O meio co(n)vida: relato de uma prática integrada de Ciências Naturais e Matemática na formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Filomena
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silveira, Susana, Vaz, Dulce, Santiago, Ana, Cruz, Catarina
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/34819
Resumo: Este relato de práticas apresenta uma oficina de formação desenvolvida, durante o ano letivo 2020-2021, na Escola Superior de Educação de Coimbra por uma equipa multidisciplinar e funcionalmente diferenciada que a implementou com cooperantes e estagiárias do 2.º Ciclo do Ensino Básico em três escolas públicas de Coimbra, no âmbito da Prática Educativa do Curso de Mestrado de Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB. A ação intitulada “O Meio Co(n)VIDA: As Ciências Naturais e a Matemática na Formação de Professores” teve como finalidades: i) construir práticas integradas envolvendo domínios de Ciências Naturais e de Matemática; ii) conceber recursos pedagógicos e/ou didáticos para utilizar em sala de aula; iii) implementar e avaliar, em sala de aula, práticas, metodologias e materiais desenvolvidos; e iv) refletir sobre o modelo integrado de prática pedagógica. Os resultados revelaram a apropriação de práticas integradas entre Ciências Naturais e Matemática, facilitando a mobilização de conteúdos entre as duas disciplinas, em sala de aula, e ainda, a articulação curricular com outras áreas. Conclui-se que a articulação da formação contínua e inicial, que propusemos e vivenciámos nesta ação, se constituiu potenciadora de múltiplas aprendizagens, para estagiárias, cooperantes e formadores/as, refletidas nos alunos e alunas das escolas participantes.
id RCAP_c80292509ee89b1b3699826077309c7b
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/34819
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O meio co(n)vida: relato de uma prática integrada de Ciências Naturais e Matemática na formação docenteFormação de professoresPrática integradaCiências naturaisMatemáticaEste relato de práticas apresenta uma oficina de formação desenvolvida, durante o ano letivo 2020-2021, na Escola Superior de Educação de Coimbra por uma equipa multidisciplinar e funcionalmente diferenciada que a implementou com cooperantes e estagiárias do 2.º Ciclo do Ensino Básico em três escolas públicas de Coimbra, no âmbito da Prática Educativa do Curso de Mestrado de Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB. A ação intitulada “O Meio Co(n)VIDA: As Ciências Naturais e a Matemática na Formação de Professores” teve como finalidades: i) construir práticas integradas envolvendo domínios de Ciências Naturais e de Matemática; ii) conceber recursos pedagógicos e/ou didáticos para utilizar em sala de aula; iii) implementar e avaliar, em sala de aula, práticas, metodologias e materiais desenvolvidos; e iv) refletir sobre o modelo integrado de prática pedagógica. Os resultados revelaram a apropriação de práticas integradas entre Ciências Naturais e Matemática, facilitando a mobilização de conteúdos entre as duas disciplinas, em sala de aula, e ainda, a articulação curricular com outras áreas. Conclui-se que a articulação da formação contínua e inicial, que propusemos e vivenciámos nesta ação, se constituiu potenciadora de múltiplas aprendizagens, para estagiárias, cooperantes e formadores/as, refletidas nos alunos e alunas das escolas participantes.This practice report presents a training workshop developed, during the academic year 2020-2021, at the Escola Superior de Educação in Coimbra by a multidisciplinary and functionally differentiated team that implemented it with co-workers and trainees of the 2nd Cycle of Basic Education in three public schools in Coimbra, within the scope of the Educational Practice of the Master's Course in Teaching at the 1st CEB and in Mathematics and Natural Sciences at the 2nd CEB. The action entitled “The Environment Co(n)VIDA: Natural Sciences and Mathematics in Teacher Education” had the following aims: i) to build integrated practices involving the domains of Natural Sciences and Mathematics; ii) design pedagogical and / or didactic resources for use in the classroom; iii) implement and evaluate, in the classroom, practices, methodologies and materials developed; and