O desenvolvimento de uma bicicleta multifuncional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/13644 |
Resumo: | Esta dissertação teve por objetivo o desenvolvimento de um veículo de tração humana, de cariz urbano com capacidade de transportar cargas ligeiras, ágil, robusto, com uma estrutura multifuncional e polivalente que permita assumir diferentes soluções de mobilidade. Desde o início do século XXI que os veículos de tração humana são cada vez mais encarados como propostas aliciantes para solucionar alguns dos problemas associados à mobilidade nos grandes centros urbanos. Sendo já um comportamento social e cultural enraizado nos países do norte da Europa, começa a estender-se um pouco por todo o globo, assim assiste-se ao eclodir de um mercado global com grande potencial de expansão. Neste sentido, Portugal reúne condições propícias para assumir um papel preponderante na produção destes veículos, não só pela sua capacidade tecnológica como também por uma longa tradição nesta indústria. Considerando este cenário, esta dissertação visou o desenvolvimento conceptual de uma bicicleta utilitária, modular e multifuncional. Esta proposta pretendeu ser transversal e alargada às várias vertentes de utilização, tanto profissional como lúdica. Ao envolver as áreas científicas, predominantes no Mestrado de Engenharia e Design do Produto, pretendeu-se produzir sinergias no desenvolvimento deste novo veículo, adotando metodologias, na sua maioria provenientes das áreas científicas do Design e da Engenharia. Estas pautaram todo o processo de desenvolvimento do produto que culminou na proposta final de uma bicicleta utilitária e multifuncional. |
id |
RCAP_c82b48859f569853d88dd10926704733 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/13644 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O desenvolvimento de uma bicicleta multifuncionalEngenharia e design do produtoBicicletasMobilidadeTransportes urbanosBicicletas - DesignEsta dissertação teve por objetivo o desenvolvimento de um veículo de tração humana, de cariz urbano com capacidade de transportar cargas ligeiras, ágil, robusto, com uma estrutura multifuncional e polivalente que permita assumir diferentes soluções de mobilidade. Desde o início do século XXI que os veículos de tração humana são cada vez mais encarados como propostas aliciantes para solucionar alguns dos problemas associados à mobilidade nos grandes centros urbanos. Sendo já um comportamento social e cultural enraizado nos países do norte da Europa, começa a estender-se um pouco por todo o globo, assim assiste-se ao eclodir de um mercado global com grande potencial de expansão. Neste sentido, Portugal reúne condições propícias para assumir um papel preponderante na produção destes veículos, não só pela sua capacidade tecnológica como também por uma longa tradição nesta indústria. Considerando este cenário, esta dissertação visou o desenvolvimento conceptual de uma bicicleta utilitária, modular e multifuncional. Esta proposta pretendeu ser transversal e alargada às várias vertentes de utilização, tanto profissional como lúdica. Ao envolver as áreas científicas, predominantes no Mestrado de Engenharia e Design do Produto, pretendeu-se produzir sinergias no desenvolvimento deste novo veículo, adotando metodologias, na sua maioria provenientes das áreas científicas do Design e da Engenharia. Estas pautaram todo o processo de desenvolvimento do produto que culminou na proposta final de uma bicicleta utilitária e multifuncional.This project aims to develop an urban-oriented human-powered vehicle: agile, robust, and with the ability to carry light loads, which have a multifunctional and multipurpose structure permitting to assume different mobility solutions. Since the beginning of the XXI century, human-powered vehicles are increasingly seen as an attractive alternative to solve some of the problems associated with mobility in major cities. Firmly rooted in Northern Europe’s Social and cultural behavior, bicycles begin to spread all over the globe, so it’s expectable an outbreak of great expansion on the global market. In this sense, Portugal has prime conditions to take a leading role in the production of these vehicles, not only, because of its technological capability, but also, by its long tradition in this industry. Considering this scenario, this dissertation aims to conceptualize and develop a modular and multifunctional cargo bike. It’s a concept that aims to be a cross-platform between two usability aspects, such as professional and recreational. By involving scientific areas, which intervene in the Master of Engineering and Product Design, the work presented aims to produce synergies that lead to the development of a new human-powered vehicle (HPV). The adopted methodologies are, mostly from the scientific areas of Design and Engineering, and will guide throughout the product development process, that will culminate in the final proposal of a multifunctional cargo bike.Universidade de Aveiro2018-07-20T14:00:47Z2014-12-12T00:00:00Z2014-12-122015-12-12T16:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/13644TID:201588390porFonseca, Oliver Michael Pintoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:24:53Zoai:ria.ua.pt:10773/13644Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:27.450411Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desenvolvimento de uma bicicleta multifuncional |
title |
O desenvolvimento de uma bicicleta multifuncional |
spellingShingle |
O desenvolvimento de uma bicicleta multifuncional Fonseca, Oliver Michael Pinto Engenharia e design do produto Bicicletas Mobilidade Transportes urbanos Bicicletas - Design |
title_short |
O desenvolvimento de uma bicicleta multifuncional |
title_full |
O desenvolvimento de uma bicicleta multifuncional |
title_fullStr |
O desenvolvimento de uma bicicleta multifuncional |
title_full_unstemmed |
O desenvolvimento de uma bicicleta multifuncional |
title_sort |
O desenvolvimento de uma bicicleta multifuncional |
author |
Fonseca, Oliver Michael Pinto |
author_facet |
Fonseca, Oliver Michael Pinto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Oliver Michael Pinto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia e design do produto Bicicletas Mobilidade Transportes urbanos Bicicletas - Design |
topic |
Engenharia e design do produto Bicicletas Mobilidade Transportes urbanos Bicicletas - Design |
description |
Esta dissertação teve por objetivo o desenvolvimento de um veículo de tração humana, de cariz urbano com capacidade de transportar cargas ligeiras, ágil, robusto, com uma estrutura multifuncional e polivalente que permita assumir diferentes soluções de mobilidade. Desde o início do século XXI que os veículos de tração humana são cada vez mais encarados como propostas aliciantes para solucionar alguns dos problemas associados à mobilidade nos grandes centros urbanos. Sendo já um comportamento social e cultural enraizado nos países do norte da Europa, começa a estender-se um pouco por todo o globo, assim assiste-se ao eclodir de um mercado global com grande potencial de expansão. Neste sentido, Portugal reúne condições propícias para assumir um papel preponderante na produção destes veículos, não só pela sua capacidade tecnológica como também por uma longa tradição nesta indústria. Considerando este cenário, esta dissertação visou o desenvolvimento conceptual de uma bicicleta utilitária, modular e multifuncional. Esta proposta pretendeu ser transversal e alargada às várias vertentes de utilização, tanto profissional como lúdica. Ao envolver as áreas científicas, predominantes no Mestrado de Engenharia e Design do Produto, pretendeu-se produzir sinergias no desenvolvimento deste novo veículo, adotando metodologias, na sua maioria provenientes das áreas científicas do Design e da Engenharia. Estas pautaram todo o processo de desenvolvimento do produto que culminou na proposta final de uma bicicleta utilitária e multifuncional. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-12T00:00:00Z 2014-12-12 2015-12-12T16:00:00Z 2018-07-20T14:00:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/13644 TID:201588390 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/13644 |
identifier_str_mv |
TID:201588390 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137545300213760 |