A poesia no 1.º ciclo do ensino básico: propostas didáticas para a abordagem da poesia na aula de língua portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Teresa Adriana Sousa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6780
Resumo: O presente trabalho foi elaborado no âmbito do cumprimento dos requisitos para a conclusão do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Na primeira parte, apresenta-se o enquadramento teórico subjacente à temática da poesia. Assim, disserta-se sobre o conceito de poesia infantil, a importância da mesma para a aprendizagem e a influência que os professores podem ter na abordagem deste conteúdo. Seguidamente, analisa-se e reflete-se sobre o Programa de Português do Ensino Básico, no sentido de se perceber qual a relevância ali dada à poesia. Recorrendo a textos poéticos de autores portugueses, são ainda apresentadas estratégias e propostas de atividades didáticas para a abordagem da poesia em sala de aula, no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Na segunda parte deste trabalho, apresenta-se o relato da prática pedagógica realizada em contexto de estágio no âmbito do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
id RCAP_c7f51adb9f6a249060a6292a5e0a1227
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/6780
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A poesia no 1.º ciclo do ensino básico: propostas didáticas para a abordagem da poesia na aula de língua portuguesaPoesiaEnsino/aprendizagemAtividades didáticasLíngua portuguesaEnsino básico 1º cicloO presente trabalho foi elaborado no âmbito do cumprimento dos requisitos para a conclusão do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Na primeira parte, apresenta-se o enquadramento teórico subjacente à temática da poesia. Assim, disserta-se sobre o conceito de poesia infantil, a importância da mesma para a aprendizagem e a influência que os professores podem ter na abordagem deste conteúdo. Seguidamente, analisa-se e reflete-se sobre o Programa de Português do Ensino Básico, no sentido de se perceber qual a relevância ali dada à poesia. Recorrendo a textos poéticos de autores portugueses, são ainda apresentadas estratégias e propostas de atividades didáticas para a abordagem da poesia em sala de aula, no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Na segunda parte deste trabalho, apresenta-se o relato da prática pedagógica realizada em contexto de estágio no âmbito do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico.This work was made by the terms of accomplishment of the master’s degree in preschool education and 1st class of basic education in the Trás-os-Montes and Alto Douro University. In the first part of the work, there is presented the theory that is related to the poetry thematic. Therefore, the concept of childhood poetry is approached, as it’s importance in those children learning and the influence that teachers can have in the approached of this topic. Next, there is a reflection and an analysis of the Portuguese program for basic education, where the principal objective is trying to understand which the relevance is giving to the poetry itself. With a set of poetry written by portuguese authors, many strategies and proposals of didactic activities that have the poetic approach in the classroom, in the 1st class of basic education, in mind are presented. The second part of the work presents the feedback of the practice, that involves the theory before presented, realized in internship in preschool and 1st class of basic education.2016-11-10T09:10:16Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6780pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Teresa Adriana Sousareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:47:38Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6780Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:28.245804Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A poesia no 1.º ciclo do ensino básico: propostas didáticas para a abordagem da poesia na aula de língua portuguesa
title A poesia no 1.º ciclo do ensino básico: propostas didáticas para a abordagem da poesia na aula de língua portuguesa
spellingShingle A poesia no 1.º ciclo do ensino básico: propostas didáticas para a abordagem da poesia na aula de língua portuguesa
Pereira, Teresa Adriana Sousa
Poesia
Ensino/aprendizagem
Atividades didáticas
Língua portuguesa
Ensino básico 1º ciclo
title_short A poesia no 1.º ciclo do ensino básico: propostas didáticas para a abordagem da poesia na aula de língua portuguesa
title_full A poesia no 1.º ciclo do ensino básico: propostas didáticas para a abordagem da poesia na aula de língua portuguesa
title_fullStr A poesia no 1.º ciclo do ensino básico: propostas didáticas para a abordagem da poesia na aula de língua portuguesa
title_full_unstemmed A poesia no 1.º ciclo do ensino básico: propostas didáticas para a abordagem da poesia na aula de língua portuguesa
title_sort A poesia no 1.º ciclo do ensino básico: propostas didáticas para a abordagem da poesia na aula de língua portuguesa
author Pereira, Teresa Adriana Sousa
author_facet Pereira, Teresa Adriana Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Teresa Adriana Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Poesia
Ensino/aprendizagem
Atividades didáticas
Língua portuguesa
Ensino básico 1º ciclo
topic Poesia
Ensino/aprendizagem
Atividades didáticas
Língua portuguesa
Ensino básico 1º ciclo
description O presente trabalho foi elaborado no âmbito do cumprimento dos requisitos para a conclusão do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Na primeira parte, apresenta-se o enquadramento teórico subjacente à temática da poesia. Assim, disserta-se sobre o conceito de poesia infantil, a importância da mesma para a aprendizagem e a influência que os professores podem ter na abordagem deste conteúdo. Seguidamente, analisa-se e reflete-se sobre o Programa de Português do Ensino Básico, no sentido de se perceber qual a relevância ali dada à poesia. Recorrendo a textos poéticos de autores portugueses, são ainda apresentadas estratégias e propostas de atividades didáticas para a abordagem da poesia em sala de aula, no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Na segunda parte deste trabalho, apresenta-se o relato da prática pedagógica realizada em contexto de estágio no âmbito do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015
2016-11-10T09:10:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/6780
url http://hdl.handle.net/10348/6780
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137130826432512