O meio co(n)vida: relato de uma prática integrada de Ciências Naturais e Matemática na formação docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/34819 |
Resumo: | Este relato de práticas apresenta uma oficina de formação desenvolvida, durante o ano letivo 2020-2021, na Escola Superior de Educação de Coimbra por uma equipa multidisciplinar e funcionalmente diferenciada que a implementou com cooperantes e estagiárias do 2.º Ciclo do Ensino Básico em três escolas públicas de Coimbra, no âmbito da Prática Educativa do Curso de Mestrado de Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB. A ação intitulada “O Meio Co(n)VIDA: As Ciências Naturais e a Matemática na Formação de Professores” teve como finalidades: i) construir práticas integradas envolvendo domínios de Ciências Naturais e de Matemática; ii) conceber recursos pedagógicos e/ou didáticos para utilizar em sala de aula; iii) implementar e avaliar, em sala de aula, práticas, metodologias e materiais desenvolvidos; e iv) refletir sobre o modelo integrado de prática pedagógica. Os resultados revelaram a apropriação de práticas integradas entre Ciências Naturais e Matemática, facilitando a mobilização de conteúdos entre as duas disciplinas, em sala de aula, e ainda, a articulação curricular com outras áreas. Conclui-se que a articulação da formação contínua e inicial, que propusemos e vivenciámos nesta ação, se constituiu potenciadora de múltiplas aprendizagens, para estagiárias, cooperantes e formadores/as, refletidas nos alunos e alunas das escolas participantes. |
id |
RCAP_c80292509ee89b1b3699826077309c7b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/34819 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O meio co(n)vida: relato de uma prática integrada de Ciências Naturais e Matemática na formação docenteFormação de professoresPrática integradaCiências naturaisMatemáticaEste relato de práticas apresenta uma oficina de formação desenvolvida, durante o ano letivo 2020-2021, na Escola Superior de Educação de Coimbra por uma equipa multidisciplinar e funcionalmente diferenciada que a implementou com cooperantes e estagiárias do 2.º Ciclo do Ensino Básico em três escolas públicas de Coimbra, no âmbito da Prática Educativa do Curso de Mestrado de Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB. A ação intitulada “O Meio Co(n)VIDA: As Ciências Naturais e a Matemática na Formação de Professores” teve como finalidades: i) construir práticas integradas envolvendo domínios de Ciências Naturais e de Matemática; ii) conceber recursos pedagógicos e/ou didáticos para utilizar em sala de aula; iii) implementar e avaliar, em sala de aula, práticas, metodologias e materiais desenvolvidos; e iv) refletir sobre o modelo integrado de prática pedagógica. Os resultados revelaram a apropriação de práticas integradas entre Ciências Naturais e Matemática, facilitando a mobilização de conteúdos entre as duas disciplinas, em sala de aula, e ainda, a articulação curricular com outras áreas. Conclui-se que a articulação da formação contínua e inicial, que propusemos e vivenciámos nesta ação, se constituiu potenciadora de múltiplas aprendizagens, para estagiárias, cooperantes e formadores/as, refletidas nos alunos e alunas das escolas participantes.This practice report presents a training workshop developed, during the academic year 2020-2021, at the Escola Superior de Educação in Coimbra by a multidisciplinary and functionally differentiated team that implemented it with co-workers and trainees of the 2nd Cycle of Basic Education in three public schools in Coimbra, within the scope of the Educational Practice of the Master's Course in Teaching at the 1st CEB and in Mathematics and Natural Sciences at the 2nd CEB. The action entitled “The Environment Co(n)VIDA: Natural Sciences and Mathematics in Teacher Education” had the following aims: i) to build integrated practices involving the domains of Natural Sciences and Mathematics; ii) design pedagogical and / or didactic resources for use in the classroom; iii) implement and evaluate, in the classroom, practices, methodologies and materials developed; and iv) reflect on the integrated model of pedagogical practice. The results revealed the appropriation of integrated practices between Natural Sciences and Mathematics, facilitating the mobilization of content between the two disciplines, in the classroom, and also, the curricular articulation with other areas. It is concluded that the articulation of the continuous and initial training, which we proposed and experienced in this action, constituted an enhancer of multiple learnings, for trainees, collaborators and trainers, reflected in the students of the participating schools.ESEC, EPEC2022-09-28T14:26:31Z2021-12-01T00:00:00Z2021-12book partinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/34819porTeixeira, FilomenaSilveira, SusanaVaz, DulceSantiago, AnaCruz, Catarinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T04:38:49Zoai:ria.ua.pt:10773/34819Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T04:38:49Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O meio co(n)vida: relato de uma prática integrada de Ciências Naturais e Matemática na formação docente |
title |
O meio co(n)vida: relato de uma prática integrada de Ciências Naturais e Matemática na formação docente |
spellingShingle |
O meio co(n)vida: relato de uma prática integrada de Ciências Naturais e Matemática na formação docente Teixeira, Filomena Formação de professores Prática integrada Ciências naturais Matemática |
title_short |
O meio co(n)vida: relato de uma prática integrada de Ciências Naturais e Matemática na formação docente |
title_full |
O meio co(n)vida: relato de uma prática integrada de Ciências Naturais e Matemática na formação docente |
title_fullStr |
O meio co(n)vida: relato de uma prática integrada de Ciências Naturais e Matemática na formação docente |
title_full_unstemmed |
O meio co(n)vida: relato de uma prática integrada de Ciências Naturais e Matemática na formação docente |
title_sort |
O meio co(n)vida: relato de uma prática integrada de Ciências Naturais e Matemática na formação docente |
author |
Teixeira, Filomena |
author_facet |
Teixeira, Filomena Silveira, Susana Vaz, Dulce Santiago, Ana Cruz, Catarina |
author_role |
author |
author2 |
Silveira, Susana Vaz, Dulce Santiago, Ana Cruz, Catarina |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Filomena Silveira, Susana Vaz, Dulce Santiago, Ana Cruz, Catarina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Prática integrada Ciências naturais Matemática |
topic |
Formação de professores Prática integrada Ciências naturais Matemática |
description |
Este relato de práticas apresenta uma oficina de formação desenvolvida, durante o ano letivo 2020-2021, na Escola Superior de Educação de Coimbra por uma equipa multidisciplinar e funcionalmente diferenciada que a implementou com cooperantes e estagiárias do 2.º Ciclo do Ensino Básico em três escolas públicas de Coimbra, no âmbito da Prática Educativa do Curso de Mestrado de Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB. A ação intitulada “O Meio Co(n)VIDA: As Ciências Naturais e a Matemática na Formação de Professores” teve como finalidades: i) construir práticas integradas envolvendo domínios de Ciências Naturais e de Matemática; ii) conceber recursos pedagógicos e/ou didáticos para utilizar em sala de aula; iii) implementar e avaliar, em sala de aula, práticas, metodologias e materiais desenvolvidos; e iv) refletir sobre o modelo integrado de prática pedagógica. Os resultados revelaram a apropriação de práticas integradas entre Ciências Naturais e Matemática, facilitando a mobilização de conteúdos entre as duas disciplinas, em sala de aula, e ainda, a articulação curricular com outras áreas. Conclui-se que a articulação da formação contínua e inicial, que propusemos e vivenciámos nesta ação, se constituiu potenciadora de múltiplas aprendizagens, para estagiárias, cooperantes e formadores/as, refletidas nos alunos e alunas das escolas participantes. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-01T00:00:00Z 2021-12 2022-09-28T14:26:31Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
book part |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/34819 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/34819 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ESEC, EPEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ESEC, EPEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817543818051846144 |