santander TottaSantander Top TrainingorientationorganizationsMentorsinternshipSantander Totta BankMestrado em Ciências EmpresariaisO Mentoring é um fenómeno que ocorre na maior parte dos contextos profissionais (Searby, 2013) e cada um apresenta caraterísticas únicas que influenciam a orientação. Esta orientação atende a uma variedade de objetivos e indivíduos de qualquer faixa etária e profissão (Mullen, 2012). Os programas de Mentoring têm sido uma ferramenta utilizada pelas organizações permitindo o desenvolvimento pessoal e profissional dos envolvidos. A presente investigação descreve-o à luz do programa de Mentoring vivido no Banco Santander Totta, no âmbito da primeira edição do estágio Santander Top Training. Este estudo tem como principal objetivo dar uma visão estruturada do valor de um programa de Mentoring no contexto em que se insere: para os Mentees, para os Mentores e para a organização. O programa de Mentoring Formal analisado, em que a organização fez corresponder um Mentor sénior e experiente da organização a um Mentee, estagiário, assenta numa relação one-to-one. A análise é focada essencialmente na perspetiva dos intervenientes no processo. Com esta pesquisa conclui-se que o Mentoring foi uma orientação valiosa na perceção de todos os participantes no processo e contribuiu para que os Mentees tivessem sucesso durante o estágio.Mentoring is a phenomenon that occurs in most professional settings (Searby,2013) and each has unique characteristics that influence orientation. This orientation serves a variety of purposes and individuals of any age and profession (Mullen, 2012). Mentoring programs have been a tool used by organizations allowing personal and professional development of those involved. This research describes Mentoring in the shadow of the Mentoring practiced in Santander Totta Bank, under the first edition of Santander Top Training internship. This study aims to give a structured insight of the value of a Mentoring program in the context in which it operates, to Mentees, to Mentors and to the organization. The analyzed Formal Mentoring program, in which the organization matched a senior and experienced Mentor from the organization to a Mentee, trainee, is based on a one-to-one relationship. The analysis focus mainly on the perspective of the intervenients in the process. This research concludes that Mentoring was a valuable orientation in the perception of all the participants in the process and it contributed to the success of the Mentees during the internship.Instituto Superior de Economia e GestãoHenriques, Paulo LopesRepositório da Universidade de LisboaCoelho, Ana Margarida Bordalo Ferreira Marques2016-08-01T08:24:03Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/11923porCoelho, Ana Margarida Bordalo Ferreira Marques (2016). "Mentoring : o caso Santander Totta". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:42:08Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/11923Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:58:08.332358Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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