A ética e o espírito desportivo nas aulas de Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Ivo Emanuel dos Santos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6519
Resumo: Revemo-nos no contingente profissional marcado por sentimentos de instabilidade e mudanças nas escolas, não obstante, continuarmos firmes na convicção de que a Escola, enquanto organização, desempenha um papel fundamental no desenvolvimento integral pleno e harmonioso dos alunos. Assim sendo, consideramos vital que os aspetos éticos sejam trabalhados com os discentes e estejam presentes em toda a atividade profissional e se estendam à sociedade. Em consonância com o referido, encaramos como missão do professor a transmissão e divulgação dos conhecimentos e, em paralelo, o trabalho com os alunos quanto à Ética e ao Espírito Desportivo. Deste modo, o presente relatório sintetiza o percurso académico e reporta a descrição da atividade profissional desde 1996 até Julho de 2014. Apresenta, de forma detalhada, o trabalho realizado em diferentes funções desempenhadas, nas diversas instituições de ensino onde desenvolvemos a atividade profissional, as formações frequentadas, desde 1992, e a respetiva análise reflexiva dos elementos referidos. Posteriormente é feita a apresentação e discussão das atividades/práticas, consideradas relevantes, durante toda a nossa carreira docente. Dentro dessas experiências selecionamos uma, à qual damos especial relevo - a Ética e o Espírito Desportivo nas aulas de Educação Física-, apresentando uma contextualização teórica, em relação à temática abordada. No decurso deste trabalho, procuramos proceder a análises crítico-reflexivas, nomeadamente, em relação aos seguintes itens “A ética na atividade profissional” e “A ética e o espírito desportivo nas aulas de Educação Física”. Com o objetivo de proporcionar um ambiente favorável tendo em vista a melhoria da qualidade do ensino, são apontados alguns exemplos de intervenção já utilizados. Das reflexões efetuadas ao longo do trabalho bem como da reflexão final ressaltaram algumas sugestões, apresentadas no final deste documento, as quais consideramos relevantes serem desenvolvidas no futuro.
id RCAP_d1881e5d65a401c1bc5eaef4e2dff56b
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/6519
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A ética e o espírito desportivo nas aulas de Educação FísicaEducação físicaDesportoÉticaRevemo-nos no contingente profissional marcado por sentimentos de instabilidade e mudanças nas escolas, não obstante, continuarmos firmes na convicção de que a Escola, enquanto organização, desempenha um papel fundamental no desenvolvimento integral pleno e harmonioso dos alunos. Assim sendo, consideramos vital que os aspetos éticos sejam trabalhados com os discentes e estejam presentes em toda a atividade profissional e se estendam à sociedade. Em consonância com o referido, encaramos como missão do professor a transmissão e divulgação dos conhecimentos e, em paralelo, o trabalho com os alunos quanto à Ética e ao Espírito Desportivo. Deste modo, o presente relatório sintetiza o percurso académico e reporta a descrição da atividade profissional desde 1996 até Julho de 2014. Apresenta, de forma detalhada, o trabalho realizado em diferentes funções desempenhadas, nas diversas instituições de ensino onde desenvolvemos a atividade profissional, as formações frequentadas, desde 1992, e a respetiva análise reflexiva dos elementos referidos. Posteriormente é feita a apresentação e discussão das atividades/práticas, consideradas relevantes, durante toda a nossa carreira docente. Dentro dessas experiências selecionamos uma, à qual damos especial relevo - a Ética e o Espírito Desportivo nas aulas de Educação Física-, apresentando uma contextualização teórica, em relação à temática abordada. No decurso deste trabalho, procuramos proceder a análises crítico-reflexivas, nomeadamente, em relação aos seguintes itens “A ética na atividade profissional” e “A ética e o espírito desportivo nas aulas de Educação Física”. Com o objetivo de proporcionar um ambiente favorável tendo em vista a melhoria da qualidade do ensino, são apontados alguns exemplos de intervenção já utilizados. Das reflexões efetuadas ao longo do trabalho bem como da reflexão final ressaltaram algumas sugestões, apresentadas no final deste documento, as quais consideramos relevantes serem desenvolvidas no futuro.We review ourselves within the professional contingent marked by feelings of instability and changes in schools, none the less we keep on the belief that the School, as an organization, plays a key role in the full and harmonious development of students. Therefore, we consider vital that ethical aspects must be worked with the students and present in all teaching and professional activity extended to society. In line with that, we face the transmission and dissemination