Diário de MS9: dilemas de uma professora principiante

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Francisco Cordeiro
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/964
Resumo: Como afirma A. G. Carrillo (1998: 23), uma mirada humana para a complexidade do mundo actual deveria orientar, prioritariamente, a educação para a pessoa. Nesta linha de ideias, depois de uma retrospecção ao estudo realizado para obtenção do nosso doutoramento, julgámos que algumas vertentes daquela investigação poderiam ser retomadas e rentabilizadas, quer em função da comunidade investigacional, quer em proveito dos professores, sobretudo dos mais jovens, que se debatem no terreno educativo com problemas de vária ordem, ainda que também a satisfação e o bem-estar profissionais lhes assistam no seu quotidiano pedagógico. Com tal propósito em vista, procurámos alinhar algumas temáticas, dentro de uma óptica de especificidade relativa aos professores principiantes. Assim, cremos que é oportuno rever o problema motivacional do ingresso na profissão docente, repensando as diferentes razões por que são tomadas as decisões que lhes são atinentes. O mesmo se diga relativamente à natureza e limitações de uma formação inicial, à qual todo e qualquer professor principiante tem que, imperiosamente, se submeter, para, seguidamente, começar um processo de socialização, que, cremos, deverá ser mais interactiva ou dialéctica do que funcional ou normativa, ou seja, por inculcação.
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