Diferenciação pedagógica e poesia: um estudo no 3º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Joana de Almeida
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/18482
Resumo: Cada indivíduo contempla uma enorme diversidade de capacidades, conhecimentos e experiências vividas, o que influencia a sua disposição para a aprendizagem. Neste sentido, torna-se indispensável a adequação das estratégias de ensino encontradas pelo professor para se aproximar das estratégias de aprendizagem de cada aluno. A presente investigação tem como finalidade compilar atividades diferenciadas sobre poesia de acordo com o nível de preparação dos alunos. Pretende-se verificar os contributos de algumas dessas atividades no desenvolvimento e na construção de conhecimentos dos alunos sobre o texto poético. Relativamente às questões de investigação, foram formuladas duas: Que conhecimentos possuem os alunos sobre o texto poético?; e De que forma a diferenciação pedagógica pode contribuir para o desenvolvimento de conhecimentos sobre o texto poético em alunos do 3.⁰ ano do 1.⁰CEB? Neste contexto, e por forma a dar respostas às questões de investigação, desenvolveu-se o projeto de intervenção didática, intitulado “Viagem ao Mundo da Poesia”, implementado numa turma do 3.⁰ ano do 1.⁰ Ciclo do Ensino Básico numa escola do concelho de Aveiro. O projeto assenta numa metodologia de cariz qualitativo, de tipo Investigação-Ação, em que os dados foram recolhidos através: da observação participante, da aplicação de um Teste Inicial e de um Teste Final e das diversas fichas de trabalho realizadas ao longo das sessões. Com base nestes, verificou-se que os alunos inicialmente tinham conhecimentos pouco estruturados, evidenciando mais dificuldades na identificação do título do poema, na identificação do tema e na compreensão do sentido do texto. Relativamente à relação estabelecida com a poesia, os alunos evidenciaram gostar de poesia, pois através da respostas das crianças, verificou-se uma imagem da poesia enquanto objeto afetivo. Dada a natureza deste estudo ser do tipo qualitativa, a técnica de análise de dados selecionada foi a análise de conteúdo que tem como propósito a definição de categorias. Desta forma, para este estudo foram concebidas duas categorias de análise: (C1) Poesia e (C2) Perfil de aprendizagem dos alunos, permitindo assim, uma análise mais clara dos fenómenos relacionados com a prática e intervenção do estudo. Da análise dos resultados pode-se concluir que as atividades diferenciadas implementadas, a nível geral, contribuíram para a (re) construção de conhecimentos dos alunos sobre a poesia. Considera-se assim, a importância que a diferenciação pedagógica revelou nas aprendizagens dos alunos estudados.
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Relativamente às questões de investigação, foram formuladas duas: Que conhecimentos possuem os alunos sobre o texto poético?; e De que forma a diferenciação pedagógica pode contribuir para o desenvolvimento de conhecimentos sobre o texto poético em alunos do 3.⁰ ano do 1.⁰CEB? Neste contexto, e por forma a dar respostas às questões de investigação, desenvolveu-se o projeto de intervenção didática, intitulado “Viagem ao Mundo da Poesia”, implementado numa turma do 3.⁰ ano do 1.⁰ Ciclo do Ensino Básico numa escola do concelho de Aveiro. O projeto assenta numa metodologia de cariz qualitativo, de tipo Investigação-Ação, em que os dados foram recolhidos através: da observação participante, da aplicação de um Teste Inicial e de um Teste Final e das diversas fichas de trabalho realizadas ao longo das sessões. Com base nestes, verificou-se que os alunos inicialmente tinham conhecimentos pouco estruturados, evidenciando mais dificuldades na identificação do título do poema, na identificação do tema e na compreensão do sentido do texto. Relativamente à relação estabelecida com a poesia, os alunos evidenciaram gostar de poesia, pois através da respostas das crianças, verificou-se uma imagem da poesia enquanto objeto afetivo. Dada a natureza deste estudo ser do tipo qualitativa, a técnica de análise de dados selecionada foi a análise de conteúdo que tem como propósito a definição de categorias. Desta forma, para este estudo foram concebidas duas categorias de análise: (C1) Poesia e (C2) Perfil de aprendizagem dos alunos, permitindo assim, uma análise mais clara dos fenómenos relacionados com a prática e intervenção do estudo. Da análise dos resultados pode-se concluir que as atividades diferenciadas implementadas, a nível geral, contribuíram para a (re) construção de conhecimentos dos alunos sobre a poesia. Considera-se assim, a importância que a diferenciação pedagógica revelou nas aprendizagens dos alunos estudados.Each individual includes a huge diversity of skills, knowledge and experiences, which influences their disposition for learning. In this sense, it is essential to the adequacy of teaching strategies found by the teacher to approach the learning strategies of each student. This research aims to compile different activities about poetry according to the level of preparation of students. It is intended to verify the contributions of some of these activities in the development and construction of knowledge of students about the poetic text. With regard to research questions, two were formulated: What knowledge have the students about the poetic text ?; and How adaptive education can contribute to the development of knowledge about the poetic text students 3.⁰ year 1.⁰CEB? In this context, and in order to provide answers to research questions, we developed the didactic intervention project entitled "Journey into the World of Poetry", implemented in a class of 3.⁰ year 1.⁰ cycle of basic education in a school the Aveiro county. The project is based on a qualitative nature methodology, Research-Action type, in which data were collected through: participant observation, the application of a Home Test and a Final Test and the various worksheets made during the sessions. Based on this, it was found that students initially had little knowledge structured, showing more difficulties in the title poem of identification, issue identification and understanding of the text's meaning. Regarding the relationship established with the poetry, the students showed like poetry because through the children's responses, there was a poetry image as affective object. Given the nature of the study is qualitative type data analysis technique was selected content analysis which aims to define categories. Thus, for this study were designed two categories of analysis: (C1) and Poetry (C2) learning profile of students, thus allowing a clearer analysis of phenomena related to practice and intervention study. Analysis of the results can be concluded that the different activities implemented at a general level, contributed to the (re) construction of students' knowledge of poetry. It is considered thus the importance of pedagogical differentiation revealed in student learning study.Universidade de Aveiro2017-10-11T08:45:32Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/18482TID:201578433porReis, Joana de Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:35:04Zoai:ria.ua.pt:10773/18482Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:53:13.022195Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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