of knowledge as a teacher’s mission and, in parallel, the work with students concerning Ethics and Sportsmanship. Accordingly, this report summarizes the academic path and reports the description of the occupation since 1996. It presents in detail the work done in different tasks performed in the various educational institutions where we had developed the professional activity, the attended training sessions since 1992 and the corresponding reflective analysis of these evidences. Later, we make the presentation and discussion of all the activities/practices, relevant considered, throughout our teaching career. Within these experiments we selected one, to which we give special attention - the Ethics and Sportsmanship in Physical Education lessons - presenting a theoretical context related to the theme/topic. Throughout this paper we try to make critical and reflective analysis in particular on the following items "Ethics in professional activity" and "Ethics and the spirit of sport in Physical Education lessons". Aiming to provide a positive environment and to improve the quality of education we pointed out some examples of intervention already used. From all reflections made throughout the work and the final reflection some suggestions came up highlighted, presented at the end of this document, which we consider relevant and should be developed in the future.2016-09-29T11:11:58Z2016-09-29T00:00:00Z2016-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6519porMachado, Ivo Emanuel dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:31:47Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6519Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:00:44.001317Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A ética e o espírito desportivo nas aulas de Educação Física
title A ética e o espírito desportivo nas aulas de Educação Física
spellingShingle A ética e o espírito desportivo nas aulas de Educação Física
Machado, Ivo Emanuel dos Santos
Educação física
Desporto
Ética
title_short A ética e o espírito desportivo nas aulas de Educação Física
title_full A ética e o espírito desportivo nas aulas de Educação Física
title_fullStr A ética e o espírito desportivo nas aulas de Educação Física
title_full_unstemmed A ética e o espírito desportivo nas aulas de Educação Física
title_sort A ética e o espírito desportivo nas aulas de Educação Física
author Machado, Ivo Emanuel dos Santos
author_facet Machado, Ivo Emanuel dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Ivo Emanuel dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Desporto
Ética
topic Educação física
Desporto
Ética
description Revemo-nos no contingente profissional marcado por sentimentos de instabilidade e mudanças nas escolas, não obstante, continuarmos firmes na convicção de que a Escola, enquanto organização, desempenha um papel fundamental no desenvolvimento integral pleno e harmonioso dos alunos. Assim sendo, consideramos vital que os aspetos éticos sejam trabalhados com os discentes e estejam presentes em toda a atividade profissional e se estendam à sociedade. Em consonância com o referido, encaramos como missão do professor a transmissão e divulgação dos conhecimentos e, em paralelo, o trabalho com os alunos quanto à Ética e ao Espírito Desportivo. Deste modo, o presente relatório sintetiza o percurso académico e reporta a descrição da atividade profissional desde 1996 até Julho de 2014. Apresenta, de forma detalhada, o trabalho realizado em diferentes funções desempenhadas, nas diversas instituições de ensino onde desenvolvemos a atividade profissional, as formações frequentadas, desde 1992, e a respetiva análise reflexiva dos elementos referidos. Posteriormente é feita a apresentação e discussão das atividades/práticas, consideradas relevantes, durante toda a nossa carreira docente. Dentro dessas experiências selecionamos uma, à qual damos especial relevo - a Ética e o Espírito Desportivo nas aulas de Educação Física-, apresentando uma contextualização teórica, em relação à temática abordada. No decurso deste trabalho, procuramos proceder a análises crítico-reflexivas, nomeadamente, em relação aos seguintes itens “A ética na atividade profissional” e “A ética e o espírito desportivo nas aulas de Educação Física”. Com o objetivo de proporcionar um ambiente favorável tendo em vista a melhoria da qualidade do ensino, são apontados alguns exemplos de intervenção já utilizados. Das reflexões efetuadas ao longo do trabalho bem como da reflexão final ressaltaram algumas sugestões, apresentadas no final deste documento, as quais consideramos relevantes serem desenvolvidas no futuro.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-29T11:11:58Z
2016-09-29T00:00:00Z
2016-09-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/6519
url http://hdl.handle.net/10348/6519
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137090965864448