O Kahoot!: como ferramenta de apoio à revisão e consolidação de aprendizagens no ensino de Inglês a crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Diogo Bernardo Pinto de Magalhães e
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/69787
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_c812d7d89af04f94618112ea26ac2f92
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/69787
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Kahoot!: como ferramenta de apoio à revisão e consolidação de aprendizagens no ensino de Inglês a criançasKahoot!: as a tool to support the revision and consolidation of learning in English teaching to childrenApoio à aprendizagemEnsino de inglês a criançasKahoot!TecnologiaSupport to learningTeaching english to childrenTechnologyCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório de estágio pedagógico supervisionado, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico da Universidade do Minho, apresenta um projeto de investigaçãoação que aborda o uso da tecnologias, em particular o site/quiz Kahoot! como ferramenta de revisão e consolidação de conteúdos. O projeto foi desenvolvido numa turma do 3º e 4º anos de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico de uma escola do concelho de Vila Nova de Famalicão no distrito de Braga, durante o anos letivos de 2018/2019 e 2019/2020, ao longo de dois semestres. O projeto teve como objetivos: conhecer as perceções e atitudes das crianças relativamente à aprendizagem da língua inglesa; explorar o Kahoot! como ferramenta de apoio à aprendizagem; promover a reflexão sobre a aprendizagem através da autorregulação; avaliar o potencial do Kahoot! na revisão, consolidação e (auto)avaliação da aprendizagem da língua. O projeto dividiu-se em 3 fases. A primeira fase focou-se na análise do contexto, sendo que foi possível conhecer os alunos, nomeadamente os seus gostos e preferências relativas ao tema do projeto. Na segunda fase, foram realizadas três sequências didáticas em torno do uso do Kahoot! como ferramenta de revisão e consolidação de aprendizagens. A terceira e última fase do projeto focou-se na sua avaliação com base em dados recolhidos através de questionários, diálogos e também da observação de desempenhos durante as sequências didáticas. Através dos resultados, foi possível verificar que a experiência pedagógica foi bem sucedida na turma. O feedback dos alunos foi positivo e foi possível concluir que o Kahoot! os apoiou na revisão e consolidação das aprendizagens, o que promove a sua autonomia.The present practicum report, written within the master’s degree in English Teaching for Primary School at the University of Minho, presents an action research project about the use of technologies, more specifically the game Kahoot! to support language revision and consolidation. It was developed in class of 3rd and 4th grade students in a primary school in Vila Nova de Famalicão, in 2018/2019 and 2019/2020. The project had the following objectives: getting to know the children’s perceptions and attitudes towards English learning; exploring Kahoot! to support learning; promoting reflection about learning through self-regulation; and evaluating the potential value of Kahoot! for the revision, consolidation and (self)evaluation of language learning. The project was divided into 3 stages. The first one was focused on context analysis, so it was possible to get to know the students, namely their likes and preferences regarding the project theme. On the second stage, four teaching sequences were developed around the use of Kahoot! as a tool for the revision and consolidation of learning. The third stage focused on the evaluation of the project, based on data gathered through questionnaires, dialogue and the observation of the students’ performance during the didactic sequences. The results suggest that the project was successful in this class. The students provided positive feedback, and it was possible to conclude that Kahoot! supported them in revising and consolidating their learning, which enhances their autonomy.Vieira, FláviaUniversidade do MinhoVasconcelos, Diogo Bernardo Pinto de Magalhães e20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/69787por202545008info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:16:58Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/69787Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:09:31.527309Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Kahoot!: como ferramenta de apoio à revisão e consolidação de aprendizagens no ensino de Inglês a crianças
Kahoot!: as a tool to support the revision and consolidation of learning in English teaching to children
title O Kahoot!: como ferramenta de apoio à revisão e consolidação de aprendizagens no ensino de Inglês a crianças
spellingShingle O Kahoot!: como ferramenta de apoio à revisão e consolidação de aprendizagens no ensino de Inglês a crianças
Vasconcelos, Diogo Bernardo Pinto de Magalhães e
Apoio à aprendizagem
Ensino de inglês a crianças
Kahoot!
Tecnologia
Support to learning
Teaching english to children
Technology
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O Kahoot!: como ferramenta de apoio à revisão e consolidação de aprendizagens no ensino de Inglês a crianças
title_full O Kahoot!: como ferramenta de apoio à revisão e consolidação de aprendizagens no ensino de Inglês a crianças
title_fullStr O Kahoot!: como ferramenta de apoio à revisão e consolidação de aprendizagens no ensino de Inglês a crianças
title_full_unstemmed O Kahoot!: como ferramenta de apoio à revisão e consolidação de aprendizagens no ensino de Inglês a crianças
title_sort O Kahoot!: como ferramenta de apoio à revisão e consolidação de aprendizagens no ensino de Inglês a crianças
author Vasconcelos, Diogo Bernardo Pinto de Magalhães e
author_facet Vasconcelos, Diogo Bernardo Pinto de Magalhães e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Flávia
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, Diogo Bernardo Pinto de Magalhães e
dc.subject.por.fl_str_mv Apoio à aprendizagem
Ensino de inglês a crianças
Kahoot!
Tecnologia
Support to learning
Teaching english to children
Technology
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Apoio à aprendizagem
Ensino de inglês a crianças
Kahoot!
Tecnologia
Support to learning
Teaching english to children
Technology
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/69787
url http://hdl.handle.net/1822/69787
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202545008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132521029435392