iv) reflect on the integrated model of pedagogical practice. The results revealed the appropriation of integrated practices between Natural Sciences and Mathematics, facilitating the mobilization of content between the two disciplines, in the classroom, and also, the curricular articulation with other areas. It is concluded that the articulation of the continuous and initial training, which we proposed and experienced in this action, constituted an enhancer of multiple learnings, for trainees, collaborators and trainers, reflected in the students of the participating schools.ESEC, EPEC2022-09-28T14:26:31Z2021-12-01T00:00:00Z2021-12book partinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/34819porTeixeira, FilomenaSilveira, SusanaVaz, DulceSantiago, AnaCruz, Catarinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T04:38:49Zoai:ria.ua.pt:10773/34819Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T04:38:49Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O meio co(n)vida: relato de uma prática integrada de Ciências Naturais e Matemática na formação docente
title O meio co(n)vida: relato de uma prática integrada de Ciências Naturais e Matemática na formação docente
spellingShingle O meio co(n)vida: relato de uma prática integrada de Ciências Naturais e Matemática na formação docente
Teixeira, Filomena
Formação de professores
Prática integrada
Ciências naturais
Matemática
title_short O meio co(n)vida: relato de uma prática integrada de Ciências Naturais e Matemática na formação docente
title_full O meio co(n)vida: relato de uma prática integrada de Ciências Naturais e Matemática na formação docente
title_fullStr O meio co(n)vida: relato de uma prática integrada de Ciências Naturais e Matemática na formação docente
title_full_unstemmed O meio co(n)vida: relato de uma prática integrada de Ciências Naturais e Matemática na formação docente
title_sort O meio co(n)vida: relato de uma prática integrada de Ciências Naturais e Matemática na formação docente
author Teixeira, Filomena
author_facet Teixeira, Filomena
Silveira, Susana
Vaz, Dulce
Santiago, Ana
Cruz, Catarina
author_role author
author2 Silveira, Susana
Vaz, Dulce
Santiago, Ana
Cruz, Catarina
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Filomena
Silveira, Susana
Vaz, Dulce
Santiago, Ana
Cruz, Catarina
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Prática integrada
Ciências naturais
Matemática
topic Formação de professores
Prática integrada
Ciências naturais
Matemática
description Este relato de práticas apresenta uma oficina de formação desenvolvida, durante o ano letivo 2020-2021, na Escola Superior de Educação de Coimbra por uma equipa multidisciplinar e funcionalmente diferenciada que a implementou com cooperantes e estagiárias do 2.º Ciclo do Ensino Básico em três escolas públicas de Coimbra, no âmbito da Prática Educativa do Curso de Mestrado de Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB. A ação intitulada “O Meio Co(n)VIDA: As Ciências Naturais e a Matemática na Formação de Professores” teve como finalidades: i) construir práticas integradas envolvendo domínios de Ciências Naturais e de Matemática; ii) conceber recursos pedagógicos e/ou didáticos para utilizar em sala de aula; iii) implementar e avaliar, em sala de aula, práticas, metodologias e materiais desenvolvidos; e iv) refletir sobre o modelo integrado de prática pedagógica. Os resultados revelaram a apropriação de práticas integradas entre Ciências Naturais e Matemática, facilitando a mobilização de conteúdos entre as duas disciplinas, em sala de aula, e ainda, a articulação curricular com outras áreas. Conclui-se que a articulação da formação contínua e inicial, que propusemos e vivenciámos nesta ação, se constituiu potenciadora de múltiplas aprendizagens, para estagiárias, cooperantes e formadores/as, refletidas nos alunos e alunas das escolas participantes.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-01T00:00:00Z
2021-12
2022-09-28T14:26:31Z
dc.type.driver.fl_str_mv book part
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/34819
url http://hdl.handle.net/10773/34819
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ESEC, EPEC
publisher.none.fl_str_mv ESEC, EPEC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817543818051846144