Armadilhas de feromona sexual com luz para captura em masse de Tuta Absoluta (Meyrick), sim ou não?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Tiago
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Figueiredo, Elisabete, Mexia, António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.19084/rca.16266
Resumo: Em ensaio, realizado em Novembro de 2010, contaram-se as capturas de adultos de traça-do-tomateiro, Tuta absoluta,em armadilhas para captura em massa, iscadas com formulação de feromona sexual desta espécie, com e sem fonte luminosa associada, colocadas junto ao solo. Nas armadilhas com associação de luz, procedeu-se à determinação do sexo dos adultos, por observação da genitália, numa amostra de indivíduos capturados. As capturas totais foram mais elevadas (cerca de 50%) nas armadilhas com luz. A captura de fêmeas nestas armadilhas ocorreu meramente de forma casual (aproximadamente 1,1% das capturas). Apesar do maior número de machos capturados, não parece ser economicamente justificável a utilização de armadilhas de feromona sexual associadas a luz para captura em massa, dado o seu elevado custo e não capturarem fêmeas.
id RCAP_c8476255b4611a8acb19c4032874abf0
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/16266
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Armadilhas de feromona sexual com luz para captura em masse de Tuta Absoluta (Meyrick), sim ou não?Armadilhas de feromona sexual com luz para captura em masse de Tuta Absoluta (Meyrick), sim ou não?GeralEm ensaio, realizado em Novembro de 2010, contaram-se as capturas de adultos de traça-do-tomateiro, Tuta absoluta,em armadilhas para captura em massa, iscadas com formulação de feromona sexual desta espécie, com e sem fonte luminosa associada, colocadas junto ao solo. Nas armadilhas com associação de luz, procedeu-se à determinação do sexo dos adultos, por observação da genitália, numa amostra de indivíduos capturados. As capturas totais foram mais elevadas (cerca de 50%) nas armadilhas com luz. A captura de fêmeas nestas armadilhas ocorreu meramente de forma casual (aproximadamente 1,1% das capturas). Apesar do maior número de machos capturados, não parece ser economicamente justificável a utilização de armadilhas de feromona sexual associadas a luz para captura em massa, dado o seu elevado custo e não capturarem fêmeas.In an assay performed in November 2010, adults captured in sexual pheromone water traps with and without light were counted. In traps with light a part of the insects were sampled for sex identification. Water traps for mass trapping which combined the attractive effect of sexual pheromone and light captured higher levels of Tuta absoluta adults than the traditional ones, with pheromone bait only. However, these traps were unable to capture females of T. absoluta (about 1.1% of the captured adults were females), an expected event due to the light effect. Although capturing higher number of males of T. absoluta, the lack of female captures makes it hard to justify the use of these traps,Sociedade de Ciências Agrárias de Portugal2019-01-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.19084/rca.16266por2183-041X0871-018XMatos, TiagoFigueiredo, ElisabeteMexia, Antónioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:24:14Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/16266Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:30:44.850200Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Armadilhas de feromona sexual com luz para captura em masse de Tuta Absoluta (Meyrick), sim ou não?
Armadilhas de feromona sexual com luz para captura em masse de Tuta Absoluta (Meyrick), sim ou não?
title Armadilhas de feromona sexual com luz para captura em masse de Tuta Absoluta (Meyrick), sim ou não?
spellingShingle Armadilhas de feromona sexual com luz para captura em masse de Tuta Absoluta (Meyrick), sim ou não?
Matos, Tiago
Geral
title_short Armadilhas de feromona sexual com luz para captura em masse de Tuta Absoluta (Meyrick), sim ou não?
title_full Armadilhas de feromona sexual com luz para captura em masse de Tuta Absoluta (Meyrick), sim ou não?
title_fullStr Armadilhas de feromona sexual com luz para captura em masse de Tuta Absoluta (Meyrick), sim ou não?
title_full_unstemmed Armadilhas de feromona sexual com luz para captura em masse de Tuta Absoluta (Meyrick), sim ou não?
title_sort Armadilhas de feromona sexual com luz para captura em masse de Tuta Absoluta (Meyrick), sim ou não?
author Matos, Tiago
author_facet Matos, Tiago
Figueiredo, Elisabete
Mexia, António
author_role author
author2 Figueiredo, Elisabete
Mexia, António
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Tiago
Figueiredo, Elisabete
Mexia, António
dc.subject.por.fl_str_mv Geral
topic Geral
description Em ensaio, realizado em Novembro de 2010, contaram-se as capturas de adultos de traça-do-tomateiro, Tuta absoluta,em armadilhas para captura em massa, iscadas com formulação de feromona sexual desta espécie, com e sem fonte luminosa associada, colocadas junto ao solo. Nas armadilhas com associação de luz, procedeu-se à determinação do sexo dos adultos, por observação da genitália, numa amostra de indivíduos capturados. As capturas totais foram mais elevadas (cerca de 50%) nas armadilhas com luz. A captura de fêmeas nestas armadilhas ocorreu meramente de forma casual (aproximadamente 1,1% das capturas). Apesar do maior número de machos capturados, não parece ser economicamente justificável a utilização de armadilhas de feromona sexual associadas a luz para captura em massa, dado o seu elevado custo e não capturarem fêmeas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-03T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.19084/rca.16266
url https://doi.org/10.19084/rca.16266
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-041X
0871-018X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Ciências Agrárias de Portugal
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Ciências Agrárias de Portugal
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130173844488192