Aulas de educação física baseadas na educação desportiva: uma revisão sistemática
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2020000400191 |
Resumo: | RESUMO O presente trabalho teve como objetivo sumarizar as evidências de estudos sobre como a participação em aulas de educação física (EF) baseadas na educação desportiva (EDE) tem sido relacionada a atividade física (AF) em adolescentes, sobretudo quanto a participação em atividade física moderada a vigorosa (AFMV), fatores psicológicos e sociais. Foi realizada uma revisão sistemática que incluiu 8 bases eletrônicas (PubMed, Scopus, Web of Science, LILACS, SPORTDiscus, PSYCINFO, ERIC e COCHRANE). Uma pesquisa inicial alcançou 162 títulos, permanecendo 149 após a retirada dos duplicados. Outros 10 estudos foram incluídos com base nas listas de referências, totalizando 159 estudos na fase de identificação. Na triagem, foram excluídas 89 referências, permanecendo 70 referências para análise de texto completo. Nesta etapa, foram excluídas 53 referências, resultando em 17 referências que preencheram os critérios de inclusão. Os estudos foram realizados entre 2002 e 2017, a maioria nos Estados Unidos. A maioria dos estudos reportou melhoras quanto aos fatores psicológicos e sociais, principalmente a motivação. Os dados sobre a participação dos adolescentes em AFMV foram contraditórios e inconclusivos, dificultando a compreensão do contributo do modelo para prática de AF dos alunos. |
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Aulas de educação física baseadas na educação desportiva: uma revisão sistemáticadesportoescolaadolescenteatividade físicaRESUMO O presente trabalho teve como objetivo sumarizar as evidências de estudos sobre como a participação em aulas de educação física (EF) baseadas na educação desportiva (EDE) tem sido relacionada a atividade física (AF) em adolescentes, sobretudo quanto a participação em atividade física moderada a vigorosa (AFMV), fatores psicológicos e sociais. Foi realizada uma revisão sistemática que incluiu 8 bases eletrônicas (PubMed, Scopus, Web of Science, LILACS, SPORTDiscus, PSYCINFO, ERIC e COCHRANE). Uma pesquisa inicial alcançou 162 títulos, permanecendo 149 após a retirada dos duplicados. Outros 10 estudos foram incluídos com base nas listas de referências, totalizando 159 estudos na fase de identificação. Na triagem, foram excluídas 89 referências, permanecendo 70 referências para análise de texto completo. Nesta etapa, foram excluídas 53 referências, resultando em 17 referências que preencheram os critérios de inclusão. Os estudos foram realizados entre 2002 e 2017, a maioria nos Estados Unidos. A maioria dos estudos reportou melhoras quanto aos fatores psicológicos e sociais, principalmente a motivação. Os dados sobre a participação dos adolescentes em AFMV foram contraditórios e inconclusivos, dificultando a compreensão do contributo do modelo para prática de AF dos alunos.Edições Desafio Singular2020-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2020000400191Motricidade v.16 n.3 2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2020000400191Góis,Francisca Maria DamascenoGouveia,Élvio RubioSarmento,HugoPeralta,MiguelMarques,Adilsoninfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:20:27Zoai:scielo:S1646-107X2020000400191Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:27:49.971223Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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