Sistemas de Acionamento de Velocidade Variável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire, Carlos Renato dos Santos de Gouveia
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/94784
Resumo: Nesta dissertação são abordados os Sistemas de Acionamento de Velocidade Variável de corrente alternada, que são compostos por “motores de indução trifásica” e Variadores Eletrónicos de Velocidade. Pretende-se desenvolver e implementar um modelo de um variador de velocidade, em Matlab-Simulink, para uso didático. O referido modelo é composto por um bloco de um motor de indução, um bloco inversor composto por IGBT’s e um bloco de controlo vectorial desenvolvido para controlar a velocidade/ binário a partir de uma referência definida. O foco nesta temática deve-se ao facto de a maioria dos sistemas atuais de distribuição de energia elétrica serem de corrente alternada. As vantagens dos motores de indução, quando comparados com os de corrente contínua, são as seguintes: simplicidade, baixo custo, máxima eficiência com manutenção mínima e rendimento elevado. A área industrial é responsável pelo consumo de cerca de 50% da eletricidade produzida a nível mundial, estimando-se que o acionamento de máquinas elétricas e equipamentos mecânicos por motores elétricos representem cerca de 2 3 deste consumo. A utilização de Variadores Eletrónicos de Velocidade tem as seguintes vantagens:  O consumo de energia elétrica por parte dos motores pode ser reduzida em mais de 50%;  Controlo da aceleração;  Controlo de binário;  Ajuste da taxa de produção;  Diferentes velocidades de funcionamento, de acordo com uma aplicação específica; Tipos de Aplicação Transformação Industrial:  Moinhos;  Esmagadores;  Descascadores;  Misturadores; Transportadores de Sólidos:  Tapetes;  Guindastes;  Elevadores; Transportadores de Líquidos:  Ventiladores;  Compressores;  Bombas;
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