O corpo como Arquivo da Guerra Colonial. Investigação artística. Espectáculo Corpo Suspenso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Rita Maria Neves Baeta
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/54991
Resumo: Com este trabalho de projecto, interessou-me pesquisar o corpo como arquivo da guerra colonial portuguesa (1961-1974) através da investigação artística, desenvolvida nos ensaios que deram origem ao espectáculo Corpo Suspenso, com estreia na Latoaria, Lisboa, a 30 de Abril de 2021. Neste sentido, num primeiro momento, propus-me investigar, a partir da história [de vida] do meu pai e da sua participação na guerra colonial, as marcas que terão ficado no seu corpo e a forma como estas se anunciam no presente, a relação com uma dinâmica de vários tempos / os tempos constituintes da sua identidade. Num segundo momento, interessou-me explorar o que estas memórias episódicas e autobiográficas do meu pai têm em comum com outras histórias (de ex-combatentes), as implicações políticas e “cicatrizes” que a participação na guerra colonial portuguesa deixou nos vários corpos e a compreensão desta ideia de corpo arquivo dentro do próprio espectáculo, a biografia de um “homem-corpo” que serve para contar a história, o corpo da performer em cena e o do espectador, a sobreposição de vários corpos e de “vários tempos”.
id RCAP_c7f4918267ff76922a70f75278ee3c9f
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/54991
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O corpo como Arquivo da Guerra Colonial. Investigação artística. Espectáculo Corpo SuspensoCorpo SuspensoTeatro - Temas, motivosArte dramáticaCorpo humano - No teatroCorpo humano - Aspectos simbólicosMemória - No teatroArte da performance - Aspectos políticosPortugal - 1961-1975 (Guerras coloniais) - Aspectos psicológicosTeses de mestrado - 2022Domínio/Área Científica::Humanidades::ArtesCom este trabalho de projecto, interessou-me pesquisar o corpo como arquivo da guerra colonial portuguesa (1961-1974) através da investigação artística, desenvolvida nos ensaios que deram origem ao espectáculo Corpo Suspenso, com estreia na Latoaria, Lisboa, a 30 de Abril de 2021. Neste sentido, num primeiro momento, propus-me investigar, a partir da história [de vida] do meu pai e da sua participação na guerra colonial, as marcas que terão ficado no seu corpo e a forma como estas se anunciam no presente, a relação com uma dinâmica de vários tempos / os tempos constituintes da sua identidade. Num segundo momento, interessou-me explorar o que estas memórias episódicas e autobiográficas do meu pai têm em comum com outras histórias (de ex-combatentes), as implicações políticas e “cicatrizes” que a participação na guerra colonial portuguesa deixou nos vários corpos e a compreensão desta ideia de corpo arquivo dentro do próprio espectáculo, a biografia de um “homem-corpo” que serve para contar a história, o corpo da performer em cena e o do espectador, a sobreposição de vários corpos e de “vários tempos”.With this project, I was interested in studying the body as an archive of the Portuguese colonial war (1961-1974) through the process of artistic research, developed in the rehearsals that lead to the creation of the performance titled Corpo Suspenso, premiered at Latoaria, Lisbon, on April 30, 2021. Firstly, I draw on my father's life story and on his participation in the colonial war, to explore the marks that must have remained on his body, and the way in which those become manifest in the present, the relationship with a dynamic of multi-temporalities and/or the constituent times of his identity. Secondly, I was interested in exploring what my father's episodic and autobiographical memory had in common with other life stories (of former combatants), the political implications and “scars” that the participation in the Portuguese colonial war has left on the various bodies, and the understanding of this idea of body archive within the show itself, the biography of a “man-body” that serves to tell the story, the body of the performer on stage and the spectator, the superposition of several bodies and “several temporalities/tenses”. Taking into account