Diário de MS9: dilemas de uma professora principiante
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/964 |
Resumo: | Como afirma A. G. Carrillo (1998: 23), uma mirada humana para a complexidade do mundo actual deveria orientar, prioritariamente, a educação para a pessoa. Nesta linha de ideias, depois de uma retrospecção ao estudo realizado para obtenção do nosso doutoramento, julgámos que algumas vertentes daquela investigação poderiam ser retomadas e rentabilizadas, quer em função da comunidade investigacional, quer em proveito dos professores, sobretudo dos mais jovens, que se debatem no terreno educativo com problemas de vária ordem, ainda que também a satisfação e o bem-estar profissionais lhes assistam no seu quotidiano pedagógico. Com tal propósito em vista, procurámos alinhar algumas temáticas, dentro de uma óptica de especificidade relativa aos professores principiantes. Assim, cremos que é oportuno rever o problema motivacional do ingresso na profissão docente, repensando as diferentes razões por que são tomadas as decisões que lhes são atinentes. O mesmo se diga relativamente à natureza e limitações de uma formação inicial, à qual todo e qualquer professor principiante tem que, imperiosamente, se submeter, para, seguidamente, começar um processo de socialização, que, cremos, deverá ser mais interactiva ou dialéctica do que funcional ou normativa, ou seja, por inculcação. |
id |
RCAP_c7f5dc7668a8a22a49782f13eb6bb39f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/964 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Diário de MS9: dilemas de uma professora principianteProfessorFormação inicialComo afirma A. G. Carrillo (1998: 23), uma mirada humana para a complexidade do mundo actual deveria orientar, prioritariamente, a educação para a pessoa. Nesta linha de ideias, depois de uma retrospecção ao estudo realizado para obtenção do nosso doutoramento, julgámos que algumas vertentes daquela investigação poderiam ser retomadas e rentabilizadas, quer em função da comunidade investigacional, quer em proveito dos professores, sobretudo dos mais jovens, que se debatem no terreno educativo com problemas de vária ordem, ainda que também a satisfação e o bem-estar profissionais lhes assistam no seu quotidiano pedagógico. Com tal propósito em vista, procurámos alinhar algumas temáticas, dentro de uma óptica de especificidade relativa aos professores principiantes. Assim, cremos que é oportuno rever o problema motivacional do ingresso na profissão docente, repensando as diferentes razões por que são tomadas as decisões que lhes são atinentes. O mesmo se diga relativamente à natureza e limitações de uma formação inicial, à qual todo e qualquer professor principiante tem que, imperiosamente, se submeter, para, seguidamente, começar um processo de socialização, que, cremos, deverá ser mais interactiva ou dialéctica do que funcional ou normativa, ou seja, por inculcação.Instituto Politécnico de BragançaBiblioteca Digital do IPBAlves, Francisco Cordeiro2008-12-31T12:24:21Z20052005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/964porAlves, Francisco Cordeiro (2005). Diário de MS9: dilemas de uma professora principiante. Bragança: Instituto Politécnico. (Série Estudos; 78). ISBN 972-745-084-9972-745-084-9info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:04:12Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/964Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:54:35.497086Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diário de MS9: dilemas de uma professora principiante |
title |
Diário de MS9: dilemas de uma professora principiante |
spellingShingle |
Diário de MS9: dilemas de uma professora principiante Alves, Francisco Cordeiro Professor Formação inicial |
title_short |
Diário de MS9: dilemas de uma professora principiante |
title_full |
Diário de MS9: dilemas de uma professora principiante |
title_fullStr |
Diário de MS9: dilemas de uma professora principiante |
title_full_unstemmed |
Diário de MS9: dilemas de uma professora principiante |
title_sort |
Diário de MS9: dilemas de uma professora principiante |
author |
Alves, Francisco Cordeiro |
author_facet |
Alves, Francisco Cordeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Francisco Cordeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Formação inicial |
topic |
Professor Formação inicial |
description |
Como afirma A. G. Carrillo (1998: 23), uma mirada humana para a complexidade do mundo actual deveria orientar, prioritariamente, a educação para a pessoa. Nesta linha de ideias, depois de uma retrospecção ao estudo realizado para obtenção do nosso doutoramento, julgámos que algumas vertentes daquela investigação poderiam ser retomadas e rentabilizadas, quer em função da comunidade investigacional, quer em proveito dos professores, sobretudo dos mais jovens, que se debatem no terreno educativo com problemas de vária ordem, ainda que também a satisfação e o bem-estar profissionais lhes assistam no seu quotidiano pedagógico. Com tal propósito em vista, procurámos alinhar algumas temáticas, dentro de uma óptica de especificidade relativa aos professores principiantes. Assim, cremos que é oportuno rever o problema motivacional do ingresso na profissão docente, repensando as diferentes razões por que são tomadas as decisões que lhes são atinentes. O mesmo se diga relativamente à natureza e limitações de uma formação inicial, à qual todo e qualquer professor principiante tem que, imperiosamente, se submeter, para, seguidamente, começar um processo de socialização, que, cremos, deverá ser mais interactiva ou dialéctica do que funcional ou normativa, ou seja, por inculcação. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2005-01-01T00:00:00Z 2008-12-31T12:24:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/964 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/964 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Alves, Francisco Cordeiro (2005). Diário de MS9: dilemas de uma professora principiante. Bragança: Instituto Politécnico. (Série Estudos; 78). ISBN 972-745-084-9 972-745-084-9 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135144675639296 |