A poesia no 1.º ciclo do ensino básico: propostas didáticas para a abordagem da poesia na aula de língua portuguesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/6780 |
Resumo: | O presente trabalho foi elaborado no âmbito do cumprimento dos requisitos para a conclusão do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Na primeira parte, apresenta-se o enquadramento teórico subjacente à temática da poesia. Assim, disserta-se sobre o conceito de poesia infantil, a importância da mesma para a aprendizagem e a influência que os professores podem ter na abordagem deste conteúdo. Seguidamente, analisa-se e reflete-se sobre o Programa de Português do Ensino Básico, no sentido de se perceber qual a relevância ali dada à poesia. Recorrendo a textos poéticos de autores portugueses, são ainda apresentadas estratégias e propostas de atividades didáticas para a abordagem da poesia em sala de aula, no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Na segunda parte deste trabalho, apresenta-se o relato da prática pedagógica realizada em contexto de estágio no âmbito do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. |
id |
RCAP_c7f51adb9f6a249060a6292a5e0a1227 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/6780 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A poesia no 1.º ciclo do ensino básico: propostas didáticas para a abordagem da poesia na aula de língua portuguesaPoesiaEnsino/aprendizagemAtividades didáticasLíngua portuguesaEnsino básico 1º cicloO presente trabalho foi elaborado no âmbito do cumprimento dos requisitos para a conclusão do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Na primeira parte, apresenta-se o enquadramento teórico subjacente à temática da poesia. Assim, disserta-se sobre o conceito de poesia infantil, a importância da mesma para a aprendizagem e a influência que os professores podem ter na abordagem deste conteúdo. Seguidamente, analisa-se e reflete-se sobre o Programa de Português do Ensino Básico, no sentido de se perceber qual a relevância ali dada à poesia. Recorrendo a textos poéticos de autores portugueses, são ainda apresentadas estratégias e propostas de atividades didáticas para a abordagem da poesia em sala de aula, no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Na segunda parte deste trabalho, apresenta-se o relato da prática pedagógica realizada em contexto de estágio no âmbito do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico.This work was made by the terms of accomplishment of the master’s degree in preschool education and 1st class of basic education in the Trás-os-Montes and Alto Douro University. In the first part of the work, there is presented the theory that is related to the poetry thematic. Therefore, the concept of childhood poetry is approached, as it’s importance in those children learning and the influence that teachers can have in the approached of this topic. Next, there is a reflection and an analysis of the Portuguese program for basic education, where the principal objective is trying to understand which the relevance is giving to the poetry itself. With a set of poetry written by portuguese authors, many strategies and proposals of didactic activities that have the poetic approach in the classroom, in the 1st class of basic education, in mind are presented. The second part of the work presents the feedback of the practice, that involves the theory before presented, realized in internship in preschool and 1st class of basic education.2016-11-10T09:10:16Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6780pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Teresa Adriana Sousareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:47:38Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6780Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:28.245804Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A poesia no 1.º ciclo do ensino básico: propostas didáticas para a abordagem da poesia na aula de língua portuguesa |
title |
A poesia no 1.º ciclo do ensino básico: propostas didáticas para a abordagem da poesia na aula de língua portuguesa |
spellingShingle |
A poesia no 1.º ciclo do ensino básico: propostas didáticas para a abordagem da poesia na aula de língua portuguesa Pereira, Teresa Adriana Sousa Poesia Ensino/aprendizagem Atividades didáticas Língua portuguesa Ensino básico 1º ciclo |
title_short |
A poesia no 1.º ciclo do ensino básico: propostas didáticas para a abordagem da poesia na aula de língua portuguesa |
title_full |
A poesia no 1.º ciclo do ensino básico: propostas didáticas para a abordagem da poesia na aula de língua portuguesa |
title_fullStr |
A poesia no 1.º ciclo do ensino básico: propostas didáticas para a abordagem da poesia na aula de língua portuguesa |
title_full_unstemmed |
A poesia no 1.º ciclo do ensino básico: propostas didáticas para a abordagem da poesia na aula de língua portuguesa |
title_sort |
A poesia no 1.º ciclo do ensino básico: propostas didáticas para a abordagem da poesia na aula de língua portuguesa |
author |
Pereira, Teresa Adriana Sousa |
author_facet |
Pereira, Teresa Adriana Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Teresa Adriana Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Poesia Ensino/aprendizagem Atividades didáticas Língua portuguesa Ensino básico 1º ciclo |
topic |
Poesia Ensino/aprendizagem Atividades didáticas Língua portuguesa Ensino básico 1º ciclo |
description |
O presente trabalho foi elaborado no âmbito do cumprimento dos requisitos para a conclusão do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Na primeira parte, apresenta-se o enquadramento teórico subjacente à temática da poesia. Assim, disserta-se sobre o conceito de poesia infantil, a importância da mesma para a aprendizagem e a influência que os professores podem ter na abordagem deste conteúdo. Seguidamente, analisa-se e reflete-se sobre o Programa de Português do Ensino Básico, no sentido de se perceber qual a relevância ali dada à poesia. Recorrendo a textos poéticos de autores portugueses, são ainda apresentadas estratégias e propostas de atividades didáticas para a abordagem da poesia em sala de aula, no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Na segunda parte deste trabalho, apresenta-se o relato da prática pedagógica realizada em contexto de estágio no âmbito do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01T00:00:00Z 2015 2016-11-10T09:10:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/6780 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/6780 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137130826432512 |