the above, I analysed the concept of body archive (body as an extension of other temporalities), the performance (also assuming the place of overlapping “times-presences”), and the idea of memory, in its form of incorporation (‘ghostly matters’).Lemos, Vera San Payo deRepositório da Universidade de LisboaNeves, Rita Maria Neves Baeta2022-11-07T15:45:09Z2022-05-102021-09-142022-05-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/54991TID:203031814porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-15T01:17:50Zoai:repositorio.ul.pt:10451/54991Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:05:42.988736Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O corpo como Arquivo da Guerra Colonial. Investigação artística. Espectáculo Corpo Suspenso
title O corpo como Arquivo da Guerra Colonial. Investigação artística. Espectáculo Corpo Suspenso
spellingShingle O corpo como Arquivo da Guerra Colonial. Investigação artística. Espectáculo Corpo Suspenso
Neves, Rita Maria Neves Baeta
Corpo Suspenso
Teatro - Temas, motivos
Arte dramática
Corpo humano - No teatro
Corpo humano - Aspectos simbólicos
Memória - No teatro
Arte da performance - Aspectos políticos
Portugal - 1961-1975 (Guerras coloniais) - Aspectos psicológicos
Teses de mestrado - 2022
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short O corpo como Arquivo da Guerra Colonial. Investigação artística. Espectáculo Corpo Suspenso
title_full O corpo como Arquivo da Guerra Colonial. Investigação artística. Espectáculo Corpo Suspenso
title_fullStr O corpo como Arquivo da Guerra Colonial. Investigação artística. Espectáculo Corpo Suspenso
title_full_unstemmed O corpo como Arquivo da Guerra Colonial. Investigação artística. Espectáculo Corpo Suspenso
title_sort O corpo como Arquivo da Guerra Colonial. Investigação artística. Espectáculo Corpo Suspenso
author Neves, Rita Maria Neves Baeta
author_facet Neves, Rita Maria Neves Baeta
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lemos, Vera San Payo de
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Rita Maria Neves Baeta
dc.subject.por.fl_str_mv Corpo Suspenso
Teatro - Temas, motivos
Arte dramática
Corpo humano - No teatro
Corpo humano - Aspectos simbólicos
Memória - No teatro
Arte da performance - Aspectos políticos
Portugal - 1961-1975 (Guerras coloniais) - Aspectos psicológicos
Teses de mestrado - 2022
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Corpo Suspenso
Teatro - Temas, motivos
Arte dramática
Corpo humano - No teatro
Corpo humano - Aspectos simbólicos
Memória - No teatro
Arte da performance - Aspectos políticos
Portugal - 1961-1975 (Guerras coloniais) - Aspectos psicológicos
Teses de mestrado - 2022
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description Com este trabalho de projecto, interessou-me pesquisar o corpo como arquivo da guerra colonial portuguesa (1961-1974) através da investigação artística, desenvolvida nos ensaios que deram origem ao espectáculo Corpo Suspenso, com estreia na Latoaria, Lisboa, a 30 de Abril de 2021. Neste sentido, num primeiro momento, propus-me investigar, a partir da história [de vida] do meu pai e da sua participação na guerra colonial, as marcas que terão ficado no seu corpo e a forma como estas se anunciam no presente, a relação com uma dinâmica de vários tempos / os tempos constituintes da sua identidade. Num segundo momento, interessou-me explorar o que estas memórias episódicas e autobiográficas do meu pai têm em comum com outras histórias (de ex-combatentes), as implicações políticas e “cicatrizes” que a participação na guerra colonial portuguesa deixou nos vários corpos e a compreensão desta ideia de corpo arquivo dentro do próprio espectáculo, a biografia de um “homem-corpo” que serve para contar a história, o corpo da performer em cena e o do espectador, a sobreposição de vários corpos e de “vários tempos”.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-14
2022-11-07T15:45:09Z
2022-05-10
2022-05-10T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/54991
TID:203031814
url http://hdl.handle.net/10451/54991
identifier_str_mv TID:203031814
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134609229742080